QUEM SOMOS NÓS DIANTE DA SOBERANIA DO SENHOR?

3 0 0
                                    

JÓ 38.1-7: "Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: 
Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?
Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.
Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.
Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular,
Quando as estrelas, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?"

As palavras deste escrito estão embasadas em todo o livro de Jó, mas eis um pequeno resumo:

Ao longo do livro, vemos um homem muito bem sucedido, de grande família, vários vens e um caráter íntegro e adorador diante do Senhor. Quando o acusador (Satanás) apresentou-se ao Altíssimo, Este mencionou Jó, elogiando-o bastante. O inimigo arranjou a desculpa de que tão boas ações eram motivadas apenas porque Jó recebia de Deus diversas bençãos e duvidou se o homem permaneceria fiel. A partir daí, Deus permite que tudo seja tirado de Jó, menos sua vida. A princípio, isso pode parecer sádico e falto de amor com alguém tão dedicado e justo como Jó, contudo, os projetos de Deus na vida de seu servo eram maiores e mais complexos do que somos capazes de imaginar.

No começo Jó lidou bem com a situação, louvando e engrandecendo a Deus por reconhecer que em quem cria estava no controle de toda a situação, mas o quadro foi se modificando. Houve um tempo em que o sofrimento de Jó lhe era tanto que ele não lembrou-se da adoração feita momentos antes, a qual poderia aliviar sua carga, e iniciou seus questionamentos e murmurações contra Deus.

Muitas vezes nós fazemos isso, certo? Suportamos o sofrimento até o nível que não intervém em nosso comodismo, porém, a partir disso não nos passa na mente o desejo de buscar ao único que pode nos dar força para enfrentar e vencer as circunstâncias. Sabe? No Evangelho de João, Jesus diz que somos como ramos de videira e que o Pai é o agricultor. Uma característica desses galhos é a flexibilidade e, traduzindo para as nossas vidas, a capacidade de nos submetermos a situações desconfortáveis que não queremos passar, como perseguições, dificuldades financeiras ou doenças. Por que padecer tudo isso parece ser a primeira pergunta a surgir em nossas mentes em momentos assim e acabamos por esquecer de que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, até mesmo as ocasiões mais diversas e aparentemente assustadoras são capazes de nos moldar e mostrar, por exemplo, que não temos controle de nada, mas é o bom Deus quem guia as situações e a nós para sermos cada vez mais parecidos com Jesus.

Este é um detalhe muito importante sobre qualquer momento da nossa vida e que Jó acabou por esquecer. Ele apagou da memória a fidelidade e misericórdia do SENHOR ou a compreensão de que mesmo que não possamos entender, Ele continua sendo bom!

Posteriormente, Jó recebeu conselhos de seus amigos que, de forma infeliz, não eram conselhos bons por completo. Algo que fica nítido no livro é que temos de saber o que e como falar, se é que não convenha ficar calado! Jó estava reclamando sobre sua existência e desejando a morte por considerar injusto o quadro em que estava enquanto pessoas que viviam de forma errada se davam bem e eram felizes, um argumento fundamentado por completo no que sua limitada visão a respeito da situação conseguia perceber. Já seus amigos, tentaram o ajudar, o que era o certo, mas eles também não tinham conhecimento pleno da situação para o ajudar e acabaram sendo injustos com Jó.

O pensamento equivocado de Jó foi revelado pelas dificuldades em que ele estava inserido e o SENHOR, diante de todas as besteiras pronunciadas por Jó ao achar que tinha conhecimento suficiente para saber o que deveria lhe ocorrer, interviu mostrando a realidade para ele e para nós. Nos últimos quatro capítulos, Jó é diretamente confrontado por Deus para romper com seus pensamentos egoístas, orgulhosos e "donos da verdade". Deus fala sobre a criação do mundo e sobre como é mantida pelo poder do Criador. Chega a ser incrível a forma como o SENHOR se retrata a Jó, questionando ironicamente se aquele ser humano seria capaz de se equiparar com tudo o que Deus pronunciou.

No começo do capítulo 42, depois de receber um verdadeiro sermão/aula de física e biologia do próprio Deus, Jó reconhece que não era muito além de um ignorante e que Deus é soberano e nós não somos nada diante dele. Não temos o direito de intervir nas circunstâncias ao nosso redor ou saber exatamente o que é melhor para nós, pois somos limitados e Ele, o criador de tudo e que sabe de modo pleno o que acontece no mundo pois é quem guia o planeta e seus habitantes. Nada está sob nossos controle, mas sob o dele, que é muito bom para todos nós. Jó entendeu não ser o dono da razão, muito menos das circunstâncias minuciosas do mundo que lhe cercava. Nós, seres humanos, somos limitados demais e apenas conseguimos ver os planos de Deus, em meio aos sofrimentos, como um pedaço equivocado da história, porém depois de passado, vamos perceber que aquele momento difícil fazia parte de um importante evento que precisávamos para nos parecermos ainda mais com Jesus.

Portanto, quem somos nós diante desse Deus grandioso, que tem entendimento do futuro e do passado e que usa até às situações que jamais conseguiríamos imaginar para mostrar-nos Seu amor, como diz em Oseias.

Não sei a ocasião que você está atravessando, suas dores ou tristezas, mas Deus sabe. Ele te entende e te ama, morreu numa cruz e sofreu a mais terrível dor para te salvar. Esse Deus está contigo nessa situação. Que assim como Jó nós venhamos ter entendimento de que Ele cuida de tudo e tudo coopera para o bem dos que o amam!

Aproveite os momentos de dificuldade para louvar a Deus, para mostrar que sua confiança está realmente nele e que venhamos reconhecer sua soberania em meio aos momentos difíceis, para, por meio deles, sermos edificados e amadurecidos.

Não se esqueça: Deus te ama e Ele está cuidando de você.

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora