Dos aspetos de uma história, o arco do personagem é um dos mais fáceis de explicar, a nossa vivência é prova disso. Nenhum de nós é a mesma pessoa que era aos 3 anos e, daqui a 20 anos, seremos pessoas diferentes. De uma forma muito simples, o arco do personagem explica-se da seguinte maneira:
- Um ponto inicial, onde nós conhecemos o personagem e temos uma ideia de suas camadas internas.
- Um portal por onde o personagem precisa passar, geralmente relutante.
- Um incidente que impacte suas camadas.
- Uma perturbação profunda.
- Um momento de mudança, as vezes através de uma epifania.
- Um resultado.Essencialmente, o arco é o crescimento emocional ou psicológico, transformação e desenvolvimento de seu personagem.
O arco mantém a tensão na narrativa, essencial para gerar imersão e envolver o leitor.
O tumulto interno do personagem, o fato de que o arco do personagem irá botar em cheque tudo aquilo que ele acredita, também ajuda a exteriorizar o conflito.
Por isso é importante saber quais são os medos e falhas de um personagem, para criar os obstáculos que serão mais eficientes para provocar a sua transformação.
O arco pode ser dividido em três tipos:
Positivo: Arco tradicional da jornada do herói. O protagonista precisa crescer e melhorar para enfrentar a força antagonista. Normalmente termina com um final feliz.
Negativo: Arco comum das tragédias. Geralmente começa com um momento estável para o protagonista, até que tudo sai dos trilhos. Ladeira à baixo e tende a ter um fim triste.
Neutro: Típico de tramas investigativas. As personagens não possuem arco dramático. Ao fim da história eles são o que eram no início.
Lembre-se de também colocar o seu vilão sob a perspectiva do arco. A partir do momento que você compreende-lo como um ser fora da regra do "Preto e Branco", ele se tornará mais marcante e real. A mesma coisa vale para seu protagonista.
Como a jornada se relaciona com o arco?
Ambos os tópicos coexistem em uma obra. Se você quiser relembrar e completar o pacote "Construção de Trama", o Escrevendo#3 merece uma releitura.
A Jornada seria o aspecto exterior. Traria os acontecimentos que teriam uma relação com o Arco, formulando o lado interno da personagem.
O autor Christopher Vogler usou os tópicos da Jornada do Herói e os relacionou com os momentos do arco de personagem.
Salve esse esquema em algum lugar a vista dos olhos sempre que estiver escrevendo. Se sobrar alguma dúvida deixe aí nos comentários que esclareço assim que puder.
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
RastgeleEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...