I TESSALONICENSES 5.16-18: "Estejam sempre alegres.
Orem sem cessar.
Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus."Com certeza, esta é uma das cartas escritas por Paulo que eu mais amo.
Os tessalonicenses, pessoas cuja fé fazia-se conhecida por diversos lugares através de suas boas obras. A dedicação de seu amor e a firmeza da esperança que tinham em Jesus era o testemunho firme que mostrava ao mundo o poder do Espírito Santo que neles passou a habitar.
Eles viviam realmente conforme a vontade de Deus apesar das tribulações que passavam, e eram muitas. A carta que Paulo fez serviu de estímulo àquelas pessoas a fim de que persistissem na fé e, segundo as palavras de Cristo, fossem salvas. Paulo fez muitas recomendações na carta com mensagens de paz e alegria ao povo aflito de Tessalônica. Em suas últimas palavras no texto Paulo descreveu condutas para os cristãos, formas de renovar as suas forças e continuarem atuando com amor na obra do Senhor. Dentre estas, cito três: estar sempre alegre, orar sem cessar e dar graças por tudo.
Paulo estava falando isto para pessoas que muito provavelmente não estavam no melhor de seus dias, afinal, quem gosta de ser perseguido por causa do que acredita. Talvez muitas tivessem perdido amigos, sido separados da família por causa de Cristo e isso é difícil! Contudo, apesar das aflições nesta terra há coisas boas nos esperando na eternidade, e isso é melhor do que tudo, isso era o que Paulo queria que eles enxergassem.
Estar sempre alegre não é uma missão simples, ainda mais com os desafios e adversidades que passamos diariamente; contudo, ao pensar em Deus e em como ele transformou nossas vidas tirando-nos das trevas e do pecado em que vivíamos e nos tornando seus filhos por meio do seu amor e misericórdia podemos participar da felicidade do céu.
Jesus nos salvou, ouviu nossas súplicas e mudou o nosso ser! Isso é um motivo muito bom para ficarmos alegres, sem dúvida.
Sabendo que tão grandioso amor foi derramado sobre nós e enviado por aquele que é o próprio amor com alegria e satisfação da salvação, podemos entrar na presença de Deus e apresentar o nosso coração a ele, o senhor bom e misericordioso, que, mesmo sem merecermos, ouve nossas súplicas e nos liberta do pecado. Na oração falamos ao que detém todo o poder; Paulo pedia constantemente aos fiéis que intercedessem por ele para que no abrir de sua boca o Evangelho alcançasse muitas vidas, e isso também é algo que podemos realizar na oração: clamar a Deus pelos necessitados, por aqueles que levam a mensagem de Cristo ao mundo. Ainda que não possamos ir, podemos segurar as cordas dos que vão através da oração. Por meio desta também podemos nos aproximar de Deus e entender o que ele deseja e tem como propósito para nossas vidas.
E, por fim, dar graças por tudo. Sim, por tudo! Pelos eventos bons e também os ruins, pelas perseguições, dificuldades e pelas vidas que são salvas. Dar Graças até quando tudo não acontece conforme nossos planos é sinal de maturidade, pois a mais fé ao dizer "seja feita a tua vontade" do que em dizer "eu decreto isso ou aquilo", como alguém já mencionou. Agradecer é perceber que Deus cuida de nós nos mínimos detalhes e nas grandes situações, para nós incontroláveis; é descansar nos braços do nosso Salvador em meio à tempestade. Não nego que é difícil ser assim, mas orando, lendo sua palavra (a qual graças a Deus temos acesso) e conversar com um irmão na fé pode ajudar muito.
Há um hino que diz para contarmos as bençãos que o Senhor nos dá, dizer uma por uma, então ficaremos surpresos com quanto nos foi feito. Isso pode nos fazer agradecer. Temos casa, comida, liberdade, vida, Cristo como nosso salvador e amigo, de que temos falta? O Senhor é conosco e nos salvou da morte para nos dar vida em abundância! Pense um pouco em todas as bençãos que recebeste de Cristo, nas tribulações vencidas, no crescimento espiritual dado por ele; são muitas coisas para agradecer porque não merecemos nada, mas ele nos deu tudo.
Que tal agora parar e agradecer a Deus pela alegria, pelo livre acesso que temos a ele, pela Salvação!
Que nossa gratidão nos levr a buscar mais a Cristo. E não se esqueça: seja grato.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...