Acho que não consigo fazer uma introdução decente hoje. Já apaguei essas linhas aqui treze vezes.
Violência doméstica sempre foi um dos assuntos que mais mexeram comigo, principalmente por ter vivido casos como esse e levar comigo uma experiência literária marcante com essa temática. Para quem leu os capítulos de perfil literário sabe bem do que estou falando.
Collen Hoover traz consigo uma bagagem de lembranças doloridas e transforma É Assim que Acaba em uma ode sobre a quebra do silêncio e as verdades nuas e cruas.
Pontos negativos:
Instalove: Acho que essa foi a coisa que mais me incomodou na obra. Apesar de dar uma dimensão da superficialidade da construção de alguns relacionamentos, isso sempre me tirou do sério em livros de romance.
Mas o que é o instalove?
Nada mais, nada menos que o amor instantâneo. Te vi, já te amo.
Eu não sei definir muito bem o porquê de isso ser aplicado nas obras. Talvez para elevar o que seria apenas uma atração física ou mesmo uma referência àquelas ideias de predestinação.Relacionamentos são forjados. Em uma realidade de vigilância epistemica(ou pelo menos é o que se espera) é difícil acreditar ou mesmo levar a sério o instalove.
Além de que é muito mais divertido acompanhar essa construção de relacionamento. Ver um dos lados ceder, se compreenderem. Fazer o leitor realmente entender o que aquelas personagens são é do que são feitas.
Em É Assim que Acaba o instalove não é algo que é aprofundado a ponto de a protagonista virar uma boboca que só enxerga o amado, mas é algo que paira entre os dois. É bom ver que aos poucos os laços vão se estreitando depois. Talvez por ser um pouco ferrenho com romances, isso me saltou com mais facilidade, mas é algo que é esquecido devido a leitura que te agarra para não soltar mais.
Esse não é o maior caso da literatura, mas já aproveito para dizer que vocês esqueçam a ideia do instalove. Deixem a preguiça de lado e vamos desenvolver esses casais aí, por favor! 🙌
Pontos positivos
Fluxo narrativo: Livros que mesclam momentos do passado com o presente do protagonista não são uma novidade literária. Entretanto, É Assim que Acaba consegue dar um show quando o assunto é não perder o fio da meada.
Utilizando de um recurso também muito utilizado, de trazer esse passado através de documentos escritos( literariamente conhecido como narrativa epistolar), Lily Bloom rememora os fantasmas de sua adolescência pelos diários que mantinha naquela época.
Geralmente, esses acontecimentos anteriores ao tempo em que a história é contada servem de um background para esse momento atual. Aqui Collen Hoover consegue trazer destaque para os dois períodos: o presente, com todas as suas expectativas e o passado com as incógnitas sobre as personagens que compõem o enredo.
A forma que a autora escolheu contar a trama dá a leve impressão de duas histórias acontecendo ao mesmo tempo.
Vale ficar atento a essa estética durante a leitura, principalmente se você quer implementar na sua obra.
O ciclo do abuso: Acho que a temática da violência doméstica consegue ser o ponto alto da história, principalmente pela forma limpa e crua com o qual a autora trouxe toda essa problemática.
Não há floreios, muito menos romantização. As personagens não vivem no superlativo e nem são megalomaníacos. São simples a princípio, poderiam ser eu ou você ali.
Com a aliança entre uma narrativa fluída e ágil, personagens bem construídos e enredo envolvente o livro oferece um retrato extremamente tocante e verossímil do ciclo do abuso.
Talvez eu gostaria de dizer que chorei horrores, mas isso não aconteceu. Nos últimos momentos do livro que trouxeram o fim da jornada da protagonista, um dos diálogos mais sinceros que eu já li e o momento mágico em que você descobre porque o livro se chama assim, uma lágrima solitária deslizou pela minha bochecha. Apenas uma, que não conseguia contar ao meu coração acelerado e ao turbilhão de pensamentos todos os significados que ela trazia consigo.
É um desses momentos que me lembram das páginas que já li e por que elas me salvaram... enfim, recomendo fortemente a leitura.
SOBRE O LIVRO:
————————
Acho que já deu para notar a experiência pessoal que tive com o livro. Bem, se você gostou da resenha deixe seu voto e opiniões nos comentários. Te espero no próximo capítulo.😀
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
De TodoEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...