Capitulo 6.

3.6K 394 14
                                    

__ Entao?
__ Ah, e verdade !
Alexssander dirigiu um sorriso a tia e tentou explicar ao primo:
__ Bem no fim do verao de 1710, Clarissa , entao com apenas doze anos , estava visitando uma amiga aqui em Londres...
__ Nao era uma amiga , era a tia dela , lady Smthson.
Corrigiu lady Mowbray, delicadamente.
__ E ela estava com quartoze anos nao com doze.
__ Mesmo?
Surpreendeu -se Alexssander.
__ Bem , de toda forma , pouco depois de sua chegada , um serviçal apareceu com uma mensagem , supostamente da criada da mae...
__ Do medico da mae.
Interferiu lady Mowbray.
Julian riu do embaraço do primo ao ser novamente corrigido , nao notando a expressao surpresa da mae ao ve -lo rir.
Voltando -se com um raro sorriso para ela , ele propos:
__ Como a senhora parece estar mais a par dos fatos talvez possa me explicar melhor que escandalo foi esse.
__ Claro meu querido.
Aparentemente Clarissa foi visitar a tia sozinha porque a mae estava doente na ocasiao .
__ Alias , ela veio a falecer poucos meses depois em consequencia dessa doença , e lorde Gambray casou -se com a atual lady Grambray , uma criatura das mais desagradaveis em todos os sentindos.
__ De todo jeito .
Lady Mowbray proceguiu.
__ Pouco depois que Clarissa chegou a casa da tia , apareceu o criado com uma mensagem endereçada a tia , supostamente do medico de lady Grambray .
__ Informava que a mae de Clarissa tivera uma piora e a expectativa era de que teria somente mais um ou dois dias de vida .
A carta fazia recomendaçoes para que a tia nao alarmasse a menina, revelando toda a gravidade do caso;devria apenas dizer a Clarissa que a mae precisava dela e fazer com que retornasse imediatamente pela mesma carruagem .
__Por mais tolo que possa parecer , foi o que ela fez.
__ Tolo por que?
Julian quiz saber.
__ A carruagem nao tinha identificaçao, faltava a insignia da familia.
Explicou Alexssander , ancioso por dar sua contribuiçao a historia.
Julian fez uma expressao de surpreza:
__ E a tia nao notou?
__ Ah, notou sim.
__ Ate perguntou ao criado.
Assegurou lady Mowbray.
__ Ele alegou que a roda da carruagem da familia havia quebrado ao passar por um buraco no caminho de Londres , que o obrigara a deixa -la para conserto a beira da estrada e alugar outro veiculo para termonar a viagem.
__ Esperava poder retoma -la na viagem de volta , se estovesse consertada.
__ Uma justificativa bastante plausivel .
Comentou Julian.
__ Bastante plasivel mesmo.
Lady Mowbray concordou, pensativa.
__ Ainda assim , a tia deveria ter pelo menos mandado uma criada com a jovem , ou fazer qualquer coisa para garantir seu bem estar .
__ Mas nao o fez .
__ Lady Smthson simplismente empacotou a garota e seus pertences e a despachou com o tal criado na carruagem.
__ Que nao deveria ser criado algum.
Julian concluiu.
__ Ah, era sim , so que nao a serviço da mae dela.
__ Mesmo porque nao a levou para casa, mas parou em Coventry.
__ La ela foi conduzida para uma sala reservada onde estavam o capitao Jeremy Fielding e a irma.
__ Fielding?
Julian espantou -se ao ouvir o nome, como se um sinal de alarme tocasse em algum ponto de sua memoria.
__ E. Esse capitao Fieding explicou que , na verdade , a mae estava bem , a caminho da recuparaçao, e que Clarissa havia sido chamada por causa do pai .
__ Contaram -lhe uma historia vaga de que os negocios dele tiveram uma subita reviravolta e que , embora houvesse a inteçao de ele encontra -la ali, precisava partir antes que ela disseram que lorde Grambray estava sendo perseguido por autoridades e que desejava que Clarissa fosse ao encontro dele.
__ Ele teria contratado esse tal de Fielding e a irma para elava-la em segurança.
A expressao de lady Mowbray denotava menosprezo a medida que prosseguia:
__ Naturalmente , Clarissa nao passava de uma criança e foi facilmente emganada ; ouso dizer que, de uniforme , esse capitao Fielding tinha uma figura elegante e imponente.
__ A garota foi sem protestar.
__ Viajaram por dois dias , supostamente desencontrando-se do pai dela aqui e ali,ate que chegaram a Carlisle onde o capitao deixou a irma e Clarissa sozinhas em uma estalagem e partiu sob a desculpa de que estava indo ao encontro de lorde Grambray.
__ Ao retornar, Fielding contou que a familia dela estava a beira da ruina e que a unica maneira de evitar a pobreza seria que ela se casasse com ele, o que seu pai desejava que fizessem imediatamente.
__ Como um casamento salvaria a familia da ruina?
Indagou Julian , franzindo a testa.
__ Nao sei ao certo.
Lady Mowbray voltou -se indagativa para Alexssander:
__ Voce tem conhecimento do que ele pretendia?
__ Creio que tem algo a ver com a herança que Clarissa receberia por parte do avo materno somente quando se casasse.
__ Uma vez casada , ela teria direito a herança , e as supostas dividas do pai poderiam ser pagas , salvando a familia.
__ Hum .
Todos permaneceram calados po um momento , e depois Julian perguntou:
__ Desconfio que esse Fielding se ofereceu como martir disposto a ajuda -la naquele momento de nescessidade.
Lady Mowbray assentiu com a cabeça , comentando com um leve sorriso ironoco:
__ Que bondade a dele, nao?
__ Muita !
Revidou Julian.
__ Entao eles partiram para Gretna Green.
Intrometeu-se Alexssander , em tom animado .
__ Casaram -se sem proclamas nem padre , diante de uma prostituta , de um ladrao e de um ferreiro, viajando , em seguida , para Calais em lua - de -mel.
__ As testemunhas foram o dono de uma taberna , um alfaiate e o ferreiro.
Corrigiu lady Mowbray em tom arido.
__ E eles nunca chegaram a Calais , foram detidos nas docas.
__ Minha nossa acrescentou com um toque de malicia.
__ E interessante como os boatos se misturam aos fatos , nao?
Julian achava graça como um olhar de lady Mowbray conseguia desconcertar o primo;procurando desanuviar rapidamente a tensao , perguntou:
__ Quem os deteve?
__O pai dela naturalmente.
__ Quer dizer, nao foi bem o pai .
__ Depois que a menina partiu , a tia recuperou bom senso suficiente para ficar preocupada com falta de identificaçao da carruagem e enviou uma mensagem a lorde Grambray , pedindo noticias da esposa e comentando seu temor de algo estivesse errado.

Duque Sombrio Onde histórias criam vida. Descubra agora