O SERVO NÃO É MAIOR QUE SEU SENHOR

1 0 0
                                    

JOÃO 15.18-27: " Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.
Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.
Quem me odeia odeia também a meu Pai.
Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.
Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio."

Constantemente nos deparamos com o discurso de ódio direcionada a nós cristãos. Ainda que isso não seja recorrente sua vida, é habitual encontrarmos em alguns lugares de nossa realidade pessoas com extrema aversão aos cristãos e ao cristianismo. Nos sentimos tristes, às vezes reprimidos. Entretanto, o que será que a Bíblia aborda sobre esse tema?

Os capítulos 13 ao 17 do Evangelho de João descrevem os últimos ensinamentos de Jesus antes de sua crucificação e ressurreição. Cristo estava abordando sobre humildade, sobre as promessas que tinha para nós e também as dificuldades que surgiram. Aquele pequeno grupo de seguidores de Cristo iria crescer e se expandir por territórios que os doze discípulos nem poderiam imaginar, levantando diversas ondas de perseguições contra os seguidores da "seita" cristã.

A perseguição aos crentes é uma certeza constante nos Evangelhos e Cristo explica por quê. Nós não somos do mundo. Se nós fossemos o mundo nos amaria, contudo temos uma mensagem que as pessoas do mundo detestam, uma mensagem que revela os pecados e defeitos da nossa humanidade. Se Cristo não viesse nem dissesse todas as palavras escritas nos Evangelhos eles não teriam pecado e assim não nos odiariam . Todavia, quando perseveramos na pregação da palavra do Senhor, é óbvio que haverá perseguição. Quando isso ocorre, as pessoas acabam por desprezar a mensagem redentora de Cristo, o que, por consequência, as leva a rejeitar a Deus, já que Jesus e o pai são um.

Não vamos nos surpreender quando passarmos por aflições e provações como estas. Cristo nos alertou sobre esta realidade para termos convicção da veracidade de sua palavra diante de seu cumprimento. Quando o mundo nos rejeita, é aí que devemos perseverar em testemunhar do Senhor lembrando da promessa que Jesus tem para nós: "se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. A perseguição confirma que nós somos servos de Jesus, pois seguimos nosso mestre inclusive nas rejeições que sofremos. E tem mais: isso não é em vão! As pessoas vão ouvir o que falamos e conhecerão Cristo. Elas serão salvas observando nossa permanência no que é certo!

Eu sei o quão árduo é ser rejeitado por carregar tão grandiosa missão, tão grandiosa cruz, mas Deus não nos dá um fardo maior do que possamos carregar. Ele é fiel e misericordioso e quer te usar mesmo em momentos difíceis. Portanto persevere, olhando firmemente para o alvo que é Cristo, o autor e consumador da nossa fé, que se fez servo para nos tornar filhos de Deus! Glórias a ele para todo sempre!

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora