LUCAS 8.40-48: "Quando Jesus voltou para o lado oeste do lago, a multidão o recebeu com alegria, pois todos tinham ficado ali à espera dele.
Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa
porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados.
Nisto, chegou uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Ela havia gastado com os médicos tudo o que tinha, mas ninguém havia conseguido curá-la.
Ela foi por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele, e logo o sangue parou de escorrer.
Aí Jesus perguntou: — Quem foi que me tocou? Todos negaram. Então Pedro disse: — Mestre, todo o povo está rodeando o senhor e o está apertando.
Mas Jesus disse: — Alguém me tocou, pois eu senti que de mim saiu poder.
Então a mulher, vendo que não podia mais ficar escondida, veio, tremendo, e se atirou aos pés de Jesus. E, diante de todos, contou a Jesus por que tinha tocado nele e como havia sido curada na mesma hora.
Aí Jesus disse: — Minha filha, você sarou porque teve fé! Vá em paz."Você é capaz de cima de motos passando por uma aflição que te exclui da sociedade por doze anos? Consegue imaginar-se procurando ajuda em diversos lugares, por vários médicos, os melhores possíveis, gastando todo seu dinheiro em busca de uma cura que não foi alcançada? Bom, essa foi a vida que conhecemos da mulher do fluxo de sangue. Seu nome nem é citado, mas é possível compreender depois de analisar as leis judaicas que seu cotidiano era árduo.
No pentateuco (conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia que contém as leis de Deus deu aos judeus), temos registros que falam sobre a impureza da mulher com seu fluxo (menstruação) e sobre os devidos rituais de purificação e cuidados com as coisas tocadas por ela (explicar detalhadamente esses versículos é assunto para um capítulo inteiro). Basicamente, tudo que essa mulher tocava ficava impuro e ela era afastada da sociedade por um tempo.
No período em que Jesus estava aqui na terra, esse tempo em que a mulher se ausentava da sociedade era de cerca de uma semana. Porém aquela mulher, em decorrência do seu fluxo constante, teve de passar doze anos isolada dos demais judeus. Você deve imaginar, com razão, que ela estava cansada e muito triste e, para piorar, ninguém solucionava aquele problema que atrapalhava em tudo até em sua provável vontade de ser mãe.
Entretanto, essa mulher desiludida ouviu certo dia que um homem passaria na sua terra, uma mensagem queria encheu de esperança. Não era um homem qualquer, mas este tinha feito muitos milagres: curas, ressurreições, fez coxos andarem! Coisas até então impossíveis, mas ele as executou. Esse homem era Jesus. Quem poderia curá-la senão aquele capaz de fazer o que a medicina não é?
Porém, obviamente, com toda essa capacidade o tal homem era disputado. Vivia rodeado por multidões e aquela mulher, que era impura, evitava ambientes com muitas pessoas multidões. Era exatamente o oposto de sua zona confortável, porém ela precisava daquele homem. Era sua única esperança. e
Ela creu que ele podia ajudá-la e curá-la. Não iria retroceder, não importava com difícil fosse.E muitas vezes nós nos restringimos a buscar a Deus só quando nos convém. Essa mulher, apesar de todos os seus problemas, se empenhou por pelo menos um pouco da presença do Senhor a quem temos livre acesso por meio da fé. O quanto você se dedica para conhecer a Deus? Nos mantemos na nossa zona de conforto esquecendo que só podemos achar cura e transformação em Jesus Cristo, aquele que nos escuta e está de braços abertos para nos ajudar. Mas nos enchemos de desculpas para não buscar aquele que promove auxílio para as nossas almas, mesmo compreendendo que tudo que nós precisamos é ele! Escolhemos ficar distantes de Deus no lugar de agir como aquela mulher que foi contra a maré para estar perto de Deus.
E lá estava Jesus no meio de uma multidão que buscava provavelmente a mesma coisa que aquela mulher: milagres. A fama de Jesus percorreu muitas cidades; todos sabiam do seu poder. Inclusive um mestre da Lei havia recorrido a Jesus para salvar a sua filha que jazia enferma em casa.
Foi no caminho para a casa de Jairo, o mestre da Lei, que algo um tanto estranho aconteceu: Jesus virou-se para a multidão e questionou quem o tocou. Ora, ele estava no meio de um monte de gente! Como estava perguntando quem o havia tocado?
Entretanto, aquele foi um toque diferente, um toque com fé! A mulher cria que bastava tocar as vestes do Senhor e seria curada, o que de fato aconteceu. Assim que o tocou ela se percebeu sarada! A multidão que estava ao redor de Cristo até o seguia, mas não com a fé daquela moça que era excluída.
Os discípulos tentaram convencer Jesus a prosseguir e ajudar a filha de Jairo, mas o Mestre insistiu em perguntar quem o havia tocado. Uma pergunta sem lógica para os discípulos, mas Cristo queria ver quem creu nele.
A mulher notando que não passaria despercebida, pôs-se trêmula aos pés de Jesus declarando-se como quem o tocou e ele lhe disse: filha, a sua fé lhe salvou! Vá em paz!
Esse é o Cristo que a Bíblia nos mostra. Um Cristo de causas impossíveis, que olha para aqueles que são escanteados pela sociedade. Um Cristo que traz cura e libertação, mesmo quando todas as esperanças parecem ter ido embora. Esse é o Cristo transformador, o Filho de Deus que veio ao mundo nos salvar. É esse Cristo que nós devemos buscar apesar das adversidades, pois é Ele quem pode trazer a verdadeira mudança da situação para cada um de nós.
Então creia. Sim, acredite com uma fé do tamanho de um grão de mostarda, uma fé que comove o coração do Criador, que entende o poder de Deus e sua misericórdia por nós. Busque a Deus mesmo em meio às dificuldades, pois, com certeza, Ele te escuta e pode operar um grandioso milagre para te salvar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
No FicciónEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...