NÃO NEGLIGENCIE SEU DOM

4 1 0
                                    

I TIMÓTEO 4.6-16: "Se der esses conselhos aos irmãos na fé, você será um bom servo de Cristo Jesus, alimentando-se espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento que você tem seguido.
Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais.
Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro.
Esse ensinamento é verdadeiro e deve ser crido e aceito de todo o coração.
É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que creem. 
Recomende e ensine estas coisas.
Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.
Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas , à pregação do evangelho e ao ensino cristão.
Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor. 
Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos.
Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam."

Quantas pessoas se sentem tristes por receberem um chamado de Deus, um dom oferecido para usar em louvor ao Senhor, porém são jovens e veem isso como um problema? Acham que vão ser esquisitos em seu ciclo social, ignorados em sua igreja e intitulados pelo mundo como ignorantes. Isso é difícil, em especial num mundo como o nosso que prega o imediatismo e a ânsia pelo prazer físico e mental, isto vinculado ou não a padrões morais. Jovens, muitas vezes, acabam encurralados entre as distrações do mundo e o compromisso eclesiástico, tudo por causa da idade. Por isso, hoje vamos debater um pouco sobre os projetos de Deus pra você e sobre como, mesmo na juventude, pode-se fazer a diferença neste planeta.

O texto acima é de uma carta que o queridíssimo Paulo escreveu a seu filho na fé, Timóteo, um jovem firme na fé cristã, sempre disposto a aprender mais sobre Jesus e sobre como servi-lo corretamente. Timóteo ajudava bastante o apóstolo e foi várias vezes enviado em seu lugar para cuidar ou auxiliar igrejas em diversos lugares do mundo. As recomendações citadas por Saulo vieram depois de longas admoestações (ensinamentos) sobre como bispos e diáconos deveriam se portar.

Já começa aí: Paulo mandou um jovem que ele percebeu ser um seguidor idôneo do Evangelho (como muitas vezes citou em suas cartas) para ensinar a uma igreja, ensinar aos bispos e diáconos sobre como viver de modo que agrada a Deus! Sim, isso mesmo! Paulo, pelos olhos da fé, contemplou que Timóteo era um instrumento de Deus, uma pessoa disposta a servir e a amar ao próximo do mesmo modo que fez a Jesus, e a sua idade não interferiu para que Paulo tivesse essa opinião.

Em seguida, Paulo adverte sobre as fábulas e histórias profanas, que causavam divisões na igreja, ou seja, evitar brigas e discórdias na igreja e promover amor e se manter na prática constante da Palavra de Jesus, pois assim, certamente, iremos impactar as pessoas ao nosso redor. Pense comigo: num mundo onde os jovens estão se perdendo em farras, drogas, bebidas, etc, avistar um que não deseja se tornar impuro com as coisas desta terra é impactante, é fora do fluxo. As pessoas perguntam e aquele jovem que exercita diariamente a sua fé em Jesus estará pronto para dizer em alto e bom som o motivo da sua esperança, podendo com isso levar a vida que Jesus oferece à alma mais perturbada. Olhe, eu faço exercícios físicos quase todos os dias, e, ao me deparar com este texto, percebo que o que faço é apenas para esta vida terrestre; uma vida com o pecado, tristeza, ódio, doenças e morte! Eu entendo que o que realmente importa é o exercício da fé em Cristo Jesus, pois não são músculos grandes e coxas definidas que nos fazem reluzir no meio da multidão, mas um olhar confiante em Deus e que transborda de felicidade e da paz que excede todo o entendimento! Isso, pra um jovem do século XXI, é um privilégio!

Não podemos esmorecer da certeza de que a Bíblia se cumpre, pois esta é a verdade; Deus tem poder suficiente para usar quem quiser, inclusive jovens como a gente. Nosso esforço tem de estar envolvido com a pregação e anúncio da palavra de Deus ao mundo.

E Paulo finaliza admoestando a Timóteo sobre sua conduta diante dos irmãos. Ele afirma que a juventude de Timóteo não deve ser motivo (nem desculpa) para menosprezá-lo, pelo contrário! Timóteo era um servo do Senhor como qualquer um e Paulo adverte que seu filho na fé deve se esforçar, ser diligente, tornar-se um exemplo na dedicação, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, exortando constantemente os irmãos segundo a palavra do Senhor. Outra coisa: Paulo diz para Timóteo não negligenciar seu dom, pois, no exercício deste, o mundo há de conhecer a verdade sobre o Evangelho e serão salvas!

Paulo não viu Timóteo como alguém inferior apenas por ele ser mais jovem, tanto que lhe deu uma missão muito importante e de grande responsabilidade: orientar os irmãos conforme a doutrina do Evangelho. Timóteo revelava ser um jovem interessado pelo Reino de Deus, alguém a quem Cristo escolheu para levar a sua mensagem. Deus capacitou Timóteo da mesma forma que ele te capacita, pois Ele te ama e é Senhor! Nunca foi sobre a nossa habilidade de servir a Deus; tanto velhos como novos, todos precisamos de misericórdia de nosso Salvador para podermos executar um bom serviço em sua obra.

E você não está sozinho nessa! Muitos jovens também foram escolhidos e usados por Deus para levar a sua mensagem, cada um do seu jeito: Daniel e José foram administradores, Jeremias foi profeta, Samuel foi juiz (que, naquela época, era uma espécie de líder político e espiritual), Davi derrotou gigante. Enfim, tantos exemplos, todos preparados por Deus sob diversas circunstâncias para realizar o seu chamado com zelo!

Meu irmão e irmã, não tema por ser jovem, Deus é contigo e Ele é a tua força! Basta confiar e não negligencie o seu dom!

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora