ATOS 20.24: "Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus."
Bem, se você está lendo isto, espero que já tenha vivenciado a melhor experiência de todas: reconhecer a Cristo como seu único e suficiente Salvador. Acredite, vale à pena seguir a Jesus.
Porém, hoje o assunto é sobre o que fazer depois de entender que Jesus é nosso bom pastor. E mais ainda, como fazer.
Sei que não sou a melhor pessoa para contar sobre como viver ao conhecer a Deus, mas quero abordar alguns pontos muito importantes para a vida de um verdadeiro cristão. Uma delas é a renúncia.
Enquanto lia os Evangelhos (quatro primeiros livros do Novo Testamento) e o livro de Atos dos Apóstolos (quinto livro do Novo Testamento) encontrei conselhos valiosos de Jesus sobre a vida de alguém que crê nele. Cristo fala a respeito de amar ao próximo, de paz e também de dificuldades, que certamente virão (não para ofuscar nossa esperança, mas para torná-la maior e mais firme). A conduta de Jesus diante das adversidades e seus ensinamentos em todo tempo são valiosos para possuirmos um referencial perfeito de caráter diante das mais diversas situações. Os Evangelhos nos mostram isso ao mesmo tempo em que mergulhamos na maior e mais linda história de amor que a humanidade poderia receber.
Mas lembre-se: melhor do que ler alguém comentando a respeito de um livro é lê-lo você mesmo, especialmente a Bíblia, o único livro que lemos na presença do autor e Ele quer te ensinar muitas lições para a tua vida, algo que nem eu nem o melhor comentarista de Bíblias pode fazer.
Enfim, já no livro de Atos, vemos vários relatos sobre a vida dos apóstolos de Jesus depois de sua ressurreição e do modo como eles obedeceram ao chamado de Deus ao receberem o Espírito Santo. Eles imitavam a Jesus; do mesmo modo que o Senhor não tinha onde repousar a cabeça, seus servos também iam de um lado para o outro de Israel e do mundo para espalhar as boas novas de Salvação a todos. Eles passavam por muitas dificuldades para anunciar o Evangelho ao maior número de pessoas possível, desde perseguições até naufrágios, chibatadas e execuções, isso não lhes causava medo, pois estavam contando às pessoas que Jesus Cristo é o Rei.
Eram homens iletrados que não provocavam expectativas em ninguém, mas, com o Espírito Santo, falavam longas e complexas teses, confirmando a todos que as profecias e a Lei diziam a respeito de Jesus e isso levou muitos judeus (pessoas que consideravam o Evangelho louco e profano) a acreditarem em Jesus.
Mais uma vez recomendo a leitura destes cinco livros. Podem parecer muitos, mas quando se começa, a vontade de ler é grande!
E um dos apóstolos de Cristo, com uma conversão e vida que mostram o poder de Deus, foi Paulo, outrora perseguidor dos cristãos, mas que virou perseguido pelos seus. Ele escreveu uma grande parte do Novo Testamento e no livro de Atos tem um papel fundamental ao levar pessoas a conhecerem o Salvador. Em suas viagens, Paulo foi muitas vezes preso, castigado, sofreu naufrágios, etc, contudo, permaneceu firmado na fé em Jesus e percebendo que Ele era quem estava intervindo e cuidando dele, apesar de todas as dificuldades.
Este homem foi instrumento de Deus para salvar muitas pessoas e, para isso, a "boa vida" que antes possuía tornou-se como esterco. Sabe o que é isso? Paulo priorizou o Reino dos Céus; para ele, valia a pena usar todos os seus recursos desta vida para glorificar a Deus. Sua vida não era mais para si, mas sim para Deus e, deixar coisas para trás por amor e fidelidade a Jesus não lhe era assustador, mas um motivo de alegria. Em Atos, capítulo 20, Paulo afirma que não dá valor nenhum à sua vida, contanto que ele terminasse a missão que Deus lhe deu, a de espalhar a boa notícia da graça de Deus. O que ele queria dizer? Que queria morrer? Não! Mas que, se fosse para o Evangelho (a verdade) alcançar e salvar muitas vidas, ele não se importaria de morrer, pois tinha convicção de que os sofrimentos do tempo presente não podem se comparar com a glória que há de se revelar!
Acho que diante de uma situação em que temos de abrir mão de nossas coisas importantes, provavelmente nos sentiríamos arrasados, afinal, família, amigos, bens materiais, tudo isso pode ocupar um espaço enorme em nossa vida e, deixar para trás seria doloroso. Porém, pense comigo, se até Jesus, o Filho de Deus, se desfez de sua glória para habitar entre nós e morreu de uma forma humilhante por amor, quem sou eu para resistir a esse amor sem igual e não me entregar como Ele fez? Eu sou seu servo, alguém que deseja seguir seus passos, então, no mínimo, tenho que me desligar das minhas próprias vontades e confiar nele para tranquilamente dizer: seja feito o teu querer.
Sabe, o Evangelho é verdadeiro; Jesus ressuscitou e suas promessas vão se cumprir. Lembra-se que Ele nos prometeu vida eterna nos céus? Sem dor, sem pranto. Podemos semear frutos para a vida eterna agora e Paulo sabia disso. Ele sabia que viriam momentos difíceis, mas seus olhos não estavam no mundo à sua volta e sim no que está vindo (e está próximo): O Reino de Deus!
Vamos perseverar, apesar das dificuldades. Elas são reais, mas lembre-se de que Cristo já venceu o mundo e, com Ele, temos a vitória sobre o pecado e a morte.
Vamos nos dispor à vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Não sei qual o desejo de Deus para tua vida, mas eu sei que é o melhor. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e, se pararmos para pensar, Jesus negou completamente suas vontades naquela cruz, quem sou eu para não negar as minhas e obedecê-lo?
Deus te ama, querido. Ele tem o melhor para você. Confie e realize a missão que nós, cristãos possuímos: anunciar a boa notícia da graça de Deus.
Deus é contigo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...