Nesta lista, você vai encontrar filmes sobre escritores que seguem personagens através de algumas questões da vida real, como o bloqueio do escritor, o ciúme intenso entre os escritores e a loucura do gênio.
Alguns dos filmes acompanham romancistas e roteiristas da vida real durante as experiências que os levaram a escrever suas maiores obras etc.
Daria para fazer uma lista de 100 filmes, mas aqui hoje vou indicar apenas 12.
Aproveitando: coloque nos comentários qual é o seu filme preferido de escritor. Alguma adaptação que você adorou. Sim, também temos adaptações. Aliás, se quiserem uma lista reservada só para elas, talvez eu faça no futuro.
Vamos à lista de filmes sobre escritores!
1 – Sociedade de Poetas Mortos (1989)
Dead Poets Society é um filme de drama americano de 1989 escrito por Tom Schulman, dirigido por Peter Weir e estrelado por Robin Williams, na figura do professor de inglês John Keating.
Um professor que inspira seus alunos a olhar para a poesia com uma perspectiva diferente de conhecimento e sentimentos autênticos. O filme ainda se compromete a representar a relevância da literatura.
2 – Meia noite em Paris (2011)
Midnight in Paris é um filme de comédia romântica de 2011, escrito e dirigido por Woody Allen.
Durante uma viagem a Paris com a família de sua noiva, um roteirista nostálgico se vê misteriosamente voltando à década de 1920 todos os dias à meia-noite, onde ele encontra os escritores da geração perdida. Gente como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald.
3 – Capote (2005)
Capote é um filme biográfico de 2005 sobre Truman Capote (interpretado pelo grande Philip Seymour Hoffman), seguindo os eventos durante a escrita do livro de não-ficção de Capote, A sangue frio.
Neste filme, a partir do assassinato de uma família do Kansas, vemos Capote escrevendo um livro sobre o caso. Enquanto pesquisava para seu romance, o escritor forma um relacionamento com um dos assassinos, Perry Smith, que está no corredor da morte. E isso é representado com maestria no filme.
4. Janela secreta (2004)
Secret Window é um filme de suspense psicológico americano de 2004, estrelado por Johnny Depp e escrito e dirigido por David Koepp.
Neste filme, um escritor é acusado de plágio por um homem estranho, que então começa a assombrá-lo por “justiça”. A forma como esse assunto é trabalhado é muito interessante.
5. Louca obsessão (1990)
Misery é um thriller psicológico americano de 1990 baseado no romance homônimo de Stephen King de 1987.
Depois que um famoso autor é resgatado de um acidente de carro por um fã de seus romances, ele percebe que o cuidado que está recebendo é apenas o começo de um pesadelo de cativeiro e abuso.
6. Desejo e reparação (2007)
Atonement é um filme britânico de guerra de drama de 2007 britânico, dirigido por Joe Wright e baseado no romance de Ian McEwan.
A jovem escritora Briony Tallis, aos treze anos de idade, muda irrevogavelmente o curso de várias vidas quando acusa a amante de sua irmã mais velha de um crime que ele não cometeu.
7. Versos de um crime (2013)
Kill Your Darlings é um drama americano biográfico de 2013 escrito por Austin Bunn e dirigido por John Krokidas em sua estréia como diretor de longa-metragem. O título original ainda faz referência aquela famosa frase do meio literário: "Mate os queridinhos."
8. Ruby Sparks: A namorada perfeita (2012)
Calvin é um jovem escritor que está com bloqueio de criação. Depois de muito esforço, ele escreve sobre a garota de seus sonhos, Ruby Sparks. Para a surpresa dele, Ruby aparece magicamente em sua casa, e os dois iniciam um relacionamento. É muito bacana como o filme trabalha com o surrealismo.
9. Terra das sombras (1993)
Shadowlands é um filme biográfico britânico de 1993 sobre a relação amorosa entre o acadêmico de Oxford CS Lewis (interpretado Anthony Hopkins) e a poeta norte-americana Joy Davidman. Uma doença complicada que vai afetar essa relação.
10. Mais Estranho que a Ficção (2006)
Em Strange Than Fiction, um auditor de imposto de renda, mentalmente instável, ouve uma voz em sua cabeça e descobre que é o protagonista de uma história em que ele morre no final. Agora, seu objetivo é encontrar a autora da obra e convencê-la a mudar a trágica versão.
11. As Horas (2002)
The Hours narra a história de três mulheres de gerações diferentes cujas vidas são entrelaçadas pelo romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf: Clarissa Vaughn, uma editora nova-iorquina que prepara uma festa de comemoração pelo prêmio literário recebido por seu amigo de longa data, Richard, que sofre de AIDS, em 2001; Laura Brown (Moore), uma dona de casagrávida que tenta sustentar um casamento infeliz em Los Angeles, em 1950; e a própria Virginia Woolf, que vive no interior da Inglaterra com seu marido, em 1923, e tenta escrever seu livro enquanto sofre de depressão e é atormentada por ideias suicidas. O filme conta com um trio de peso: Julianne Moore, Meryl Streep e Nicole Kidman.
12. Ligados pelo Amor (2014)
Stuck in Love. Um escritor de sucesso, Bill Borgens, não consegue esquecer o passado e espiona sua ex-mulher, Erica, que trocou o marido por outro homem. Bill se torna tão obcecado pela ex-mulher que acaba criando problemas com sua nova família.
Esse filme dialoga com a importância do escritor para um texto. Não simplesmente como aquele escreve, mas o que ele entrega para aquelas palavras. Como toda a experiência do escritor impacta sua obra.
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
RandomEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...