Eu acho que tudo seria diferente se nós realmente fôssemos cristãos. Sabe? Se a gente realmente amasse a Jesus como diz que ama nas músicas, se nós realmente buscássemos durante toda a semana com o mesmo entusiasmo que no domingo (ou sábado). Na verdade, não acho: eu tenho certeza!
Pense comigo (não desejo que este exemplo ocorra, mas talvez você compreenda melhor assim; além do mais, nos tempos atuais não dá pra duvidar de algo como esse): Imagine que tua igreja foi impedida de ser um local de reunião entre cristãos por n motivos; o que você faria? Tudo bem, tudo bem! Existem diversas vertentes quanto a esta pergunta, mas me refiro à tua vida pessoal com Deus; ela acaba junto com o templo?
Entende onde eu quero chegar? Às vezes eu me pego pensando se as pessoas que se dizem cristãs o são de verdade. Eu sei que não cabe à mim decidir isso, é que... A Bíblia fala sobre isso. Eu sei que o joio há de ser plantado junto ao trigo para ser ceifado no dia do Juízo Final, porém existem pessoas que eu amo que não entendem isso, pessoas que conhecem ao Senhor e odeiam o Corpo de Cristo por nossa hipocrisia. Algo me parece errado.
Se verdadeiramente vivemos como discípulos, filhos e noiva amada de Deus, por que passamos tal impressão?
"Ah! Mas cristãos querem ser donos da razão! Que ironia!"
Onde está o tão lindo amor que nos salvou e agora vive em nós?! Nossos irmãos mais novos que saíram de casa para fazer com a vida coisas que desagradam ao Pai só serão achados se nós, conhecedores da verdade, que é o próprio Cristo, lhes mostrarmos o caminho para Deus! E... Por que eu acho que mesmo que saibamos disso, permanecemos sentados em nossos confortáveis bancos de espinho?
Permita-me esclarecer a metáfora: pelo menos eu, quando vejo alguém perdido e não faço nada mesmo podendo agir, sei que estou pecando, embora me seja extremamente confortável apenas ver-lhe padecer no pecado; contudo, nada consegue tirar de mim a dor na alma que fica por ver que meu irmão estava ali, carecendo de ajuda, e eu não lhe dei. Uma cadeira de espinhos. Um conforto enganador. Ao cair em mim, percebo ser tarde demais e, talvez, agora eles recebam influência e "amor" do mundo, e não de mim, que conheço a verdade e onde aquele caminho errado vai levar.
Você entende?! É o teu irmão que tá lá no mundo perdido! É um filho do teu Pai Celeste! É uma pessoa que tá na mesma situação que você estava e ainda estaria se duas coisas não tivessem acontecido: a) A Graça de Deus para com os seres humanos pecadores; e b) A obediência de algum ser humano alcançado por essa Grande, Poderosa e Transformadora Graça; porque se não tivessem obedecido a Deus, nós ainda estaríamos mortos!
Nós só podemos ser salvos hoje porque Jesus obedeceu ao Pai em amor até o final, despindo-se de Seu poderio e glória de Deus para vir a Terra como um carpinteiro, viver como um dos mais desconsiderados de Seu tempo, por causa da cidade que nasceu e pela forma como vivia, suar sangue por tanta amargura que carregou sobre Seu corpo sem pecado e, por fim, consumando todo o plano, morrer da forma mais cruel e indesejada de todas (porém viria de qualquer jeito para nós): morte de cruz.
Sabe por que Ele fez tudo isso? Só por te amar. O amor dEle por ti O segurou naquela cruz; o amor dEle por ti deu poder a homens para que o Seu plano não fosse frustrado; o amor dEle por ti fez com que o perdão fosse comprado por um alto preço (alto demais para nós). Ele te amou e pagou o preço pelo nosso odioso pecado.
Tal alto de amor é grandioso, impossível até de se equiparar; boas obras humanas diante da Santidade de Deus são apenas panos de imundícia, contudo Ele ainda nos ama e esse amor não pode ser comprado por nada, foi-nos dado de presente, pelo sangue de Jesus.
Olhando para Cristo com todo o Seu amor, será que é possível contentar-se em permanecer sentadinho aguardando Sua gloriosa vinda? Não. Eu não consigo pensar assim. Muito menos Paulo, uma das pessoas mais incríveis e obedientes que já li sobre. Ele se esforçou muito para que o Evangelho chegasse a todos e também incentivava as pessoas a O viverem como Jesus, a quem o apóstolo imitava. Paulo percebeu o que nós deveríamos guardar no coração sempre: que nossa vida não é valiosa se não for para viver o que Jesus nos ordenou. Ora, vejamos que ordem é esta que nos foi dada:
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28. 18-20
O ide! Confesso: para mim ainda é um grande desafio confiar que Ele está cuidando de tudo, que me ama mesmo quando eu erro. Ah! É verdade! Nos esquecemos muito rápido! Diferente de Paulo ou os demais apóstolos, que amaram e, com suas vidas, louvaram ao nome do Senhor por crerem e viverem por seu Deus, nós esquecemos muito rápido! Quem dera mantivéssemos os olhos fixos em Jesus por todo o tempo, amando e vivendo em ações de graças constantes por causa do entendimento do que foi feito por nós e que, para agradecer (jamais para tentar justificar-se), ofertamos nossa vida em obediência e amor, não apenas os dízimos e ofertas.
Acho que se fosse assim com todo mundo, ou pelo menos com uma parte influente do verdadeiro corpo de Cristo, as pessoas conseguiriam ver Jesus através de nós. Elas veriam amor, não soberba, veriam um Deus que oferece perdão, veriam que não vivemos uma farsa, mas que o que professamos é realmente poderoso para transformar vidas, assim como fez com Paulo, assim como fez comigo. Eu quero vidas que entendem quem é Cristo; eu tenho de dizer o que Isaías disse após sua purificação:
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isaías 6.8
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...