MARCOS 4.1-20: "Jesus começou a ensinar outra vez na beira do lago da Galileia. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava.
Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia:
— Escutem! Certo homem saiu para semear.
E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo.
Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda.
Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.
Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram.
Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram na base de trinta, sessenta e até cem grãos por um.
E Jesus terminou, dizendo: — Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Quando a multidão foi embora, as pessoas que ficaram ali começaram, junto com os doze discípulos, a fazer perguntas a Jesus sobre parábolas.
Jesus disse a eles: — A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas,
para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles voltariam para Deus, e ele os perdoaria.
Então Jesus perguntou: — Se vocês não entendem essa parábola, como vão entender as outras?
E continuou: — O semeador semeia a mensagem de Deus.
Algumas pessoas que a ouvem são como as sementes que caíram na beira do caminho. Logo que ouvem, Satanás vem e tira a mensagem que foi semeada no coração delas.
Outras pessoas são como as sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras. Quando ouvem a mensagem, elas a aceitam logo com alegria;
mas depois de pouco tempo essas pessoas abandonam a mensagem porque ela não criou raízes nelas. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.
Ainda outras são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem,
mas, quando aparecem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e outras ambições, estas coisas sufocam a mensagem, e ela não produz frutos.
E existem aquelas pessoas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem, e aceitam a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, trinta; outras, sessenta; e ainda outras, cem vezes mais do que foi semeado."Esta é uma famosa parábola contada por Jesus e escrita pelos seus discípulos, que nos foi preservada até os dias de hoje para que pudéssemos lê-la e sermos solo fértil para a semente do Evangelho. Fica aqui mais um pouquinho pra entender o que isso significa.
Agricultura era uma prática bem conhecida para os judeus daquela época e aplicar isso em uma parábola poderia lhes ajudar a entender o Reino de Deus. Esse era, na verdade, o objetivo das parábolas.
Jesus, posteriormente, explicou o porquê de contar os mistérios do Reino dos céus em parábolas: para que os que tem intimidade com ele e um sincero desejo de conhecê-lo aprendam. Muitos judeus iam até Cristo apenas em busca de milagres, não querendo se achegar a ele e a Deus para um relacionamento sincero. Seus discípulos, no entanto, buscavam a Jesus por quem Ele é.
Pois bem, logo no começo Jesus ensina sobre o semeador e a semente quando vai explicar a parábola aos seus discípulos. O semeador é o próprio Deus. A semente é a palavra! A mensagem de Jesus, aquela que promove salvação ao mundo. Esta é a mensagem que devemos anunciar e ao longo da parábola Cristo ensina quais são os efeitos dessa semente em diferentes tipos de solo, ou seja, pessoas.
O primeiro exemplo citado por Cristo é a semente lançada à beira do caminho, que uma ave levou, portanto, não frutificou. Jesus explica que essa situação se refere a pessoas que escutam a mensagem, mas num breve tempo Satanás leva embora o que aprenderam para não se aprofundarem. É como quando muitas vezes lemos a Bíblia e não refletimos ou não praticamos o que lemos assim logo esquecemos e não crescemos nos caminhos do Senhor. Tiago adverte sobre essa situação em sua carta, assemelhando quem não prática a Palavra com um homem que se olha no espelho e logo se esquece de sua aparência.
Distrações são coisas muito fáceis de achar e estão sempre ao nosso dispor. Muitas vezes, no lugar de refletir sobre uma passagem ou uma pregação, acabamos indo em busca de outra coisa que nos prenda a atenção, como o Instagram ou simplesmente o celular, o que nos leva esquecer o que aprendemos. Desvinculamos a Bíblia de nossa vida por causa disso, pois não a aplicamos em nosso viver.
Uma sugestão que tem me ajudado muito: ore antes e depois de ler a Bíblia, e quando concluir a leitura do momento pare um pouco e reflita sobre o que a passagem fala, quem escreveu, para quem escreveu e como isso faz sentido na sua vida. Fazer isso contribui para que a palavra ministrada permaneça firme em nossos corações.
O segundo caso é da semente que caiu nas pedras e logo nasceu, pois a terra era pouca. No entanto, o surgiu e a secou, pois não tinha raiz. Essa parábola refere-se às pessoas que ouvem a mensagem de Jesus e a recebem alegres, mas vindo a adversidade, provação e perseguição por causa do evangelho, tão logo quanto ela nasceu, vem a murchar.
São pessoas que aceitam a Palavra julgando ser uma notícia exclusivamente de bençãos materiais ou físicas em muitos casos e, quando atingidos por momentos difíceis (previstos por Jesus e seus apóstolos), abandonam a fé, pois imaginaram a inexistência de dificuldades a partir do momento em que se aceita a Cristo, o que é abertamente refutado na Bíblia. Muitos acabam pensando que não vale a pena seguir a Cristo se não houver as bençãos materiais junto.
A questão é que viver para Cristo é algo árduo e nos exige renúncias. Nem sempre estaremos sempre bem, nem sempre vamos fazer o que queremos, mas é importante lembrar que cada situação adversa nos conduz para mais perto dos propósitos de Deus para nós e nos capacita pra seguir os seus passos. Ademais, com esses aprendizados, poderemos abençoar outras vidas aflitas, pois já passamos por essa situação difícil e sabemos como lidar por causa da misericórdia de Cristo que não fez vencer.
Há também a semente que cai entre os espinhos e é sufocada pelos prazeres desta vida. São pessoas que ouvem o Evangelho e dizem: "agora não", colocando as demais coisas em primeiro lugar no seu coração. O que é mas importante do que a vida eterna e o amor infindo de Deus? Para essas pessoas, riquezas, poder, festas, fama; tudo isso poderia ser arruinado se Cristo fosse seu Senhor. Há prioridades em sua vida que são passageiras e supérfluas. Cristo, definitivamente, não é uma delas.
Entretanto quando aceitamos a mensagem de Cristo, recebemos também muitos tesouros maiores e melhores (além de eternos), junto a Deus, nosso Pai, no Céu. Recebemos uma família e também paz sem igual, somos eleitos com Cristo e buenos cooperadores do Senhor na sua obra de espalhar a mensagem de amores Salvação. Esse amor é maior que tudo e mais valioso do que qualquer bem que possamos acumular na terra.
E, finalizando a parabola, Cristo menciona a terra fértil, onde a semente caiu e frutificou muito. Uma terra que está focada no propósito certo, que tem raiz e se fundamenta no Evangelho, uma semente que se firma no amor de Deus e o prioriza, não deixando a fé sob nenhuma circunstância.
Então, que terra você é? A que se distrai dos planos de Deus? A que foge quando a situação aperta? A que prefere as coisas do mundo? Ou a terra exemplar, firmada e convicta, que dá muitos frutos? Pense bem e reflita, lembrando que o Deus que capacita pra frutificar a 30, a 60 e a 100 por 1 deseja operar em ti grandes milagres de fé.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
SaggisticaEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...