Escrevendo#10 - Capa/Título/Sinopse

50 8 11
                                    


O trio parada dura

A maior parte do tempo da produção do seu livro você vai passar escrevendo/lendo/revisando, mas por favor não seja leviano ao trabalhar com um outro trio de sua obra.

Capa/Título/Sinopse

Eu sei que deve ter batido aquela preguiça na hora da sinopse ou então aquela raiva de sua capa não ter ficado boa.

Calma, eles também exigem paciência e atenção tanto quanto os seus capítulos e são essenciais para que seu livro seja lido.

- A bendita capa

Antes de mais nada, a primeira impressão de seu livro ficará a cargo da capa. Seja aqui ou nas prateleiras de qualquer livraria os potenciais leitores são fisgados por ela.

Estilo: Um dos primeiros passos para a confecção da capa e estabelecer o estilo. Vale uma pequena pesquisa antes, guiada pelo gênero da sua obra.

Histórias de fantasia sempre caem em cores mais brilhantes e viólaceas que representam a imaginação e sonhos. As românticas trazem cores claras e leves, por vezes apelando para corações, flores e casais. O terror e suspense apresentam-se em cores escuras e fortes, predominando o preto e apresentado ambientes abandonados, cadáveres, armas e sangue.

Imagem: A imagem de capa deve ser sempre na vertical e condizente com o estilo. Um campo florido e pessoas sorrindo não seriam apropriados ao terror.

Recursos: Para você que não sabe fazer capas, o Wattpad está cheio de livros voltado a pedidos. Basta pesquisar e optar por um deles.

Para você que gosta de fazer suas próprias capas deixo a indicação do livro da Sarah Brust(bh_sarah).

Julgue um livro pela capa, sim é uma obra voltada para capistas que querem se aprimorar e também para você que quer ter mais noção dos conceitos para não escolher errado a capa do seu livro. Lá ela trabalha a fundo cada detalhe disso. Super recomendo a leitura.

- Batizando seu filho

Você já deve ter visto o quanto uma discussão da escolha do nome de uma criança pode ir longe. Que tal juntar nossos nomes? O nome da sua avó era lindo. Prefiro algo mais simples.

Demora chegar a um consenso.

Com seu livro não vai ser diferente, então fique com essas dicas para facilitar o processo.

Faça uma lista: Primeiro de tudo selecione todos os nomes que você pensou e faça uma lista com eles. Pense em palavras chave. Pode até adicionar ao seu diário de escrita. Aos poucos, vá cortando-os, alterando-os até encontrar o que seja mais perto daquilo que você quer.

》Dispense trivialidades: Antes de tudo pense nas coisas principais da sua história. Algo que ligue os personagens ou que possa expressar no título a ideia central da sua obra.

Exemplos:

Sobre o que é: A Seleção, Clube da Luta.

Alusão: A Maçã da Perdição, Tartarugas até Lá Embaixo

Metáforas: O Silêncio dos Inocentes, A Dança da Morte

Incluir Nome de Personagem: Kubo e as Cordas Mágicas, As Aventuras de Timtim

Protagonista: Cinderela, Mary Poppins, Drácula.

Quando: 1984, Os Atentados de 11 de Setembro

Onde: Noites frias em Nova York, O amor mora em um prédio de São Paulo.

Características: O menino do pijama listrado

Declarações: Eu te amo, Beth Cooper, Eu nunca te quis.

Uma palavra: Divergente, Odisseia, Matrix.

Inove: Esqueça de O Irmão do Meu melhor Amigo, O dono do morro, o idiota do sei-lá-o-quê. Coisas que se você jogar na barra de pesquisa, vai ter aos montes. Busque a originalidade.

Séries: Se você vai escrever uma série de livros, esteja ciente de que você deve colocá-los no mesmo parâmetro, contextualizar. Seja com um título fixo com ligeiras mudanças, como em Harry Potter ou palavras associadas como na saga Crepúsculo. Em alguns casos é a arte da capa que cuida dessa contextualização, como em Jogos Vorazes no qual o Tordo e o design caracteriza o mundo da saga.

- Apresento a vocês...

Tenha em mente que a sinopse será o primeiro contato que seu leitor terá com a obra. Ele estará conhecendo a sua obra.

Esse será outro ponto crucial  para sua história ser vendida. Pense nos vários outros livros que estarão disponíveis e naquela pessoa que já passou pela sua capa e título, mas ainda precisa de mais motivos para começar o capítulo um. Parece meio dramático, mas é a verdade. Tenha um compromisso com a forma como seu livro será apresentado.

Eu já dei algumas dicas sobre a sinopse e não quero redundar, (Destrinchando#4) mas lembre-se de nunca deixar erros na sua sinopse, como primeira impressão isso é péssimo e saiba que não existe um manual de instruções para escritores, então crie novas regras e inove no que puder.

* Se você gostou desse capítulo e quer ver mais publicações nesse estilo, vote e deixe seus comentários. Se quiser deixe sugestões de temas para que eu possa trabalha-los nos capítulos seguintes.

Até a próxima😊😊😊

#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora