- MERECE + PRECISA

4 0 0
                                    

LUCAS 19.1-10: "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico.
E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali.
E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo.
E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E Disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Esta é uma passagem sobre o amor e a misericórdia de Deus para seres humanos, mesmo que todos os outros o julguem, condenem e não deem valor. Jesus pode transformar vidas!

Foi isso o que aconteceu com Zaqueu. Ele era um homem rico e chefe dos publicanos, ou seja, se alguém tinha dificuldade para der salvo, culturalmente, ele tinha mais, pois Cristo, em outro momento, havia dito sobre quão difícil era um rico entrar no reino dos Céus, mais fácil seria um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que isso acontecer; e os judeus odiavam os publicanos, pois eram pessoas do seu próprio povo corruptas, as quais trabalhavam para o império romano. Duas definições odiadas em um só homem. Dentre todos os que estavam ao redor de Jesus naquele dia, junto a ele, Zaqueu era provavelmente o mais improvável de aceitar e ser transformado pelo Evangelho.

Contudo, um ponto que faz toda diferença está presente nesse improvável homem: mesmo com todas as suas riquezas e coisas que satisfariam as pessoas, Zaqueu quis ver Jesus. Ele percebia que lhe faltava algo e buscou a Jesus assim que soube de sua passagem por Jericó. Mesmo com esse desejo todo, Zaqueu era pequeno demais para conseguir enxergá-lo no meio da multidão e, com esse empecilho, demonstrou sua força de vontade ao subir numa árvore a fim de vê-lo. Temos de ter esse desejo de Zaqueu: mesmo com nossas limitações, com nossos cansaços, nos esforçarmos para ver Jesus; no Brasil temos direito a andar com a Bíblia debaixo do braço pelas ruas, ir aos cultos e chamar nossos amigos, mas parece que sempre estamos muito ocupados para dedicar ao Senhor nossa vida ou sermos mais parecidos com Ele, enquanto existem irmãos que andam quilômetros para ir aos cultos, correndo o risco de morrerem por confiarem em Jesus e o terem como Salvador; estes são atos de um amor que não se importa com as circunstâncias, se tudo vai bem ou mal, pois é verdadeiramente focado em Jesus. Precisamos rever nossas prioridades se queremos viver para Cristo, porque Ele, mesmo sendo Deus, se humilhou e se entregou para morrer por nós da pior forma possível, por amor. Será que não podemos agradecê-lo por seu sacrifício dedicando-nos a Ele?

Enfim, com esta reflexão, sigamos adiante. Impressionante é que uma árvore ajudou mais Zaqueu a ver Jesus do que a multidão que O seguia, a qual se intitulava justa. Zaqueu não conseguia ver a Deus, da mesma forma que nenhum ser humano sozinho consegue, para isso, precisamos de Jesus, o caminho, a verdade e a vida e, uma vez alcançados por Ele, temos a missão dada por Ele de anunciar o Evangelho, mas, quantas vezes não fazemos o mesmo que aquelas pessoas fizeram? Empurramos os nossos preconceitos, ofensas ou até mesmo receios para cima das pessoas que consideramos sem solução, um caso perdido e as afastamos do único capaz de transformar histórias? Como era a nossa vida antes e como é agora? Se houve uma mudança, não é mérito nosso, não é porque somos melhores, mas porque Jesus é poderoso para mudar até o pior pecador (aquele que a sociedade diz não ter jeito) para a honra e glória dEle, como fez com Paulo, um perseguidor de cristãos que se tornou perseguido por amor a Deus. Não podemos duvidar do poder do nosso Deus, temos de ser pessoas que mostram aos perdidos que, se desejam mudar de vida, se sentem-se vazios ou sem sentido, Jesus é a solução, Ele é quem pode mudar o quadro e te oferecer a verdadeira felicidade junto a si!

Se você não sabia disso ainda, Jesus te ama, e Ele ama pessoas como Zaqueu, pecadoras, que ninguém achava possível a conversão. Se você sente o desejo de mudar de vida, Cristo é a resposta, Ele tem um plano muito bom para a tua vida, pois Ele nos ama e cuida de nós de uma forma que conseguimos nem imaginar. Haverão momentos de dificuldade, de renúncia, mas essas dificuldades são justificativas por causa do amor dele e da vida eterna que nos dará no dia de sua vinda!

Foi esse entendimento que aquele homem improvável teve. Incrivelmente, enquanto Jesus passava por Jericó, o Senhor já sabia onde Zaqueu estava. O Senhor Jesus nos conhece, Ele nos formou e sabe muito bem as intenções dos nossos corações. Zaqueu queria saber quem Ele era, desejava Jesus, o Salvador, não que o poderoso massageasse seu ego e melhorasse suas condições com riquezas que percebia serem passageiras, e Jesus, em sua infinita misericórdia e bondade, lhe revelou seu amor e seu interesse na pessoa de Zaqueu e em transformar-lhe, em ter um relacionamento com Ele. Comer juntos, que é o que diz uma das versões a respeito do que Jesus foi fazer na casa do publicano, era, para os judeus, um ato de comunhão. Quando perguntaram aos discípulos de Cristo porque Ele comia com pecadores, sabe o que Ele respondeu? Que veio para chamar-los ao arrependimento. Ele veio nos resgatar. Resgatar aquele que menos merece e mais precisa, veio derramar sua Graça maravilhosa na vida dos seres humanos que o desejam.

Houve mais uma manifestação de revolta dos pecadores que se achavam mais santos (a multidão que impediu Zaqueu de ver Jesus) ao ver o Messias indo para a casa de um pecador, mas, mesmo com os argumentos deles, Jesus não mudou seu amor. Ele te ama mesmo que você ache que ninguém faz isso. Ele é bom!

Esse Evangelho que transforma vidas, foi o que Zaqueu aceitou e demonstrou a ação que vem com a conversão: arrependimento e mudança de vida. Zaqueu se desfez do que recebeu de forma errada e ajudou as pessoas, Ele seguiu a Jesus como discípulo, que o imita. Se não valesse a pena realmente ele teria feito como o jovem rico e optado pelos seus bens materiais, mas o pequeno rico entendeu que mais valia Jesus, independente das circunstâncias. Jesus o amou, mesmo sendo ele pecador e nada visado como santo pelas pessoas a sua volta. Apesar do ódio alheio (se existe), Jesus te ama, Ele quer mudar tua história, transformar tua vida! Pois ele sabe quem menos merece e estar disposto a se entregar numa cruz por quem mais precisa (eu e você).

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora