A BREVIDADE DAS AFLIÇÕES

0 0 0
                                    

I PEDRO1.3-9: "Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas.
Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos. 
Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo.
Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.
Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e creem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa , que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem."

Aflições são uma realidade visível na humanidade e elas certamente deixam nosso coração nervoso e triste. Essas dificuldades podem acontecer até conosco e acabam por nos esmorecer a fé. Pedro escreveu justamente para pessoas que estavam enfrentando muitas lutas, talvez até inimagináveis para nós e os conselhos dados pelo apóstolo são para fortalecer a fé a esperança e alegria dos irmãos apesar dos problemas.

Os irmãos a quem Pedro escreveu estavam sendo perseguidos pela sua fé em Cristo e isso é difícil! Ter sua liberdade privada, sofrer apenas por crer na verdade, algo que acontece inclusive nos dias de hoje, privando muitas pessoas de anunciarem e viverem o Evangelho tranquilamente.

O momento era complicado e, para consolar seus irmãos, Pedro exorta a permanecerem firmes na palavra pregada, afirmando que ao fim de nossa jornada a salvação é certa!

Pedro exalta ao Senhor que nos dá uma viva esperança de salvação e diz que as aflições, na verdade, são para aprovar o valor da nossa fé no Cristo que não vimos mas, mesmo assim, amamos. Sua fé é preciosa e verdadeira, por isso vale a pena passar por momentos difíceis, porque nós sabemos o que nos está prometido por Deus!

Pedro, assim como Paulo, nos estimula a pensar na salvação que nos alcançou, a vida eterna que há de vir e o sangue incorruptível de Jesus que nos comprou e tirou das trevas para sua maravilhosa luz! Pedro nos exorta a lembrar do poder de Deus em nossas vidas. Quem era você antes de Jesus te encontrar? Havia esperança em teu ser? Mas hoje, se crês em Cristo, a certeza da efemeridade do que se pode ver e a eternidade na presença de Cristo certamente existem em nossos corações.

Mantenha seus olhos fixos na salvação que há de vir, permaneça firme a Jesus, mesmo em dificuldades, pois bem-aventurados são os perseguidos em nome do Senhor. Não esqueça: Deus te ama e está cuidando de você. Independente do que se passa, esteja constante, pois essa situação difícil se vai e o Senhor continuará fiel.

Pedro louva a Deus, porque Ele nos deu a oportunidade de conhecer tamanha graça de nosso Salvador, que nos amou e remiu segundo sua muita misericórdia! Sim, o Salvador cuida de nós, e somos muito felizes por conhecermos a verdade do Evangelho e podermos anunciá-lo; isso é algo que anjos e profetas anelaram.

Pedro também aconselha nossa postura diante das aflições da vida. Ações como amar ao próximo, orar uns pelos outros, ajudar as pessoas devem ser mantidas, afinal, as provações não vem para frustrar nossa vida cristã, mas para fortalecê-la, com o propósito de nossa esperança estar mais firme em Jesus, aquele que nos deu um reino eterno e incorruptível, que nos comprou por um alto preço.

E permanecer na conduta cristã mesmo quando passamos por situações complicadas realmente nos faz ser sal da terra e luz do mundo. Quando (no lugar de entrarmos em desespero com a multidão aflita) louvamos a Deus e o exaltamos, com tranquilidade apesar dos problemas, as pessoas ao nosso redor que não conhecem a Cristo ficam admiradas e percebem que o Evangelho não é uma mera história fantasiosa, mas verdadeira, que tem poder pra transformar vidas e consolar almas.

Por fim, mas não menos importante, quero recordar-lhe (ou incentivar a recordar) das muitas bençãos que Deus te deu. Ele continua sendo fiel e, da mesma forma que as outras tempestades passaram, está passará, então aproveite para se fortalecer na fé e tornar-se alguém mais parecido com Cristo!

Lembre-se: as aflições passam, mas a palavra de Deus nunca passará.

Não seja como eu.Onde histórias criam vida. Descubra agora