Capitulo 1

38.7K 1.2K 30
                                    

Meu nome é Helena, mas conhecida como Lelé. Minha imaginação sempre foi... como posso dizer? Acho que, aflorada. Minha mãe sempre leu contos de fada para mim e pro irmão. Como minha mãe era professora do ensino infantil, sempre incentivou a leitura e os estudos. Já meu pai era biólogo e através dele, sempre tive contato com a natureza.

Minha infância foi sempre regada de brincadeiras, gritaria, alegria, choro, quedas de bicicleta, animais, muitos amigos, ir à escola e principalmente atenção e compreensão de meus pais. Fui sempre muito muleka, curiosa, mas também muito estudiosa.

Desde pequena eu amo desenhar. Quando eu era uma adolescente do Ensino Médio desenhava meus professores, colegas e os garotos que eu achava gatinhos.

Uma questão me atormentava no fim do ensino médio: Qual a faculdade eu deveria fazer? Então decidi que teria uma profissão que envolvesse o desenho. Pensei em artes plásticas, arquitetura, sei lá. Estava cheia de dúvidas, até que minha amiga Tici me falou de um curso que muito me chamou atenção.

- Lelé, descobri um curso que você vai adorar! (Tici fala empolgada)

- Que curso?

- Eu estou saindo com um carinha que cursa Design Gráfico e acho que tem tudo a ver com você.

- Não conheço este curso.

- Os alunos deste curso fazem revistas, capas de produtos, embalagens, etc. Eles passam a semana inteira desenhando. Bem sua cara! (Risos)

Decidir conhecer mais sobre o curso e me apaixonei. Atuar em áreas como editoração de livros e revistas, criação de logotipos, desenho de sites, criação de vinhetas para televisão, seria maravilhoso. Era o fim da minha angústia! Existia um curso para pessoas que querem desenhar. Então entrei na FEBASP.

No primeiro dia de aula da faculdade você acha que a sua vida vai mudar, que agora você é dona do seu nariz e vai fazer o que bem entender. Sexo, drogas e rock and roll. Até chegarem as primeiras provas.

Um dia você acorda e se dá conta de que o tempo está passando e a faculdade já está chegando ao fim. Então as coisas começam a se apertar, o dia parece ter apenas 12 horas. Você agora faz estagio, faz faculdade e ainda precisa arrumar tempo pra família, namorado, amigos e diversão. Não há quem aguente. Às vezes toda cafeína do mundo não parece suficiente, a preguiça bate, a vontade de acordar pela manhã e se arrumar diminuí. Então você passa a ir trabalhar de calça jeans e moletom. Quanta tristeza, mas o fim está próximo e isso anima. Se tem uma coisa que eu aprendi, nestes 4 anos de faculdade, é que todo esforço vale a pena se a gente está chegando próximo aos nossos objetivos.

Não vou mentir: não é facinho, não é só diversão. Quero dizer, a menos que você pretenda pegar DPs e se formar em 6 ou 8 anos... Porque quando você quer que tudo acabe o mais rápido possível e da maneira menos dolorida, você se joga na coisa e valoriza cada mínimo, para poder se olhar no espelho e falar pra si mesmo "EU SOU FODA!".

Depois de formada já sabia em que eu queria trabalhar. Hoje com 26 anos, trabalho na F&G Comunicação. Sou designer, mas já trabalho aqui desde que me formei e fui subindo cada degrau. atualmente sou Diretor de Arte, que tem a função de passar pro papel o conceito de uma ideia. Tento pensar que é como se fosse um quadro, uma pintura, um filme, só que com um prazo apertado...Talvez seja esse o grande desafio do diretor de arte... PRAZO, PRAZO!!!!

Amo o que faço e onde trabalho, porem a empresa foi vendida. O dono foi muito transparente ao explicar aos funcionários que ele tem outros negócios e que o dinheiro da venda será aplicado neles. Bem, aí acabam os problemas do dono e começam os nossos. O dono nos disse que não pode garantir que o comprador, seja ele quem for, irá manter todos os funcionários. Só que assim que o Sr. Fernando nos disse tudo isso, faz um mês, todos nós colocamos nossos currículos no mercado, por via das dúvidas.

Doce saborOnde histórias criam vida. Descubra agora