OSEIAS 4.6: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."
O povo de Israel no período de Oseias estava praticando condutas erradas sob influências de povos pagãos ao seu redor. Estas pessoas adoravam a Baal, o deus da fertilidade; seus rituais de celebração a esse falso deus eram totalmente contra os princípios que o SENHOR mandava. Era literalmente uma lista do que não fazer: envolviam orgias, prostituição para alcançar favor desse deus, atos lascivos, bebedices e adoração à representação de Baal, seja em forma de touro ou bezerros.
Ações assim ocorriam entre a nação eleita a algum tempo antes do momento da história em que Oseias se achava. Um exemplo da idolatria de Israel é quando eles saem do Egito e fazem para si um deus falso para depositar sua confiança. Eles não conheciam verdadeiramente a Deus, não se dedicavam na leitura e meditação da palavra dele para compreender o real desejo de Deus. Havia, inclusive, uma mistura entre a religião israelita e a dos povos pagãos à sua volta. E, embora o povo de Israel estivesse muito confortável com seu comportamento, eles não conseguiam perceber que estavam se enganando com ritos que, no lugar de trazer a esperada (e que eles já tinham) fertilidade, os aproximou da morte.
À medida que se afastavam do SENHOR para buscar falsos deuses, mais eles se aproximavam da perdição e se afundavam quase irremediavelmente. Lembrando, Deus é a fonte de vida e, ao andar com Ele, temos um viver diferente, semeando frutos para a vida eterna.
E, diante de todo esse cenário de desacordo com os propósitos santos e bons de Deus para aquele povo, Oseias foi um homem que seguia os preceitos do SENHOR, escolhido para alertar ao povo de Israel e lhe abrir os olhos, fazendo aparecer diante deles as suas transgressões e motivar o arrependimento, algo que lhes afastaria do rumo pecaminoso que seguiam sem notar e levá-los a retornar aos caminhos de vida que a obediência lhes proporcionava.
Seguindo as ordens do Mestre, o profeta usou a sua própria vida de exemplo a fim de chamar a atenção do povo de Israel para quem realmente importa. Ele tomou por esposa uma mulher adúltera, prostituta, para simbolizar o tipo de relacionamento que seus compatriotas tinham com Deus. O compromisso primordial dos israelitas, assim como o nosso, é o de buscar a Deus acima de todas as coisas, e as demais nos serão acrescentadas, não através de ritos a deuses falsos ou coisas que não alegram o coração de Deus, muito menos promovem sabedoria valiosa, mas priorizando a Deus em nossas vidas.
Os israelitas, mesmo ouvindo de diversos modos sobre o quão catastróficas seriam as consequências de seus atos, não se convertaram, não mudaram a forma de viver, portanto, não seria injusto da parte de Deus dar-lhes ao cativeiro, já que, simplesmente, era a colheita de frutos ruins que eles mesmos plantaram e não quiseram corrigir.
Enfim, o livro de Oseias tem diversas e preciosas lições para todos os seres humanos e a leitura é recomendável! Contudo, quero focar na ausência de conhecimento que o povo tinha de Deus.
Se repararmos ao longo da história de Israel, todos os anos em que o povo se distanciava de Deus, momentos de dificuldades em decorrência da desobediência vinham. A idolatria é algo condenado por Deus desde os dez mandamentos e muitas vezes achamos estar isentos disso por não adorar uma escultura feita por mãos humanas, que não escuta, não fala e não pode intervir na vida humana. Porém, ídolos podem ser coisas que priorizamos no nosso cotidianoe nos impedem de dar o primeiro lugar da nossa vida para Deus. O entendimento dEle é algo que nos ajuda nessa jornada e algo que o povo de Israel não possuía.
Justamente por não saber do Deus verdadeiro, aquelas pessoas atribuíram a deuses falsos aquilo que o SENHOR promovia, como a fartura, a proteção e vitória diante de batalhas. Eles achavam que tudo isso era promovido por causa da misericórdia de Deus para com aquelas pessoas, porém eles não percebiam isso e acabavam se iludindo e projetando uma realidade irreal.
Quantas vezes não vemos pessoas assim? Enganadas com vãs filosofias que as induzem a pensamentos equivocados e uma vida de desesperança exclusiva para aproveitar prazeres passageiros que não dão alegria perene. Colocam a confiança em quem ou em que não merece, às vezes até nós fazemos isso! Entretanto, através do entendimento da palavra de Deus, somos capazes de viver segundo a vontade dEle, que é boa, perfeita e agradável. Dedicar tempo para a palavra de Deus nos instrui para não cairmos em erros como o do povo de Israel e conhecermos cada dia mais aquele que nos salvou e nos amou primeiro, o que nos leva a seguir caminhos direitos.
Quero que você perceba a importância de passar tempo com Deus. O que relatei acima ainda é pouco para expressar tudo o que se descobre ao mergulhar nesse Deus infinito! Acredite: ao buscá-lo a alegria se renova a cada manhã, apesar das dificuldades!
O povo padece por falta de conhecimento, mas nós podemos obter a verdadeira vida por meio de Jesus, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós por amor a pecadores, desejando livrar-nos da morte para sempre!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...