Olá, leitores. Preparem seus melhores trajes, que hoje é noite de baile.
Se apresse, os jovens já começam a encher o salão com seus vestidos trapézio e calças de cintura alta, batom boka loca nos lábios e relógios Casio nos pulsos.
Além de uísque Natu Nobilis e cigarros Carlton nos bolsos.
Aproveite a festa, mas fique de olho nos arredores. Se uma substância gosmenta começar a jorrar dos ralos, é melhor correr. Tipo, bem rápido.
DouglasLobo nos apresenta um conto sobre os impulsos juvenis e como eles podem se transformar em monstros fumegantes e sombrios, cavando seus caminhos debaixo da terra.
💄💄💄💄💄
PONTOS NEGATIVOS
Ritmo e vírgulas: Uma coisa que me incomodou durante a leitura foi o ritmo de certas passagens.
Por se tratar de um conto, é esperado o uso de frases mais ágeis e diretas afim de estabelecer cenários, personagens e problemáticas de uma maneira mais facilitada. Essa facilidade não tem nenhuma relação com a complexidade da trama, mas sim com os caminhos que o autor usa para que o leitor entre em contato com a sua história.
Na minha opinião, Baile de Formatura tem um leve descompasso em seu ritmo devido as vírgulas fora de lugar ou ao excesso delas em algumas ocasiões.
Por exemplo:
"Renata pulou da cadeira e, segurando Leonardo pela mão, disse, apontando com a cabeça para a pista, em uma área aberta do salão:
- Vamos."
" A dança, a música, as risadas - tudo isso criava barulho, alto o suficiente para abafar o murmurinho abaixo, no subsolo, onde as bebidas derramadas, no poço que se formava, começavam a borbulhar.
As vírgulas exageradas causam uma quebra no fluxo de leitura e podem obrigar o leitor a ler uma frase outra vez para que ela seja compreendida, o que pode comprometer a fluidez do texto.
- Uma dica preciosa para nunca mais errar no ritmo é ler os seus textos em voz alta. Através do som, essas quebras podem ser identificadas com muito mais facilidade.
- Opte pelas frases mais curtas. Como eu já disse antes aqui no Destrinchando, preferir frases longas não é errado, o problema é que elas podem dificultar o entendimento, são mais difíceis de ser pontuadas e exigem um cuidado redobrado com concordância.
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
De TodoEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...