FALSOS MESTRES

0 0 0
                                    

JUDAS 1.4: "Pois certos indivíduos, cuja sentença de condenação foi promulgada há muito tempo, se infiltraram no meio de vocês sem serem notados. São pessoas ímpias, que transformam em libertinagem a graça do nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo."

JUDAS 1.20-25: "Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo.
E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna. 
Tenham misericórdia dos que têm dúvidas;
salvem outros, tirando-os do fogo; e para com outros mostrem misericórdia com medo, odiando até as roupas deles, manchadas pelos seus desejos pecaminosos. 
Deus pode evitar que vocês caiam e pode apresentá-los sem defeito e cheios de alegria na sua gloriosa presença.
Por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, louvemos o único Deus, o nosso Salvador, a quem pertencem a glória , a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!"

II TIMÓTEO 2.14-26: "Recomende essas coisas aos que você dirige e ordene severamente, na presença de Deus, que não briguem por causa de palavras. Brigar não é bom, pois somente prejudica os que estão presentes.
Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho.
Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus.
As coisas que os falsos mestres ensinam se espalham como a gangrena. Dois desses mestres são Himeneu e Fileto,
os quais abandonaram o caminho da verdade. Eles afirmam que a nossa ressurreição já aconteceu e assim estão atrapalhando a fé cristã de alguns.
Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.” 
Numa casa grande não existem somente vasilhas de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Algumas são para ocasiões especiais, e outras, para todos os dias.
Quem se purificar de todos esses erros de que tenho falado será usado para fins especiais porque é dedicado e útil ao seu Mestre e está pronto para fazer tudo o que é bom.
E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor.
Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas.
O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente,
que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade.
E assim voltarão ao seu perfeito juízo e escaparão da armadilha do Diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer."

I TIMÓTEO 4.1-5: "O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios.
Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa.
Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que creem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento.
Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento
porque a palavra de Deus e a oração tornam todos os alimentos aceitáveis a ele!"

São muitos os textos bíblicos que abordam esse tema e, atualmente, nos deparamos com centenas de heresias vindas de diversos lugares e pessoas em relação à Bíblia Sagrada. Costumes, conceitos e até doutrinas que vão de encontro com muita coisa que até o mais cético pode perceber. Hoje não estou aqui para sair nomeando hereges, mas para te contar algumas coisas a respeito de falsos profetas e sua atuação.

Algo que pode te surpreender é descobrir que desde o primeiro século (período em que os apóstolos de Cristo e o próprio Jesus andaram sobre a terra anunciando a mensagem sem mácula da Salvação) já existiam pessoas distorcendo o evangelho e a pessoa de Jesus.

Sim, e esta foi uma batalha travada muitas vezes pelos apóstolos em suas cartas. Eles amavam as almas que iam se convertendo a Cristo e entendiam que sem ouvir a verdade era impossível aquelas pessoas permanecerem na fé. Então, ainda que distantes, os servos de Jesus arrumavam um jeito de fazer notório os erros das heresias e tornar nítido a verdadeira identidade de Cristo.

Por exemplo, havia um grupo contemporâneo a Paulo que afirmava a impossibilidade de Jesus ser Deus. Eles seguiam um pensamento filosófico grego que alegava a matéria como errada e o divino (ou simplesmente o imaterial) como bom. Sendo assim, para essas pessoas, era impossível que Deus (bom) se tornasse carne, humano (mal). Essa perspectiva foi confrontada pelos apóstolos, o que nos permite entender basicamente a doutrina da trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).

Enfim, esta é só uma das tantas que existiam no passado e agora. Mentiras contadas e que desmotivam e enfraquecem a fé de muitos.

Mas, como reconhecer falsos mestres? A Bíblia relata a postura deles, especialmente no livro de Judas (não Iscariotes). A carta de um capítulo tem quase todo seu conteúdo exortando aos irmãos a respeito da conduta dos falsos mestres. Eles são pessoas egoístas, muitas negam a Jesus como Salvador dos seres humanos e/ou usam o evangelho somente para benefício próprio, distorcendo as informações contidas na Palavra de Deus. Temos que avaliar os frutos dessas pessoas. É! Pois, uma árvore boa, dá frutos bons, se uma pessoa está agindo conforme o que a Bíblia diz ela mostra com seus atos que o que prega é verdadeiro. Foi analisando o caráter daquelas pessoas que Paulo, Judas, João e tantas outras pessoas puderam confirmar suas heresias.

A Bíblia dá muitas dicas sobre como não ser enganado por profetas que não conhecem a Cristo, e, ao conhecermos e nos aprofundarmos nas palavras verdadeiras de Jesus, escritas por homens inspirados e que perdura até os dias atuais com poder pra transformar vidas, vamos aprendendo sobre como nós portarmos diante de heresias e situações difíceis, como auxiliar corretamente nossos irmãos na fé e prosseguirmos aprendendo mais e corretamente sobre a mensagem da cruz.

Claro que este texto é muito pouco pra expressar todos os ensinos que a Palavra de Deus e o seu Santo Espírito tem para nós oferecer, por isso, sempre vou recomendar que você leia a Bíblia, não somente assista pregações ou ouça músicas, pois, ainda que o mundo inteiro erre, a Bíblia continuará perfeita e ela nos dá o norte necessário para sabermos o que é certo e o que é errado.

Lembre-se: o Evangelho é a boa notícia do amor de Deus por nós quando sequer merecíamos. Ele nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz, nos amou e livrou-nos da morte, por causa de sua infinita misericórdia. Cristo padeceu as nossas dores, sofreu o que eu e você deveríamos passar, e foi tudo por amor! Foi pra nos salvar! Esta é a mensagem da Bíblia: a justiça, soberania e amor desse Deus!

Mas não somente acredite em mim! Leia a Bíblia! Examine se o que eu falo é verdade, se cumpro o que Jesus disse. Sejamos como os crentes em Beréia, que examinaram as Escrituras para saber se Paulo estava certo. Analisemos e provemos tudo antes de aceitar; não provar no sentido de degustar, mas analisar se procede realmente de Deus!

Enfim, Judas exorta aos irmãos para que eles permaneçam se edificando na fé santíssima, que amém e livrem os irmãos que se perdem em decorrência dessas heresias, tudo isso, a fim de aparecermos irrepreensíveis diante do Senhor no dia Dele! (Maranata!)

Louvado seja o Deus verdadeiro em nossas vidas! Que os bons frutos dos cristãos sinceros apareçam em cada um de nós e que não sejamos enganados, mas confiemos em Jesus, que é a própria verdade e nosso Salvador!

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora