MARCOS 6.30-44: "Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado.
E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham.
Então, foram sós no barco para um lugar solitário.
Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles.
Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.
Em declinando, a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora;
despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?
E ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! E, sabendo-o eles, responderam: Cinco pães e dois peixes.
Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde.
E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta.
Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes.
Todos comeram e se fartaram;
e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe.
Os que comeram dos pães eram cinco mil homens."Jesus é verdadeiramente muito maravilhoso, sem dúvida. Ele forneceu comida a uma multidão aflita e perdida, deu-lhes oportunidade de receber o alimento espiritual, o pão da vida, que fornece vida eterna a todo o que nele crê. Sim, o Cristo é muito bondoso! Talvez este seja um de seus milagres mais conhecidos, e hoje vamos refletir nele.
Pouco antes deste evento, a Bíblia relata no Evangelho de Marcos sobre as instruções aos discípulos dadas por Jesus, quando Ele os enviou para pregar o Evangelho; logo após, a morte de João Batista, o mesmo que batizou Jesus, é descrita. Foi ao tomar conhecimento do assassinato de João que Jesus se dirigiu a região em que estava.
Era um deserto e, mesmo assim, as pessoas correram para lá a fim de ver Jesus e vivenciar seus milagres. Ao vê-las, o bom mestre se compadeceu, pois eram como ovelhas sem pastor, ou seja, viviam sem saber que rumo tomar ou a direção certa a seguir. Estavam perdidas, assim como eu e você até que o Salvador mostrou seu poderoso amor por nós!
Então, Jesus passou a anunciar a Sua mensagem àquelas pessoas, fornecendo-lhes paz. É isto o que o Senhor faz, Ele nos muda, nos dá paz, não se importa com quem somos ou fomos, mas sabe que, como seres humanos, carecemos dele; ; e por Sua misericórdia temos livre acesso ao nosso melhor amigo, Jesus.
Enfim, tava tudo bem até os discípulos perceberem algo: estava ficando tarde e, em breve, a multidão que se formou para ouvir o Senhor ficaria faminta. Os discípulos visualizaram o problema e foram comunicar ao mestre, desejando uma solução.
E a resposta de Jesus foi, sem dúvidas, a mais inesperada possível! Ele poderia dispersar o povo, livrar-se do problema (como os discípulos desejaram), contudo, com poder e desejando ensinar-nos algo, Cristo disse: "dai-lhes vós mesmos de comer."
O quê?! Alimentar mais de cinco mil pessoas? Nem com o salário de duzentos dias de trabalho seria possível dar comida s tanta gente! O que Jesus tinha na cabeça?
Os discípulos procuravam uma solução e parecia que quem devia afastar o problema estava promovendo mais dificuldades.
Creio eu que foi Jesus quem abriu os olhos dos apóstolos para fazer-lhes atentar para a provável fome da multidão. Os discípulos, ao verem a necessidade alheia foram clamar ao Senhor, e é isso o que devemos fazer! Devemos suplicar a Deus para que nossos olhos sejam abertos a fim de podermos ver neste mundo aflito onde somos capazes de atuar. São muitas as áreas e coisas novas que talvez você (exatamente, você!) pode agir com diferença e mudar a vida das pessoas. Nós, como igreja, temos de suplicar ao Senhor a capacidade de, assim como ele, nos compadecermos das almas aflitas e desgarradas.
Olha que coisa legal: quando os discípulos foram apresentar a Jesus o problema, receberam a surpreendente ordem de eles mesmos resolverem a situação, não afastarem de si apenas.
Os discípulos não conseguiram sozinhos; o alimento que tinham provavelmente não era suficiente nem para os doze, porém, seguindo o conselho de Cristo, eles buscaram meios para saciar as necessidades daquela gente.
E, como se sabe, o Senhor os abençoou! Agradeceu ao Pai pelo alimento e este, de forma miraculosa, se multiplicou, sendo suficiente para alimentar uma multidão e ainda sobejar.
Quero chamar atenção a isto e fornecer um simples conselho: os discípulos perceberam o problema e apresentaram-nos a Jesus, que desejou envolver seus seguidores na solução daquilo (mesmo sabendo que duas forças não eram suficientes), os discípulos, por sua vez, procuraram resolver e Jesus os abençoou, pois seus planos eram compatíveis com a vontade do Senhor. Percebe Deus agindo? Por isso, lembre-se: busque a Deus e queira saber em que ele deseja te usar; apresente a ele seus planos, suas necessidades e as necessidades dos outros também; se ponha a disposição do Senhor para ser a solução do problema; esteja atento e obediente à vontade do Senhor; e confie nele, pois seu cuidado está sobre nossas vidas, mesmo que não consigamos perceber, quando estamos fracos e falhos, Jesus é a nossa força!
O senhor tem o melhor para nós, e ele é muito bom! Jesus não se importou com o tipo de pessoa que seria alimentada, apenas quis suprir a necessidade física delas bem como a espiritual estava sendo. Jesus cuidou das pessoas integralmente! E naquela multidão havia gente que estava ali apenas pela comida ou pelos milagres; talvez algumas gritassem "crucifica!", Quando Jesus fosse julgado, mas Ele não se importou. Cristo quis cuidar daquelas vidas como cuida de nós todos os dias.
Se nem Jesus julgou, quem sou eu pra derramar amor apenas em que eu acho que merece? Temos que amar a todos, assim como Jesus nos amou, esta é nossa missão dada pelo Senhor!
Não sei como Deus quer que você aja, mas parado você não fica. Ele tem um propósito muito bom para você, a fim de abençoar muitas vidas! Portanto, siga os passos de Jesus e deixe Deus te usar!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...