JOÃO 13.1-20: "Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.
Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a ideia de trair Jesus.
Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus.
Então se levantou, tirou a sua capa , pegou uma toalha e amarrou na cintura.
Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.
Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou: - Vai lavar os meus pés, Senhor?
Jesus respondeu: - Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!
- O senhor nunca lavará os meus pés! - disse Pedro. - Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! - respondeu Jesus.
- Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! - pediu Simão Pedro.
Aí Jesus disse: - Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um.
Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: "Todos menos um."
Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: - Vocês entenderam o que eu fiz?
Vocês me chamam de "Mestre" e de "Senhor" e têm razão, pois eu sou mesmo.
Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros.
Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou.
Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.
- Não estou falando de vocês todos; eu conheço aqueles que escolhi. Pois tem de se cumprir o que as Escrituras Sagradas dizem: "Aquele que toma refeições comigo se virou contra mim".
Digo isso a vocês agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam que " Eu Sou Quem Sou ".
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem receber aquele que eu enviar estará também me recebendo; e quem me recebe recebe aquele que me enviou."Jesus sem dúvida foi um dos homens mais influentes que já pisou neste mundo perdido. O filho do próprio Deus, o imaculado, Príncipe da Paz, Rei sobre tudo e todos, possuidor de autoridade sobre tudo nos céus e na terra. Isso e muito mais que podemos atribuir a esse que é um com Deus, poderoso, forte, refúgio, vencedor, triunfante! Quem pode superá-lo? Seu poder se demonstra capa à capa da Bíblia, e em cada detalhe ele está lá, dirigindo a história de um jeito tão magnífico que nem conseguimos entender.
Todos esses atributos são dirigidos à maravilhosa pessoa de Jesus e, sinceramente, se eu tivesse apenas uma habilidade exclusiva de Deus eu já teria uma dose muito alta de soberba (graças a Deus que não sou Ele!). Agora analise: Jesus é o próprio Deus, está em Deus, criou o mundo com Deus, e não é nem um pouquinho orgulhoso.
Pelo contrário! E posso provar!
Um exemplo é o fato de que Jesus, sendo Deus, escolheu vir para a Terra, deixando assim a sua glória nós céus, e, ainda por cima, nascer numa família de um vilarejo desprezado! Para termos uma noção, Nazaré tinha cerca de trezentos habitantes na época de Jesus e ninguém esperava algo bom saindo de lá (saber disso justifica o comentário de um discípulo de Jesus no primeiro capítulo do Evangelho de João). Além do mais, Jesus planejou nossa Salvação conforme Sua maravilhosa e impecável justiça e, convenhamos, qualquer coisa feita por Jesus seria maravilhoso para nós, mas Ele é tão grandioso, poderoso e incrível, que mesmo sendo tão grande, optou por morrer da firma mais humilhante e vergonhosa (sofrida também): morte de Cruz.
Esses são apenas alguns exemplos para demonstrar como Jesus se sujeitou ao Pai num elo perfeito para nos salvar, tudo por amor. Jo evento descrito em João 13, Jesus ensina mais uma lição que todos os que desejam aprender a amar devem saber.
Cristo limpou os pés dos discípulos. Tal ato era realizado pelos escravos de uma casa, mas Cristo, o Senhor sobre todos, executou isso. E tem mais! A Bíblia relata que ele sabia que toda a autoridade lhe havia sido entregue nos céus e na terra! Jesus não estava ali negando sua identidade, mas nós ensinando uma grande e importante lição.
Se Cristo, que é o Senhor sobre tudo e reina sobre o mundo, se dispôs a lavar os pés das pessoas, quanto mais nós, seus seguidores, que devemos imitar os seus passos e que não somos gloriosos como Ele! Essa é nossa obrigação, ser como Jesus, amar as pessoas e servir. Com nossas ações, brilhamos a luz de Cristo até aos mais incrédulos, permitindo-os conhecer o amor desse Deus.
Olhe mais tarde e com calma quantas lições Jesus nos transmitiu nessa passagem: devemos ser humildes, pensar primeiro nos outros, não julgar e obedecer a Ele são algumas delas.
Isso é amar. Paulo diz que o amor é humilde e se esforça para fazer o bem, alegrando-se com isso. Certamente, deixar-nos de lado não é fácil, muito menos reconhecer o quão pequenos somos, especialmente numa sociedade onde a autopromoção é fundamental em diversos aspectos, mas que possamos pensar não somente no próprio umbigo, mas primeiro em Deus e seu amor por nós e, posteriormente, no próximo.
Que através de nossas ações, o mundo perceba que não vivemos para a nossa glória, mas para a glória do Senhor, que nos enviou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...