Maratona 08/10
Hoje é sexta-feira e vamos ter uma palestra na escola, eu odeio essas coisas então planejo dormir e por isso depois que chegamos do intervalo e vamos para o ginásio eu me encosto em Theo que está sentado ao meu lado, as meninas estão atrás de mim e Ken que esta do meu outro lado segura minha mão, fecho meus olhos tentando relaxar e é quando o professor de educação física.
- Oi pessoal - ele sorri e todos respondem - Eu andei conversando com a enfermeira Jéssica andamos conversando com o diretor e achamos que seria interessante falar com vocês sobre algumas doenças - todos ficam em silêncio e eu volto a fechar meus olhos - Elas são depressão e ansiedade, doenças sexualmente transmissíveis e distúrbios alimentares - abro meus olhos olhando para baixo onde ele está - Hoje temos a visita de um médico especialista em distúrbios alimentares, eu peço respeito e que todos prestem atenção.
Olho para o médico que fica no centro da quadra, um telão está atrás dele e ele ômega se apresentando mas eu não presto atenção, minha atenção está em Jéssica que está num canto com alguns professores, ela olha para mim e sorri e eu sinto meu coração acelerar, não sei o porquê disso pois não tenho problema nenhum mas mesmo assim sinto meu coração batendo em meus ouvidos.
Tudo o que o médico fala aparece no telão de maneira simplifica e todos ficam em silêncio prestando atenção, engulo em seco levantando minha cabeça e não percebo quando minha respiração começa a acelerar.
- Tudo bem? - Theo me pergunta preocupada e balanço a cabeça.
- Só um pouco de dor de cabeça - olho para o lado e pego olhar sério de Ken em mim - Oque foi?
- Nada - ele sorri e volta a olhar para a frente.
- A anorexia e a bulimia são transtornos alimentares, psicológicos e de imagem em que as pessoas possuem uma relação complicada com a alimentação, podendo trazer diversas complicações para a saúde da pessoa caso não seja identificada e tratada.
" - Enquanto na anorexia a pessoa não come com medo de engordar, apesar de na maioria das vezes a pessoa estar abaixo do peso ideal para a idade e para a altura, na bulimia a pessoa come tudo o que deseja, mas depois provoca o vômito pela culpa ou remorso que sente, com medo de engordar.
Apesar de serem semelhantes em alguns aspectos, a anorexia e a bulimia são transtornos diferentes, devendo ser devidamente diferenciadas para que o tratamento seja o mais adequado.
A anorexia é um transtorno alimentar, psicológico e de imagem em que a pessoa enxerga-se gorda, apesar de estar abaixo do peso ou no peso ideal e, por causa disso, a pessoa passa a ter comportamentos muito restritivos em relação à comida, como por exemplo:
Recusar comer ou exprimir um medo constante em ganhar peso;
Comer muito pouco e tem sempre pouco ou nenhum apetite;
Estar sempre de dieta ou conta todas as calorias dos alimentos;
Praticar regularmente atividade física com a intenção apenas de perder peso.
Quem sofre desta doença, tem tendência para tentar esconder o problema, e por isso vai tentar esconder que não come, fingindo algumas vezes a ingestão de alimentos ou evitando almoços de família ou jantares com amigos, por exemplo.A bulimia é também um transtorno alimentar, no entanto nesse caso a pessoa quase sempre tem o peso normal para a idade e altura ou está ligeiramente acima e deseja perder peso.
Normalmente a pessoa com bulimia come o que tem vontade, no entanto depois acaba por possuir sentimento de culpa e, por isso, pratica atividades físicas de forma intensa, vomita logo após as refeições ou faz uso de laxantes para evitar o ganho de peso. As principais características da bulimia são:
Desejo de perder peso, mesmo quando não precisa;
Vontade exagerada de comer em alguns alimentos;
Prática exagerada de exercício físico com a intenção de emagrecer;
Ingestão exagerada de alimentos;
Necessidade constante de ir sempre ao banheiro depois de comer;
Uso regular de remédios laxantes e diuréticos;
Perda de peso apesar de aparentar comer muito;
Sentimentos de angústia, culpa, arrependimento, medo e vergonha depois de comer em excesso.
Quem tem esta doença, tem sempre tendência para tentar esconder o problema e por isso come muitas vezes escondido tudo o que se lembra, não conseguindo muitas vezes se controlar."- Eu preciso ir ao banheiro - falo para os meninos e me levanto.
- quer que a gente vá junto? - Nora pergunta e nego.
Saio de lá e corro para o banheiro sentindo meu peito apertar, porque eles colocaram isso? E logo depois de Jéssica perguntar se eu sabia oque era bulimia? Oque eles estão querendo insinuar?
- Jude - levo um susto com a voz de Jéssica e percebo que estava parada em frente ao espelho me encarando como uma louca - Tudo bem?
- Tudo - olho para ela pelo espelho e levanto uma sobrancelha - Veio atrás de mim?
- Você saiu, vem ver se estava bem - semicerro meus olhos para ela e me viro cruzando meus braços.
- Ou veio ver se eu estava forçando um vômito? - pergunto com raiva.
- Jude eu...
- Você o que? - dou um passo na sua direção - Eu sei oque você está tentando fazer e eu não vou aceitar.
- Jude - ela tenta pegar minha mão mas não deixo - Eu só estou querendo ajudar.
- Eu não estou doente - falo dando ênfase em cada palavra - Eu não tenho um problema.
- Eu não posso ajudar se você não permitir isso - ela diz e bufo irritada.
- Eu não preciso de ajuda - aponto meu dedo para ela sentindo meu coração acelerado - Pare de se meter em minha vida, eu estou bem, entendeu?
- Ok - ela morde a parte interna do lábio e bufo saindo do do banheiro.
Saio tão irritada que acabo esbarrando em Ken que me segura pelos ombros e se afasta para olhar em meu rosto.
- Oque foi? - ele vinha as sobrancelhas e suspiro.
- Nada - sorrio e ele me olha sério.
- Está acontecendo alguma coisa? - pergunta quando Jéssica sai do banheiro sem nem olhar para nós dois.
- Não.
Não tem nada errado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Três é demais
RomansaJude é completamente apaixonada por seus melhores amigos, ela ama tudo neles, desde suas diferentes personalidades até o amor pela música, que todos compartilham. A final como pode uma pessoa amar três pessoas ao mesmo tempo? E isso daria certo? E e...