Entre as versões da sua obra, principalmente a primeira, podem surgir percalços que faz arrepiar os cabelos e tremer as pernas. O bloqueio criativo é um deles.
O bloqueio te impede de continuar sua obra e ainda pode te mostrar, de um jeito nada agradável, que você ainda não escreve como gostaria.Seus autores favoritos também já enfrentaram isso em algum momento, então respire fundo e fique atento a essas dicas que podem te ajudar a enfrentar esse grande bicho papão sem desespero.
Pausa
Dar um tempo, se afastar de sua obra pode ser essencial para vencer o bloqueio. Eu sei que você queria continuar, mas parar de pensar obsessivamente em uma saída pode trazer as soluções mais óbvias à tona. Converse com amigos, leia um livro fora de sua zona de preferência, escute músicas e assista coisas diferentes. Ignore seus problemas de escrita. Assim que se sentir animado outra vez, retorne e encare a página branca. Mas, cuidado. Pausas constantes podem te fazer perder o ritmo de escrita e em alguns casos perder toda a empatia que foi criada pela história e consequentemente abandoná-la.
Faça diferente
No início, você talvez ainda não conhece sua trama o suficiente para escrever um começo, o que acaba por trazer os bloqueios até que você resolva como a trama vai se encaixar. Tente começar pelo meio, pelo fim ou até pelo clímax. Alguns autores utilizam o truque da "última linha", onde escrevem a última linha e depois tentam chegar ali. Escreva o final completo se quiser e coloque ação para ver onde aquilo te leva. Faça o caminho de volta e continue a escrever.
Rotina
Estabeleça um horário para escrever e escreva nesse horário. Você pode até ter uma meta, sejam em páginas ou palavras, não pare até chegar lá. Marque no calendário, os dias que você cumpriu e não cumpriu. Parece até meio bobo, mas funciona muito. Vai ser difícil no começo manter a disciplina, mas com isso tudo vai ficando mais simples.
Avaliar
Observe os acontecimentos de sua trama e questione o que pode levar de um ponto ao outro, pense nos personagens. Quando se sentir preparado, volte a escrever.
Exercício: Técnica Pomodoro
Você conhece a técnica Pomodoro?
Bem, o primeiro passo é conseguir um despertador ou cronômetro e marcá-lo para tocar daqui a 25 minutos.
Durante esse período você deve estar 100% focado em escrever. Nada pode te atrapalhar.
Sabe no vestibular quando nos dão um limite de tempo para responder as questões. Muitos fazem tendo em mente que vão gerenciar o tempo, mas na verdade você só gerencia suas tarefas dentro desse tempo.
É aí que esse exercício é tão genial.
Ninguém têm tempo para escrever.
As pessoas criam esse tempo.
A técnica funciona em concentração máxima de 25 minutos. Não mais que isso.
Escreva um texto dentro desses minutos com a maior liberdade possível. Avise para as pessoas sobre o exercício e desligue o celular e simplesmente escreva.
Simplesmente escreva.
Repita mais algumas vezes e com o tempo você percebe que o seu time de escrita começa a mudar.
Realize o exercício e depois volte aqui para compartilhar a experiência.
** Há quem diga que criar playlists para o livro pode ajudar, não só para expandir sua obra, mas também para esse momentos de bloqueio. Escute as músicas escolhidas e pense em por que você as escolheu, em que parte de sua história elas se encaixam e escreva.*** Quero ressaltar que por muitas vezes a produção de uma obra é algo inconsciente. Quantas vezes você próprio não foi surpreendido por alguma revelação da trama?. Mesmo com a ideia fixa na cabeça é preciso passar por ela para entender o significado. Por isso, renda-se.
Foque-se naquilo que a obra quer de você e não no que você quer da obra.
――――――――
* Se você gostou desse capítulo, deixe seu voto e comentários. Se tiver alguma sugestão de tema, pode me dizer aí nos comentários também. Até a próxima😀😀😀
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
De TodoEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...