MATEUS 6.25-34:"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."Quem nunca se preocupou? O ser humano tem essa capacidade que muitas vezes (em casos críticos) acarreta problemas na saúde do indivíduo. Essa "pré-ocupação" tão comum, às vezes antes de eventos importantes (com características de ansiedade), às vezes se mostra numa aflição ao nos depararmos com a incerteza de nossas ações futuras ou do cenário em que encontraremos o mundo amanhã. Ficamos nervosos por sermos tão pequenos e não termos a certeza do que há de acontecer; ou até termos muita convicção num futuro que não chegou, mas já não é agradável.
Foi pra pessoas como nós que Jesus disse essas palavras. Não andeis ansiosos. Como? Vou tentar mostrar hoje.
Jesus estava fornecendo instruções sobre como viver sendo filhos de Deus, várias bem-aventuranças e alegrias presentes ao conhecermos a Cristo. O cuidado de Deus revelado nos últimos versículos do capítulo 6 de Mateus mostram seu amor por nós, e, ao analisarmos isto, percebemos quão grande é o nosso Deus e que podemos andar tranquilamente ao seu lado. Vamos mergulhar no entendimento de que Deus está conosco e que isso é bom demais!
Jesus alertou aos discípulos sobre suas excessivas preocupações com os itens básicos de subsistência (comida e vestes). O foco era tamanho nessas duas coisas que levava a uma ansiedade séria. Por quê? Porque somos humanos! Somos falhos e não conseguimos saber o que há de acontecer no futuro. Deus não nos deu essa capacidade, por isso, ficamos receosos ao nos depararmos com o leque de possibilidades do amanhã (que não temos o controle pra selecionar o que queremos).
Somos pequenos e limitados, mas sabe quem não é? Deus! Sim! O Senhor Todo-Poderoso, criador dos céus e da terra, o Rei da Glória! Nosso Deus é soberano sobre tudo no mundo e Ele tem o controle da minha e da sua situação. Podemos nos alegrar e depositar nossa confiança nele, mesmo em meio à tempestade, pois sua bondade nos mantém a salvo e Ele sabe exatamente do que precisamos (não, necessariamente, o que queremos).
Isso não quer dizer que Jesus nos quer amém trabalhar, vivendo na preguiça (a Bíblia ensina justamente o oposto), mas que as preocupações dessa vida não deve nos gerar ansiedade nem obsessão.
Afinal, é bom descansarmos nele porque, convenhamos, mesmo que estejamos cheios de preocupações com determinado evento, nossa ansiedade só vai interferir em uma coisa: nós mesmos! Ficamos cansados, sobrecarregados, deprimidos, doloridos e muito mais, enquanto a situação não se altera.
Em contrapartida, vamos pensar o que a confiança em Deus traz: paz que excede todo o entendimento, alegria, amor sabedoria, fé, força, norte para seguirmos o caminho certo. Jesus dá a paz que os corações suplicam. Lembre de tudo o que Deus tem para te oferecer nesse momento difícil; as dificuldades passam, mas Deus as usa para nos tornar exatamente como um modelo de Cristo aqui na Terra. Ele está no controle da situação, não desanime. É a misericórdia de Deus que nos faz andar tranquilos e seguros, pois, se não for segundo sua vontade, em vão trabalha a sentinela.
E tem mais, viu? Deus não te dá um fardo maior só que você pode carregar, portanto confie naquele que tem o mundo inteiro nas próprias mãos.
Ok, entendemos que o Senhor Todo-Poderoso cuida de nós, mas... E agora? Agora, foco no Reino! Foca nessas verdades, foca em como trabalhar para o Senhor, como descobrir e cumprir o bom propósito que Ele tem pra ti. Mesmo que você não consiga enxergar o agir de Deus em tua vida, ou não perceba as oportunidades, atice seus olhos da fé, aqueles que enxergam um exército de anjos te protegendo numa situação difícil, aqueles olhos capazes de ver chuva em terra seca, para regar-lhe e fazer florescer. Seja você o brilho de esperança em meio ao caos, transborde do conhecimento de Deus e da paz que Ele lhe dá e, certamente, o mundo vai perceber o poder do nosso Deus, tão grande a ponto de consolar quem vivia aflito.
Confie nesse Deus tão bom e que te valoriza e não se preocupe, Ele cuida de ti.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
Non-FictionEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...