FILIPENSES 4.4-7: "Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!
Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo.
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus."Paulo! Sim, meu querido Paulo! Ele também escreveu a carta aos filipenses, conhecida como "carta da alegria". Algo que talvez surpreenda você é que esta carta foi escrita enquanto Paulo estava na prisão! Mais uma vez o apóstolo de Jesus Cristo se dispôs a levar uma mensagem de conforto e esperança para as igrejas que conhecia. E que igreja, viu? Os crentes de Filipo eram extremamente ativos e zelo quanto a ajudar o próximo. Eles estavam enviando auxílio a Paulo enquanto prisioneiro do Senhor em Roma, e é nesse cenário que Paulo escreveu esta carta.
Dentre os conselhos que Paulo ofereceu, vamos meditar na alegria (tema central desta epístola).
No último capítulo de Filipenses, Paulo adverte: "Sejam felizes, alegrem-se no Senhor!" Enquanto isso, ele mesmo estava passando por aflições. Entretanto, temos que lembrar das esperanças da glória, a que está no coração daqueles que conhecem a Jesus. É sobre essa esperança que Paulo quer compartilhar com os irmãos.
A alegria dos crentes não é baseada nas coisas que o mundo dá, nem nos nossos próprios resultados, muito menos em prazeres momentâneos; pelo contrário, nossa alegria vem da obra consumada de Cristo Jesus, a que é suficiente pra nos redimir de todo pecado e dor. Nossa alegria vem pelo fato de que Deus tanto nos amou que se entregou por nós, a ponto de padecer naquela cruz, um castigo que nós merecíamos! Tudo isso para nos redimir e restaurar, foi para promover paz aos nossos corações (onde outrora o medo dominava). Nossa alegria vem da certeza de que nada nos separará do amor de nosso Salvador e que Ele está cuidando de tudo, apesar das aflições; temos alegria por meio da esperança da Glória de Deus e de que, quando Ele voltar, os mortos ressuscitarão e nós seremos glorificados, salvos para viver com Cristo em seu reino eternamente, onde nem dor, nem choro, nem morte existirá!
Nossa alegria deve estar no Senhor, pois Ele não muda. Desse jeito, temos felicidade perene por meio do Filho de Deus!
No versículo seguinte, Paulo exorta aos irmãos para que a sua moderação (em outras versões, longanimidade) seja conhecida por todos. Mas o que seria isso?
Paulo se referia à paciência. Sabendo das dificuldades que os irmãos na fé enfrentavam, o apóstolo os estimula a perseverar na fé, apesar de tudo. Os crentes da época de Paulo tinham um anseio ardente pela vinda de Cristo e o apóstolo queria lhes promover entendimento de que eles continuassem firmes, não importasse quanto tempo Cristo "demorasse" pra voltar. A perseverança produz experiência, e a experiência produz esperança, e nossa esperança não se confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado, conforme descrito no capítulo 5 de Romanos.
Paulo exorta sobre perseverar na fé, pois os que perseverarem até o fim, esses serão salvos! Os primeiros cristãos viviam em ardente expectativa da volta de Cristo, por isso eles dedicavam a sua vida no amor ao próximo e no louvor a Deus. Paulo sabia do anseio daqueles irmãos (pois também era o seu), então os motivou a continuarem amando uns aos outros. E, por fim, para animar uns aos outros, Paulo afirma: "Perto está o Senhor!" Ou seja, Jesus, o Salvador, hoje está mais próximo de voltar do que ontem, portanto, animem-se! A esperança e desejo que vocês têm vale a pena! Persevere! Jesus está voltando! Seja esta a nossa motivação.
É muito bonito ver pessoas cuidando umas das outras, estimulando aos irmãos em momentos de dificuldade, buscando levar paz mútua. Paulo estava preso, os filipenses estavam passando aflições, mesmo assim, eles queriam promover alegria para a igreja.
Por fim, Paulo adverte sobre a ansiedade, algo que acontece até os dias de hoje por diversas razões. Podemos associar desde perseguições até a grande quantidade de informações recebidas como causa desse mal (falando não em termos patológicos, mas de sensação de ansiedade). Um conselho fornecido é tornar nossas súplicas conhecidas diante de Deus, não de qualquer jeito, mas com ações de graças.
Sim, devemos agradecer a Deus por tudo, pois a gratidão nos permite ter um horizonte diferenciado diante das aflições. Procurar coisas boas em meio ao caos, ou ver no caos oportunidades, tudo isso diante da presença de Deus, pode promover a paz que excede todo o entendimento.
Em meio ao caos podemos ser felizes com Cristo, que nos dá a paz que excede todo o entendimento! A alegria dos crentes está firmada no Senhor tão bom e eterno. Que não nos esqueçamos de perseverar e almejar a vinda de Cristo e que, diante de Deus, todas as nossas súplicas sejam entregues a Deus, com ações de graças, pois Ele tem cuidado de nós.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
SaggisticaEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...