#Curiosidades literárias

59 11 7
                                    

Quando começamos a estudar na escola sobre a arte da palavra escrita, não imaginamos as várias coisas que acontecem nos bastidores do mundo literário.

Separei um lugarzinho para apresentar algumas curiosidades sobre livros e autores marcantes da literatura. Algumas engraçadas ou sinistras, outras quase inacreditáveis, mas que você merece mesmo ficar sabendo.

————————

1. No início da carreira, o escritor George Bernard Shaw teve que ser sustentado pela mãe por que não conseguia vender seus livros.

2. O primeiro acidente de automóvel no Brasil foi causado pelo poeta Olavo Bilac. Ele bateu numa árvore em 1897.

3. O poeta português Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob diversos pseudônimos, cada um com um estilo e uma biografia próprios. Ente os pseudônimos adotados estão Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.

4. J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão e teve as ideias para o livros durante uma viagem de trem.

 Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão e teve as ideias para o livros durante uma viagem de trem

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

5. Virginia Woolf, Goethe e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.

6. Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Na velhice, confessou: “era mentira”. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.

7. O poeta chileno Pablo Neruda só conseguiu publicar seu primeiro livro, Crepusculário, depois de vender todos os seus bens para financiá-lo.

8. O primeiro romance do mundo foi escrito em 1007 por uma mulher, Murasaki Shibiku, A história de Genji conta as aventuras de um príncipe que procura amor e sabedoria.

9. Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico de pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.

10. Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. “Por quê?”, perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: “O motivo é simples: nós somos amantes.” Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: “Muito prazer, encantado.” Era piada. Os dois nem se conheciam até então.

11. O escritor de ficção científica Julio Verne voou apenas uma vez. Ele subiu em um balão em 1873.

 Ele subiu em um balão em 1873

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora