HÁ ESPERANÇA

1 0 0
                                    

GÁLATAS 1.10-24: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,
porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
Porque ouviste qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.
E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantaja-me a muitos da minha idade sendo extremamente zeloso nas tradições de meus pais.
Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve
revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,
nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez para Damasco.
Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias;
e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.
Ora, acerca do que via escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.
Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.
E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia, que estavam em Cristo.
Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir.
E glorificavam a Deus a meu respeito.

ATOS 9.20-25: "E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.
Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminação em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?
Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.
Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida;
Porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas para o matarem.
Mas os seus discípulos tomaram-no de noite e, colocando-o num cesto, desceram-lhe pela muralha."

Paulo foi um apóstolo de Jesus Cristo muito conhecido em seu tempo e nos dias atuais. Ele foi responsável por anunciar para muitas nações que Jesus é o verdadeiro Messias que tinha de vir. Com seu amplo conhecimento das Escrituras Sagradas e o Espírito Santo lhe instruindo, Saulo, como também era conhecido, levou várias pessoas a crerem indubitavelmente na veracidade de seu discurso.

Algo que talvez poucas pessoas saibam, porém traz um entendimento bonito e maravilhoso à história de Paulo é que, numa boa parte de sua vida, ele não creu em Jesus, pelo contrário! Saulo odiava os cristãos e os exterminava e perseguia a mando de seus líderes (os quais eram muito importantes em Israel). Saulo era extremamente dedicado ao judaísmo, conhecia as leis e era um verdadeiro israelita, da tribo de Benjamim, o que não surpreende que acreditava na Torá e seguia de forma fiel seus rituais, conforme a fé de seu povo. Na verdade, o que mais surpreende e nos deixa boquiabertos são os relatos que o livro de Atos e as treze cartas às igrejas escritas por Paulo (que compõem quase metade do Novo Testamento) nos dizem.

Logo após a ressurreição e ascenção de Cristo aos céus, os discípulos de Jesus saíram anunciando com fervor que Jesus é o Senhor, uma afirmação que causava ódio e repulsa aos judeus, já que, para eles, o Messias viria com grande glória, não numa manjedoura como Jesus ou com uma morte vergonhosa, igual à que ele teve. Então, incomodados, os fariseus continuaram sua perseguição aos cristãos, exterminando uns, prendendo outros e chicoteado alguns. Saulo era um dos que abominavam severamente a "seita cristã".

Inclusive, foi numa de suas tentativas de acabar com o Cristianismo que Saulo se converteu a Cristo. No caminho para a cidade de Damasco, depois de conseguir uma autorização para prender os cristãos, ele viu uma forte luz, a qual o cegou. A voz dizia: "Saulo, por que me persegues?", e revelou ser, na verdade, o próprio Cristo quem falava com Saulo. Em seguida, Paulo chegou em Damasco, onde permaneceu cego por três dias, nos quais nada comeu ou bebeu. Ele devia estar atônito! Suas convicções, outrora tão fortes, caíram por terra. As perseguições que fez não eram justificadas por Jesus não ser o verdadeiro Messias, pois Saulo havia comprovado sua verdade após o encontrar. Ou melhor, ser encontrado por Ele.

Cristo se revelou a Saulo e mudou-lhe o pensamento de modo radical! Então, alguém que pouco tempo atrás abominava e perseguia os cristãos tornou-se crente em Jesus e perseguido por amor a Ele!

É algo estupendo! Os feitos de Paulo e seus sofrimentos para levar o Evangelho ao mundo é conhecido até hoje e glorificamos a Deus por causa da vida deste servo do Senhor!

Olhe para isso! De tantas pessoas que Deus poderia escolher, pessoas direitas, cuja vida já estava completamente de acordo com o que Jesus pregava, faltando apenas a crença no Filho de Deus, o SENHOR escolhe para si o mais improvável. Quem um dia poderia dizer que Paulo se voltaria a Jesus? Logo ele que matava e apoiava a execução dos que criam nEle! Contudo, Deus, a fim de manisfestar o Seu Poder, escolheu aqueles que ninguém iria por expectativas de ser salvo para levar muitas pessoas a conhecer ao Redentor (as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias).

Paulo, esta pessoa que teve a vida transformada, escreveu que os planos de Deus são insondáveis! Davi diz que a sabedoria do Senhor é muito alta, nenhum ser humano pode alcançar!

Às vezes achamos que podemos colocar Deus num potinho e prever suas ações. Achamos que somos errados demais para que Ele nos ame, que não há solução para nossa vida, para nossa tristeza, ou ainda limitamo-nos segundo nossa pequena habilidade. Mas eu quero te dizer, e por favor, não esqueça: Deus é poderoso! Ele tem total capacidade de transformar vidas assim como Ele transformou água em vinho! Ele te ama e tem o melhor para você: uma vida de santidade, plena comunhão com Ele, que nos entende, consola, transforma e é nosso melhor amigo.

Se Deus conseguiu mudar a vida de Paulo e a minha, Ele também pode operar esse milagre na sua.

Essa é a grande distinção entre o Evangelho e outras religiões. Nós, humanos, não somos capazes de nada para obter a Salvação; somos falhos e erramos constantemente, até nossas melhores obras não são santas, pois somos pecadores. No entanto, Deus se fez homem e morreu para que através do Seu sacrifício e ressurreição, exclusivamente, fossemos salvos, apenas crendo nele.

E, desde os apóstolos até os dias atuais, muitas vidas foram transformadas por Deus. Pessoas improváveis sobre as quais Jesus derramou Seu amor. Vidas completamente renovadas e que testemunham o poder do Evangelho nelas, pois essa mensagem é real e verdadeiramente muda histórias. Jesus tira-nos do cativeiro do pecado e do caminho para a morte, nos dando vida, e vida em abundância!

Você deseja esse Jesus? Não pense que Ele vai te rejeitar ou jogar na sua cara que você é um ser humano ridículo. Ele está de braços abertos, querendo te mostrar que há esperança para sua vida; que, apesar dos teus pecados, Ele te ama e quer mudar a tua história e te mostrar o poder de Deus.

Jesus te ama.

E para você que já é cristão e experimentou desse poder transformador, renovador, salvador, libertador de Jesus, quero lançar uma pergunta, a qual faço também para mim: "Será que temos testemunhado sobre os feitos de Jesus em nosso viver de modo a levar nossos amigos e conhecidos a crer?" A mudança no comportamento de Paulo foi tão radical que deixava todos surpresos e alegres ao vê-lo, glorificando ao Senhor por agir grandemente em nós. Será que temos vivido de forma diferente da que vivíamos antes de conhecer a Deus? Estamos nos esforçando para transmitir a luz de Cristo por onde andamos para trazer mais e mais pessoas à Salvação? Espero que sim.

Ah! Mais uma coisa: não duvide do poder de Deus para transformar vidas, cristão. Se Ele mudou nossas vidas, Ele pode mudar a de qualquer um, portanto, aceitemos e amemos nossos irmãos, ensinado-os o bom caminho a ser seguido (com amor).

Enfim, mais uma vez digo: Há esperança. Não importa o quadro em que estejas, Jesus é poderoso para te amar e salvar.

Jesus te ama!

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora