ROMANOS 12.1-2: "Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele."ROMANOS 12.9-21: "Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom.
Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.
Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.
Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.
Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas.
Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe.
Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.
Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio!
Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros.
No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.
Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.”
Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.”
Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem."Não é difícil perceber o quão disassociados dos princípios bíblicos os padrões do mundo pós-moderno se encontram. A autopromoção e vingança sendo tratada como justiça são amplamente combatidos mas escrituras, em especial, ressaltamos Romanos 12, onde Paulo aconselha seus irmãos na fé a não seguirem os prefeitos deste mundo.
Afinal, como vivem as pessoas deste mundo? Ele esclarece no mesmo capítulo, ao apresentar diversos comportamentos que devemos ter em oposição ao que o mundo propõe. Vamos aprender um pouco sobre essa renovação de mente que deve ocorrer nos cristãos, conforme escrito pelo apóstolo.
Paulo deixa nítido que, em decorrência da misericórdia de Cristo em nossas vidas, nós oferecemo-nos completamente a Deus, como um sacrifício que lhe agrada. Este é o nosso culto racional! Ao conhecermos sobre Jesus, nosso ser anseia entregar-se por inteiro àquele que por completo se deu por nós! É gratidão. Lembra quando Cristo disse à mulher samaritana sobre a verdadeira adoração? É isto. Essa entrega integral ao nosso Salvador.
Não devemos viver como as pessoas do mundo. Não vivemos mais para nós mesmos, mas para Cristo! Isso não é fácil, mas a renovação da nossa mente, que é uma transformação capaz de nos fazer entender a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Deixar que Deus nos renove, ou seja, mortifique a nossa natureza humana é o que nos permite conhecer a boa vontade do Senhor.
E Paulo não é supérfluo ao dizer que não podemos nos conformar com as coisas deste mundo, porém, dá diversos exemplos: nosso amor não pode ser fingido (como muitas vezes o mundo promove), isso quer dizer que devemos ser sinceros em ter cuidado e compaixão inclusive com os que nos ferem, como dito em alguns versículos seguintes. Cristo nos chamou para mostrar amor, não vingança, pra auxiliar e abençoar até que sejamos luz e façamos as pessoas ficarem encucadas com a origem de tamanho amor, que nós sabemos vir de Deus, o nosso Pai. Tudo isso só é possível quando entendemos a misericórdia de Jesus e nos damos completamente a Ele, abrindo mão de nossos desejos de vingança e ódio e dando espaço para o amor de Cristo resplandecer em nossas vidas.
Não somente isso, mas Paulo também advertiu os irmãos a trabalhar com fervor, humildade e alegria; não ficar "se achando" ou almejando apenas cargos altos, mas desejando servir, seja no que for. Temos de tirar os olhos de nós e olhar para o próximo. Fomos chamados para ser luz, uma luz que busca iluminar os outros, a fim de que eles conheçam a Cristo. Somos aqueles que devem seguir o exemplo de Cristo e estender a mão, fortalecer, ajudar e cuidar dos irmãos necessitados, sem distinção ou preconceito.
Não podemos nos esquecer da nossa esperança qual o mundo está destituído. É ela que nos mantém firmes e perseverantes, que nos dá sentido a continuar nessa renovação de mente diária, onde vamos abandonando nossos anseios errados e passamos a viver o bom de Deus.
É árduo se negar, é árduo deixar nossas futilidades e querer não chamar mais atenção para si, porém direcionar as pessoas a Cristo, mas vale a pena! Acredite! Esse é o Evangelho. Essa abnegação. E por isso que estamos aqui e é assim que vamos caminhando rumo a nossa Salvação.
Não desista! O que perseverar até o fim será salvo e isso vale mais a pena do que qualquer momento de brilho ou "justiça" e vingança nossa.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não seja como eu.
No FicciónEstamos juntos neste mundo hostil, sendo constantemente atingidos por críticas e, muitas vezes, vãs filosofias. Quero por meio deste te mostrar que Deus tem planos grandes e incríveis para você, apesar de tantas dificuldades que surgem; confie! Junt...