Escrevendo#20 - Gênero

40 7 13
                                    

Percebo que uma grande dúvida paira nos escritores na hora de categorizar a sua obra. Conforme o tempo avançou para a literatura, os gêneros se misturaram e até subgêneros foram criados.

Esse capítulo é para você que está na dúvida sobre o gênero de sua história e também para quem deseja conhecer melhor as definições de cada um deles

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Esse capítulo é para você que está na dúvida sobre o gênero de sua história e também para quem deseja conhecer melhor as definições de cada um deles. Vou trabalhar tanto as categorias que estão presentes no Wattpad quanto alguns outros que encontrei em minha pesquisa.

Ação: O enredo envolve dinamismo, onde os personagens estão sempre se colocando em risco para vencer, salvar ou descobrir informações. Esse gênero esteve sempre vinculado a espionagem em geral.

Aventura: Reflexão heroica de combates e explorações que colocam os personagens em situações perigosas. Geralmente, sempre se apoiam em uma jornada.

Biografia: Relato geralmente autoral de experiências e histórias da vida de algum indivíduo.

Conto: Caracteriza-se como uma história curta que geralmente tem seu desfecho em cima de um clímax. Os contos podem ser spin-offs de uma história já contada ou dos personagens em outras situações. Livros com coletâneas de contos também se encaixam aqui.

Clássicos: Obras escritas por autores clássicos como Machado de Assis e Jane Austen. Ou seja, é difícil obras originais aqui na plataforma com esse gênero.

Diversos: Tudo aquilo que não tem enredo ou história, se encaixa aqui. Podendo ser rants( opiniões ou ódios pessoais), livros de concursos, brincadeiras, horóscopo, frases, música, cinema, indicações, guias... enfim, o entretenimento da literatura.

Ensaio: Localizado entre o lírico e a didática, nele o autor apresenta seus conceitos, filosofias ou opiniões sobre determinado tópico.

Ensaio: Localizado entre o lírico e a didática, nele o autor apresenta seus conceitos, filosofias ou opiniões sobre determinado tópico

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Espiritual: Caracterize seu livro aqui, somente se ele for recorrente à religião, independente de qual seja. Essa obras contam com alegorias religiosas ou relatos da ação de Deus( ou qualquer deidade) em suas tramas.

Fábula: Estilo fantástico comprometido apenas com o imaginário. As personagens são em sua maioria, animais ou artefatos e a intenção é difundir mensagens de cunho moral.

Fanfic: Histórias baseadas em diversos personagens já existentes, geralmente escrito pelos fãs dessas mídias. A imagem, nome e personalidade desses personagens não são alterados, ou seja se sua obra figurar qualquer desenho, videogame ou filme ela deve ser categorizada em fanfic.

Fantasia: Compõe fenômenos sobrenaturais inexistentes, com elementos mágicos como chave de enredo. Trata-se de fadas, trolls, duendes e quaisquer criaturas que configuram como fantásticas.

Feminina: Obras que vivem dentro do universo feminino e majoritariamente são escritas por elas. Com um enredo que as empodera e que de vez em quando flertam com a comédia. Os eróticos com essa temática também se encaixam aqui.

Ficção adolescente: Nesse gênero se encontram obras que tratam diretamente a história de adolescentes, sejam acontecimentos reais ou fictícios, geralmente trata de uma relação amorosa entre as personagens.

Ficção científica: Obras fruto de especulação que retratam eventos futurísticos ou tecnológicos que causam impacto na sociedade.

Ficção geral: Esse tipo de obra se baseia em fatos, mas ainda mantém um cunho fictício.

Ficção histórica: Acontece quando a obra aborda acontecimentos ou fatos históricos. Apesar de um enredo fictício, a história se compromete com o contexto apresentando cultura, política e demais condições sociais correspondentes.

Lobisomem/Vampiro: Apesar de estarem dentro do Paranormal, o Wattpad decidiu separar um lugar especial para essas criaturas e as tramas que giram ao redor delas. Mas, se por exemplo, essa figuras forem apenas secundários ou figurantes na sua história, ela deve ser categorizada em fantasia.

Mistério/Suspense: As indagações são o ingrediente chave para essas obras. Policiais, detetives, assassinatos e desaparecimentos são elementos que as identificam. O suspense nunca para mantendo o leitor instigado a continuar a leitura.

Não-ficção: Ao contrário dos demais subgêneros da ficção, sempre é algo que aborda experiências reais

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Não-ficção: Ao contrário dos demais subgêneros da ficção, sempre é algo que aborda experiências reais. Aqui se encontram as biografias, ensaios, ensinamentos ou memórias sobre alguns indivíduos.

Novela: Narrativa mais concisa que o romance e maior que o conto. Apresenta poucas situações. O Alienista de Machado de Assis é um dos exemplos.

Paranormal: Aborda somente eventos sobrenaturais e criaturas como anjos, demônios, fantasmas ou demais criaturas que possuem esse traço. Não confundir com Terror.

Poesia: Possui uma estética em versos e abordam o eu-lírico, capazes de despertar sentimentos nos interlocutores.

Romance: Envolve um enredo de longa duração com muitas tramas e personagens. Esse gênero não é caracterizado por possuir uma relação amorosa entre personagens, ok?. Ou seja, não é uma peça chave para o gênero. Esse tipo de história é sempre brindada com muito drama.

Terror: Essa gênero não envolve ameaças sobrenaturais e sim, suspense e terror psicológico. O mal não é nenhum ser místico, mas sim o próprio humano.

Fique atento a classificação da sua história. O Wattpad pode reportar a você se por acaso houver algum erro e, agora que você já viu a lista, se perceber alguma história por aí na categoria errada, informe ao autor. Seja um #Leitor Solidário.

Ainda teremos dois capítulos que tratarão sobre os gêneros. Um sobre subgêneros e outro sobre o preconceito literário.

#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora