Escrevendo#3 - Três Atos e Plot Points

81 18 2
                                    


Antes de mais nada deve-se conhecer o enredo, a coluna vertebral da sua história. Entender dele fará a escrita algo mais facilitado.

Primeiro, vamos a divisão baseada em uma estrutura de Três Atos que pode ser resumida pelo famoso começo, meio e fim.

Começo( Primeiro Ato): Tem o trabalho de apresentar o cenário, as personagens e o conflito, período esse que já lança as primeiras questões da trama. Além disso também serve para fisgar o leitor e não deve ser muito longo. Quanto menor, mais eficaz.

Ao final deve haver uma reviravolta( incidente incitante que será tratado mais à frente) que nos lança para o próximo ato.

Meio( Segundo Ato): É aqui que vem a parte mais difícil. Manter a atenção do leitor e preparar o terreno para o próximo ato.

Aparecem as subtramas e os personagens se aprofundam. Você também pode focar na trama principal e intensificar a tensão, crescendo os obstáculos.

A história pode pedir coisas diferentes, mas a união desses dois elementos enriqueçe mais a trama.

Ao final do segundo ato temos a reviravolta mais importante da história e um momento alto de tensão.

* Existe uma outra opção que é a divisão desse ato em dois. Duas reviravoltas consecutivas e opostas em tensão são implementadas. Aconselhado para suspenses e histórias longas.

Fim(Terceiro Ato): Inicia com o clímax, o confronto do herói e o antagonista. Ponto de tensão alta da história. Geralmente esse final está ligado a algum defeito do protagonista. Se é impiedoso, perdoará, covarde, arriscará a vida. Encontrará uma espécie de redenção.

Depois disso, as últimas respostas serão dadas e o leitor irá se despedir da trama.

No caso de uma continuação, lance um novo conflito sem nada que soe como um alongamento desnecessário. Outra maneira é deixar algum conflito em aberto, mas certifique-se de possuir um gancho forte para o próximo livro.

Pronto, essa é a divisão básica de uma trama. Mas nessa construção, existem eventos importantes que desalinham a história e provocam reviravoltas. Os Plot Points.

Incidente incitante

Como o nome já diz é o acontecimento que incita a história, o primeiro desequilíbrio. O incidente deve ser radical e também verossímil. Tudo deve preparar o protagonista para a jornada.

Usando o exemplo de O Ladrão de Raios, acontece quando Percy é atacado pela fúria, momento esse que culmina na viagem ao Acampamento Meio Sangue.

Ponto de virada

O protagonista aceita as mudanças do incidente e inicia sua jornada. É aqui que ocorre a transição do Primeiro para o Segundo Ato.

Continuando com o exemplo, acontece quando Percy já dentro do Acampamento Meio Sangue, entra na rotina e nas batalhas de um semideus.

Ponto culminante

Localizado no Segundo Ato, quando o protagonista conquista sua primeira vitória( ou derrota) importante. Deve ocorrer uma reviravolta aqui que tenha um vínculo com o final. Se este for "feliz" o ponto culminante deverá ser trágico e vice versa.

O protagonista e desafiado a agir, mas dessa vez conhece os riscos e decide desafiar a força antagonista conscientemente.

Ocorre quando Percy, um pouco depois de ter ganhado a caça a bandeira, descobre sobre o raio roubado de Zeus e entra em uma missão para recupera-lo e também salvar sua mãe que foi levada ao Mundo Inferior.

Clímax

Ao final do Segundo Ato, a história entra em um ponto alto de tensão. O clímax é a reviravolta mais importante.

O herói chega ao seu ponto mais baixo. Seus aliados morrem ou não podem ajudá-lo e se vê sozinho. Sabe que as chances são pequenas, mas decide desafiá-las com a determinação renovada.

Nesse caso, é quando Percy descobre o truque de Ares, mas continua focado em sua missão inicial mesmo que tenha que desafiar em batalha o deus que o sabotou.

* É importante ressaltar que esse é um padrão, mas que não é a única opção que você vai ter. O tamanho do livro pode requerer uma alteração no número de plot points, seja para aumentar ou diminuir.

** Quando o enredo é tratado em dois livros ou mais, os plot points devem ser reavaliados. Talvez no fim, seu protagonista recue ou descubra que aquilo foi apenas uma parte do plano do antagonista. A evolução virá nos próximos livros até que culmine no enfrentamento final.

————————

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

————————

* Se você gostou desse capítulo,deixe seu voto e comentários. Peço que se tiverem alguma dúvida é só perguntar e talvez eu faça um capítulo resposta. Bem, é isso. Até a próxima. 😀😀😀

#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora