LUCAS 10.25-37: "Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: – Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu: – O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
O homem respondeu: – "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo."
– A sua resposta está certa! – disse Jesus. – Faça isso e você viverá.
Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: – Mas quem é o meu próximo?
Jesus respondeu assim: – Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.
Aconteceu que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada.
Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada.
Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele.
Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele.
No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: – Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: – Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
– Aquele que o socorreu! – respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: – Pois vá e faça a mesma coisa.Penso que o desejo pela eternidade está dentro de todo o ser humano e se manifesta de algum jeito, por isso aquele mestre da Lei questionou a Jesus sobre a vida eterna. Havia o desejo de tentar ao Senhor e Jesus, com muita sabedoria, respondeu a seus questionamentos propondo um exercício para a mente.
Na famosa parábola do bom samaritano, Jesus confronta diretamente as perspectivas egoístas dos fariseus e mestres da Lei, os quais, provavelmente devido a seu posto elevado e função influente na sociedade judaica, achavam-se melhores e mais merecedores do céu do que todos os outros, impondo às pessoas leis que nem eles cumpriam. Na ilustração, Jesus retrata explicitamente o comportamento de humanos que deveriam amar e obedecer às ordenanças dadas por Deus, as quais se baseavam no amor a Deus e, consequentemente, ao próximo. Os fariseus, no lugar de agirem com amor e misericórdia, fugiram do problema que viria.
Qual era esse problema? Um ser humano. Um bem precioso para Deus, por quem o Rei da Glória morreu e ressucitou para retornar a comunhão consigo. Essa pessoa seguia seu destino quando foi interceptado por ladrões que o machucaram e o deixaram como morto! Ele definitivamente precisava de ajuda! No caminho da vida foi machucado, ferido, abatido, estava sem forças para prosseguir.
Inesperadamente, um samaritano passou pelo mesmo caminho, em que o homem ferido (do qual não tiveram compaixão) estava, do qual não tiveram compaixão e aquele rapaz, passando, compadeceu-se dele. Ali houve um amor sacrificial. Por quê? Havia um peso quase morto que não traria benefício algum para o auxiliador levar e tratar o ferido, pelo contrário, o "prejuízo" era certo, contudo ele o fez, pois uma alma para um samaritano valeu mais do que qualquer outra coisa naquele momento.
Repito: Um samaritano ajudou alguém desassistido, sarou suas feridas, bancou sua estadia e cuidado, sendo por isso bom.
Quer saber por que tamanha ênfase na origem do ajudador? É que, naquela época, os samaritanos eram deveriam considerados inferiores aos judeus, impuros. Enquanto as pessoas que deveriam amar, atuante nos serviços sagrados, viram um ser humano valioso para Deus triste, abatido, sem forças e não o ajudaram, alguém desvalorizado pelos religiosos demonstrou amor por aquela pessoa. Jesus nos ensinou que, muitas vezes, estamos em seu templo, o adoramos e engrandecemos, mas não colocamos em prática o amor que ele nos mandou ter uns com os outros, porque Ele primeiro nos amou.
Através desta parábola, Jesus também mostrou que há pessoas a nosso alcance que podemos ajudar com a mensagem de esperança que revigora as forças. As dores que vem a nós são por causa do pecado, por estarmos distanciados de Deus e Jesus, mesmo sendo grandioso, olhou para seres humanos que estavam à beira da estrada, sem condições de prosseguir, e curou as nossas dores. Para ser igual a ele, precisamos amar ao próximo, o que não é, certamente, algo . É necessário deixar de lado nossas vontades, nossas prioridades apenas para amar o próximo antes da gente. É difícil, porém necessário. É assim que Jesus nos ensina a herdar a vida eterna: entendendo e mergulhando no amor de Deus, que não somente sarou nossas feridas, mas padeceu em nosso lugar e então conseguiremos prosseguir na árdua jornada da caridade, como Jesus fez e temos de fazê-lo cheios de gratidão.
Que não sejamos religiosos superficiais, mas pessoas realmente parecidas com Jesus.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...