Culpado

230 29 9
                                    

∆ MULHER DE 49 ANOS SOBREVIVE A GRAVE ACIDENTE NA PISTA PRINCIPAL QUE LIGA NOVA PRIMAVERA A DOURADOS. ∆

- Olha aí, o negócio deve ter sido feio mesmo. Virou até manchete de jornal. Foliou as páginas enquanto tomava seu café preto, como de costume.
Como um homem ocupado, Antônio nunca lia as manchetes, seu maior interesse sempre eram as aplicações na bolsa de valores e as capitais mais populares de produção do soja, o carro chefe de sua riqueza. Mas, por alguma razão que nem mesmo ele era capaz de entender, a tal notícia do acidente tem permanecido na sua cabeça, desde a noite anterior. Talvez seja porque, perder Daniel nesse mesmo trajeto, tenha sido uma pancada forte demais.

[• Nova Primavera(MS), 2023 - 7 Meses Antes •]
- Nós fizemos todo o possível. Fizemos a cirurgia com toda a agilidade que conseguimos. Não havia muito a se fazer já que, Daniel tinha ferimentos fortes demais e por isso não resistiu. Lamentamos a perda de vocês. Revelou, deixando choque a todos. E fazendo daquela noite, um lugar sombrio, cuja sensação fria e desesperadora, Antônio sempre sentiria, cada vez que retornasse a essas lembranças. Pensamentos que machucavam tanto seu coração.

[• Nova Primavera (MS), 2010 •]
- Pai?! Eu acho que não sei como operar essa máquina que chegou. Parece tão complicado... O senhor sempre tem as maiores novidades do mercado. Sorriu, orgulhoso. Algo novo até pra mim que sou teu filho.
- É mais simples do que parece Daniel. Explicou. Você só precisa se esforçar um pouco. Vê só... Tirou o chapéu, enquanto guiava as mãos do filho adolescente, por todos os processos da nova colheitadeira. Você levanta essa alavanca e deixa que a máquina capte todo o soja que for necessário para o empacotamento. Depois fecha essa alavanca e aperta esse botão aqui. Entendeu?
- Sim. Sorriu, o sorriso mais bonito que o pai já tinha visto. Acho que eu entendi sim. Posso tentar sozinho?
- Vai com calma. Vai com calma aí que pode ser perigoso. Deixa eu te ajudar mais uma vez.
- Eu consigo pai. Tentou demonstrar boa vontade e interesse, contentando o pai. Deixa eu tentar.
- Ê menino teimoso. Suas palavras soaram quase como um elogio. Teimoso como a sua mãe. Admirou.

[• Nova Primavera (MS), 2023 •]
A essa altura, as lágrimas escorriam pelo rosto de Antônio. O homem que sempre segurava suas emoções diante dos filhos, não tinha mais porque esconde-las. A crescente saudade do filho era cada dia mais insuportável. Sua teimosia, garra e disciplina em tudo que havia se proposto a fazer durante sua breve vida de 29 anos, eram qualidades admiráveis. Mas, o homem, agora sozinho, lamentava não ter elogiado o jovem rapaz em vida. Sentindo-se culpado por toda a dureza com que tratou os filhos. Até nos momentos mais difíceis.

[• Nova Primavera (MS), 2011 •]
- Pai?! Gritou, o mais velho. Você tem que vir comigo pai. É o Daniel. Ele se machucou na colheitadeira. Correu, agora, junto do pai.
- A coruja piou um milhão de vezes diante da sua teimosia em não me escutar Daniel. Gritou, tentando esconder o desespero que sentiu ao encarar a mão ensanguentada do filho do meio. Eu não te disse pra não operar essa máquina sozinho? Você não entende quase nada do processo de empacotamento.
- Eu só queria te provar que eu era capaz pai. Reagiu, enquanto enrolava a mão quase inútil, em um pano. Que eu conseguia te ajudar. Que eu não era inútil.
- Eu vou avisar a sua mãe. Tentou se acalmar. Depois que você se recuperar dessa sandice, eu não quero mais você aqui na produção. Voltou a gritar. Entendeu né menino?

[• Nova Primavera (MS), 2023 •]
Tomado pela emoção e pela inquietação de todas as lembranças ao lado de Daniel. O fazendeiro retorna a página inicial e paralisa ao constatar o motivo de sua perturbação em relação ao acidente e corre para ligar a televisão, buscando obter mais informações.

∆ Irene La Selva, de 49 anos, esposa de um dos maiores produtores de soja do país, foi encontrada a alguns metros da pista principal. A vítima teve uma queda do precipício e foi encaminhada ao hospital Emílio Dantas, minutos após o ocorrido. Irene fazia uso do cinto de segurança, o que provavelmente tenha salvo sua vida. O carro, uma Porsche branca, capotou por volta das 18hrs da noite de ontem e... ∆

- Não é possível. Isso não pode ter acontecido. Procurou o chapéu. Eu vou lá. Eu vou lá ver a Irene. Isso é tudo culpa minha. Culpa minha. Repetiu. Enquanto batia a porta.

Antorene: The After Onde histórias criam vida. Descubra agora