GÁLATAS 6.1-6: "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.
Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana.
Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.
Porque cada um levará o seu próprio fardo.
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui."Este texto pode parecer um pouco contraditório para alguns. Ora para que ajudar aos outros se cada um vai levar a sua carga? Afinal, quando podemos intervir e ajudar nossos irmãos? Será que não estamos sendo insensatos? Vamos ver!
Logo no começo Paulo fala sobre o fato de termos espirituais, ou seja, pessoas que vivem na esperança da Glória, cidadãos do Reino, servos de um Deus misericordioso, cujos princípios o mundo desconhece. Somos espirituais. Buscamos não julgar nossos irmãos porque desejamos ajudá-los em seus problemas com a sabedoria que vem do alto, descendo do Pai das luzes, nosso Deus!
Nós ajudamos uns aos outros por reconhecer que, para Cristo, cada pessoa é de extremo valor (preciosos aos seus olhos a ponto de serem alvo de sua salvação pela cruz).
Mas... e por que tem dizendo que cada um vai levar a sua carga? Isso não quer dizer que somos independentes de nossos irmãos?
Essa possível confusão é, na verdade, a falta de compreensão dos vocábulos utilizados por Paulo quando escreveu em grego. Um dos termos significa um fardo maior do que nós podemos carregar, geralmente usado para se referir a algo que uma pessoa sofre e não consegue transportar sozinho, necessitando de ajuda. O outro termo é usado para se referir a carga que soldados não somente conseguiriam carregar, mas que tinham a obrigação de portar, pois nela havia tudo de necessário para sua subsistência.
Portanto, há uma diferença. Há momentos em nossas vidas que vamos poder lidar com as situações sozinhos, porém também há circunstâncias e problemas nos quais precisaremos ser humildes e reconhecer que carecemos do auxílio dos irmãos. Algumas dessas situações são, por exemplo, problemas no caráter que não conseguem ser mudados sozinhos, dificuldades financeiras, emocionais, etc. Esses são só poucos exemplos de como podemos ajudar nossos irmãos, mas temos sempre de pedir sabedoria e discernimento a Deus, pois não devemos promover o assistencialismo, quer dizer, intervir onde a pessoa deveria estar agindo sozinha. Uma situação assim é o fato de que podemos estar auxiliando alguém em determinada tarefa que não é uma carga a ser dividida, mas uma responsabilidade do indivíduo. Isso acaba promovendo enfado para um dos lados dessa união enquanto o outro não "leva" nada para ajudar.
As provações são uma realidade na vida do cristão e elas servem para moldar nosso caráter conforme o desejo que Cristo tem para nós. Acredite, Ele nos ajuda e muitas vezes usa pessoas para isso.
Então, sejamos pessoas dispostas a ajudar o próximo, a nos envolvermos com sinceridade e amor com nossos irmãos, sem a superficialidade rotineira de nossas relações, mas que sejamos pessoas que fazem a diferença com eficácia e paciência na vida das pessoas, sendo edificados mutualmente para o louvor do nome de Cristo, nosso Salvador.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
No FicciónEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...