Capitulo 17.

3K 347 5
                                    

__ Chegamos.
Anunciou alegre a mae de Julian , abrindo a porta de um salao e fazendo -a emtrar.
__ Clarissa , apresento-lhe Mary .
Disse lady Mowbray ao fechar a porta.
__ Mary , esta e lady Clarissa Grambray.
Clarissa procurou ambientar , fixixando -os no vulto rosa que estava sentado proximo a lareira , e sorriu ao ser apresentada.
__ Ola Clarissa .
__ E bom conhece -la.
Clarissa sorriu novamente, confusa ao constatar que o proposito de lady Mowbray era de fato apreseta -la a irma de Alexssander .
Procurando disfarçar o desapontamento , ela disse:
__ Sinto muito o que aconteceu com seu tornozelo.
__Oh , não se preocupe esta tudo bem com ele.
Mary retrucou alegre.
__ Preciso fingir que esta torcido somente por esta noite.
__ Amanha de manha ele estara milagrosamente curado.
Clarissa arregalou os olhos e não conseguiu disfarçar cara de espanto , preocupando -se com a impressao que estaria causando.
Pelo riso espontanio de lady Mowbray , ela , sem duvida , achara graça e postando -se a seu lado , esclareceu:
__ O problema de Mary foi inventado um pouco antes de virmos para o baile ,quando Julian me pediu ajuda para afasta -la de sua madrasta .
__ Ele achou que Lydia dificultaria que voces se vissem.
__ E a senhora concordou em ajuda -lo?
Clarissa perguntou , incredula.
__ Mas e claro, meu bem .
__ Se julian esta interessado em voce , é com a maior satisfaçao que farei de tudo para ajuda -lo.
Clarissa hesitou por um momento e corou , antes de se atrever a perguntar:
__ Apesar do escandalo em que acabei envolvida, milady?
__ Creio que ouviu falar a respeito...
Seguiu -se um longo silencio .
Mas uma vez Clarissa desejou que pudesse ver suficientemente para poder controlar a propia Expressão.
Tomando -lhe as duas mãos nas suas, lady Mowbray disse, de maneira solene:
__ Ouvi falar , sim minha querida , sobre seu breve casamento com o capitao Fielding .
__ Em minha opiniao , porem , voce nao teve culpa alguma.
__ E sinceramente tambem não me importaria se tivesse.
__ Voce e a primeira jovem por quem Julian mostra interesse neste dez ultimos anos.
__ Ainda que voce tivesse matado o arcebispo de Canterbury , eu o ajudaria tambem.
Cheia de admiração , Clarissa estreitou os olhos na tentativa de enxergar melhor essa senhora que defendia com tanto ardor o filho.
__ Agora venha , querida .
__ Mary e eu ficaremos converssando aqui enquanto voce estiver com Julian.
Abrindo as portas francesas que davam para fora , passou o braço nas costas de Clarissa , incentivando -a a sair do salão.
__ Mas se Lydia...
__ Nos tomaremos conta de sua madrasta , nao se preocupe .
__ Lady Devereaux me devia um favor e fara o possível para mante -la ocupada enquanto for nescessario.
__ Se nao conseguir eu mesma me incumbirei dela.
__ Pode ir...
__ A menos que voce nao deseja se encontrar com Julian?
__ Claro que desejo .
Clarissa respondeu prontamente , ao sentir um certo receio na voz de lady Mowbray.
__ Bem , entao va.
Clarissa atravessou um corredor ladeado de cortinas e parou hesitante .
Não conseguia enxergar muito bem , mas pareceu -lhe haver uma trilha a sua frente .
Começou a caminhar insegura quando , dentre as arvores , surgiu uma sombra quando , dentre as arvores, surgiu uma sombra que se projetou em sua direçao.
__ Que bom que que voce veio!
Clarissa relaxou assim que ouviu a voz de Julian .
Sabia que ele nao permitiria que se sentisse insegura e sozinha na escuridão.
