Capitulo14.

3.2K 349 7
                                    

__Um tal de lorde Greville esta a porta e quer saber se as ladies Grambray estao em casa, para visita -las.
Clarissa ergueu a cabeça do encosto do sofa em que estava sentada e , piscando varias vezes, tentou ver por cima da figura do mordomo quem estava a porta.
__ Quem voce disse que esta ai , Foulkes?
Perguntou Lydia.
__ Lorde Greville.
O mordomo repetiu , com ar entediado.
Clarissa mordeu os labios e se controlou para nao parecer euforica demais .
Mowbray estava cumprindo o que prometera .
O primo viera em seu lugar .
De dedos cruzados , ela começou , intimamente , a rezar para que a madrasta nao o dispensasse e estragasse tudo.
Pela voz de Lydia parecia esta confusa:
__ Pensei que voce conhecesse lorde Grevillhe.
Clarissa entendeu a intençao.
Se ela ja tivera um primeiro encontro com ele , porque cargas d'agua ele a procuraria novamente?
__ Conheço .
__ Ele e um homem muito agradavel.
__ Sei!
Lidya nao pareceu muito convencida.
__ Poderia jurar que ouvi dizer que ele...
Assim que fez uma pausa , lady Havard que fora tomar cha com elas e acabara ficando para bisbilhotar um pouco , aparteou:
__ Tambem ouvi comentarios de que ele é meio farrista, Lydia, mas acho que e pura maldade .
__ Inveja , muito provavelmente .
__ Ele provem de otima familia e é bastante amigo do rei.
Clarissa entendia muito bem a razao de lady Havard encorajar Lydia a permitir as atençoes de Greville.
Não havia duvida de que era por causa do ciume que sentia de Prudhomme.
Mas para ela isso pouco importava .
So podia agradescer a interferencia da amiga da madrasta e , de respiraçao suspensa , ficou aguardando o veredicto.
__ Muito bem, Foulkes , faça -o entrar.
__ Pois nao ,milady.
Foulkes murmurou, retirando -se da sala.
Clarissa aguardava com impasciencia torcendo para que o truque desse certo e pudesse logo estar com Mowbray novamente .
Fez-se um subito silencio na sala , a espera de que Foulkes abrisse a porta e confirmasse que a senhora estavam.
__ Ora viva!
__ Deixe -me entrar entao!
Uma voz alegre reverberou.
O visitante continuou expressando, aparentemente sua satisfaçao de que estivessando , aparentemente, sua satisfaçao de que estivessem na residência, sem que Clarissa conseguisse entender o que dizia .
__ Ah, ladies!
As duas palavras foram pronunciadas calorosamente.
Clarissa endireitou o corpo que mantivera erguido , tentando ouvir o que o visitante dizia .
Lydia, demonstrando -se encantada , levantou -se para recebe -lo .
__ Lorde Greville , que gentileza sua vir nos visitar.
__ Ah, que nada , que nada.
__ O prazer e todo meu.
Cruzando a sala , ele se encaminhou para a anfitria e curvou -se para comprimenta -la com um beijo -mao.
Depois , voltando -se para o lado em que Clarissa estava sentada.
Ah, lady Clarissa , sempre encantadora .
__ Muito encantadora.
Tomando -lhe a mão , levou -a aos labios e a beijou , dirigindo -se entao a lady Havard .
__ Que prazer em ve -la lady Havard !
__ Que homem de sorte eu sou.
__ Tres lindas mulheres em uma unica sala.
__ Lisonja sua milorde.
Lydia derreteu -se .
__ Gostaria de tomar um cha?
__ Certamente , certamente .
__ Muito amavel.
__ Sente -se.
__ Obrigado.
Houve um momento de silencio , quando todos se acomodaram em suas poltronas , com excessao de Clarissa que nao havia se mexido do lugar , e depois uma troca geral de sorrisos.
__ Que surpreza , milorde .
__ A que devemos sua visita ?
Lydia perguntou se servindo -lhe Cha.
__ Dever?
Perguntou ele mostrando -se espantado.
__ Nao me devem nada.
__ Nunca cobro por mais prazerosa que seja.
Ele gargalhou de maneira quase feminina , fazendo com que Clarissa arregalasse os olhos horrorizada.
Deus do céu!
Ela era quase cega ;mas nao surda.
Esse homem tinha o mesmo tom grave da voz do primo.
Suas palavras tinham sido adequadas.
Nao era o mesmo lorde Greville que conhecera , disse a si mesma ao ouvir a reaçao alegre da madrasta e sua amiga a brincadeira dele.
Mas quem seria entao, perguntou -se .
Com certeza se aquele nao fosse o verdadeiro Greville , Lydia e lady Havardc, que tinham excelente visao , reconheceriam um intruso, mas nenhuma das duas se mostrou alarmada.
Tudo o que Clarissa podia pensar e que se tratasse mesmo de lorde Greville, fazendo uma encenaçao , embora nao conseguisse entender o porque de estar se comportando daquela maneira.
Francamente , ele mais parecia um almofadinha afeminado.
So quando isso lhe ocorreu , Clarissa se lembrou de ter perguntado a Mowbray se o primo nao era um libertino e te -lo avisado de que ,se fosse , a madrasta jamais permitiria que saisse com ele.
Estava claro que os dois haviam decidido sossegar os temores de Lydia com um verdadeiro desempenho de ator.
Clarissa maravilhou -se com a habilidade teatral de Geville falando em tom confidencial:
__ Na realidade , estou estreando minha nova casaca e meu novo chapeu , e estava curioso de saber que efeito causariam nas mais encantadoras damas de Lindres.
Apos dar a explicações, Alexssander levantou -se com uma porueta , para melhor exibir seu traje .
Lydia e lady Havard riram como duas meninas diante do galamteio e da exibição.
__ O que voce acha?
Ele perguntou , postando -se na frente de Clarissa .
__ Belo corte , nao?
Ela forçou os olhos , tentando captar algum detalhe da roupa, mas tudo o que via era um borrao branco .
Foi Lydia quem quebrou o silencio para salva -la do contrangimento.
__ Muito elegante , milorde .
__ Gostaria de ter o nome de seu alfaite para da a meu marido.
__ E notavel.
Lady Havard concordou.
Aparentemente satisfeito com os elogios , Greville voltou a sentar -se com um suspiro de satisfaçao.
__ Tento esta sempre na moda.
__ Gostaria tambem de combinar a camisa com as calças , o que as senhoras acham?
__ Soa perfeito.
Lydia murmurou indecisa , sendo endossada por lady Havard na .esma entonaçao de voz de quem nao sabe bem o que dizer.
Clarissa , porem , nao conteve a curiosidade.
__ De que maneira , milorde?
Grville explicou pacientemente, e Clarissa ergueu as sombrancelhas ao imagina -lo usando camisa e calças brancas combinando com a casaca da mesma cor .
Ele obviamente notou a expressao dela e mal disfarçou a voz de quem estsva se divertindo com a situaçao , tratou de esclarecer.
__ Mas achei que combinar tudo talvez fosse um pouco de exagero , por isso optei pela camiza preta .
__ Nao gosto de jogar dinheiro fora .
__ Naturalmente.
__ ficou muito bem assim , milorde .
Lydia disse como se estivesse muito a par das tendencias.

Duque Sombrio Onde histórias criam vida. Descubra agora