__ Entao sua mae deu um jeito de me separar de Lydia.
__ Parece que sim .
Disse ele , sorrindo.
__ Fiquei bastante surpreza de ela ter conseguido .
Clarissa confessou .
__E mais ainda ouvi -la dizer que nao se incomoda com o escandalo de que fui vitima.
__ Ah , e verdade , o escandalo...
Julian murmurou .
__ Voce precisa me contar o que aconteceu.
__ O Senhor nao sabe nada a respeito ?
Clarissa perguntou , preocupada.
__ Como sua mae disse que tinha tido conhecimento , pensei que o Senhor tambem soubesse.
__ De fato , sei o que me contaram , mas gostaria de ouvir de boca.
__ Ah , na verdade nao ha muito a contar.
Clarissa suspirou e comentou os detalhes de como fora ludibriada sob a alegaçao de que sua familia precisava de ajuda.
__ E esse capitao Fielding se dispos ele mesmo se casar com voce para ajuda -la a salvar a família.
Julian concluiu em tom caustico.
__ Pois e .
__ Eu pensei que ele estivesse sendo extremamente bondoso ate que mais tarde descobri toda a verdade.
A expressao de Clarissa era seria.
__ Nao bastasse o escandalo que causou , foi tudo muito cansativo.
__ Voce achou maçante casar?
Julian brincou , e Clarissa deu de ombros.
__ Bem , nada houve de casamento .
__ Ficamos na frente de um ferreiro negro, na presença de um outro casal dissemos :"aceito " e assunto encerrado.
__ E na noite de nupcias?
Julian chegou ao ponto que desejava, nao contendo a tençao na voz .
Clarissa fechou o cenho.
__ Nao houve noite de nupcias .
__ O casamento nao poderia ter sido anulado se tivesse havido.
__ Quer dizer que ele nem tentou se...?
__ Ele foi me procurar , sim, mas haviamos viajado muito e eu estava bastante exausta .
Clarissa abaixou a cabeça para esconder o rosto rubro.
Sentia -se muito embaraçada com esse tipo de questionamento .
__ Ele nao me forçou a nada .
__ Foi dormir em outro quarto e me deixou sozinha.
A tensao que Julian sentia da maozinha pousada em seu braço relaxou .
Clarissa o olhou indavativa , desejando , como sempre ,poder ver a expressão dele.
__ Fico feliz em saber.
Murmurou Julian , imediatamente acrescentando:
__ Nao que eu fosse culpa -la ou desmerece -la se o casamento tivesse se consumado .
__Mas fico muito contente de saber que nao se consumou.
Clarissa refletiu um pouco e suspirou.
__ A cidade toda pensa que sim e nao é?
__ Acho que e a opiniao que prevalece .
__ O fato de seu pai te -la levado para o campo para evitar o escandalo e compreencivel , mas mante-la afastada por tanto tempo suscitou não so esse boato , como tambem o de que havia sido gerado um filho , que voce estava criando no campo.
Clarissa ficou de queixo caido e voltou -se para ele horrorizada:
__ E isso o que todos pensam?
__ Talvez nao devesse ter lhe contato.
Julian pomderou , com evidente arrependimento.
__ Nao é melhor saber o que se passa do que ficar na ignorancia.
__ O unico problema é que não tenho como acabar com i diz -que -diz.
__ Acho nao que tem jeito mesmo.
__ Talvez a unica saida seja apreender a conviver com o falatorio e nao ligar para o que as pessoas pensam.
__ Sera que isso e possivel?
Clarissa perguntou , com ar triste.
__ Nao sei.
__ Voce se importa com que pensam ?
__ Voce me pareceu divertir -se tanto ao me contar sobre as atribulaçoes causadas pela falta de oculos que achei que nao ligasse para este tipo de coisa.
__ Normalmente nao ligo .
Ela concordou .
__ Mas so sei o que aconteceu e nao aconteceu.

Duque Sombrio Onde histórias criam vida. Descubra agora