#Perfil Literário

67 14 95
                                    

Olá, pessoas.

No capítulo de hoje, quero propor uma pequena interação com vocês.

Eu elaborei algumas perguntas para traçar as informações sobre o meu #Perfil Literário que vão desde livros a personagens. Vou responder cada uma delas e ficar aqui na expectativa pelas suas respostas.

As respostas podem ser no âmbito do Wattpad, então se tiver alguma preferência aqui na plataforma pode deixar aí também.

Aproveita e marque alguns amigos seus para que eles participem também. A intenção é socializar.

Foram 20 perguntas ao todo, então eu vou dividir em dois capítulos com 10 em cada. Eu fiz com todas as perguntas, mas ficou gigante.

Vamos lá, então...

1. Gênero de sua preferência.

Bem, eu sou muito eclético quanto ao gênero de livro. Leio de tudo. Teve uma época que eu torcia o nariz para o romance, já que tive algumas péssimas experiências de leitura, mas com o tempo eu me aventurei melhor pelo gênero e ele voltou a estar em minha lista.

Mas eu tenho um carinho especial pela fantasia e pela ficção científica já que foi através desses gêneros que eu estreei na literatura.

2. Gênero que você menos gosta.

Acho que não tem nenhum gênero propriamente dito que eu não goste. Eu até curto fanfics e teve algumas que eu me diverti muito lendo.

Hoje, eu leio mais os originais.

Mas um tipo de leitura que eu não gosto é o hot. Aquelas que tem representações gráficas e muito explícitas de sexo não são a minha praia.

3. Você tem alguma mania relacionada a leitura ou aos livros?

Eu costumo ler em qualquer lugar. Qualquer canto que der para sentar e ler, eu faço.

Por isso, quando eu posso comprar um livro físico eu levo ele comigo para todo o canto.

Eu também leio muito rápido. E eu aproveito muito bem o livro, pego os detalhes, mas meus amigos acham que eu leio muito, muito rápido.

Minha mãe diz que quando eu era pequeno e estava aprendendo a ler eu treinava em todos os letreiros e placas que eu via na rua. 😅😅😅

4. Você curtia as leituras obrigatórias da escola?

Sim. Eu gostava muito de ler os clássicos.

Ateneu, Vidas Secas, Iracema e Dom Casmurro, Cinco Minutos são os meus favoritos. Esses são só os nacionais, nessa lista também entra Orgulho e Preconceito, O Diário de Anne Frank, O Sol é Para Todos, Os Miseráveis, Dom Quixote e muitos outros.

Mas teve livros que achei difíceis. Acho que pela barreira gramatical e das palavras diferentonas, eu nunca entendia muito bem a história e só lia por obrigação mesmo.

5. Você lembra como foi sua iniciação a literatura?

Eu comecei na leitura pelos gibis. Zé Carioca e Turma da Mônica eram os que eu mais lia. Eu lia muito aqueles livros de crônicas e parlendas, também.

Com 12 anos eu comecei a investir nos mangás, mas foi nesse tempo que eu embarquei de cabeça na literatura e meu primeiro livro foi Percy Jackson e o Ladrão de Raios e mais tarde também embarquei na plataforma 9 e meia com o Harry Potter. Gosto muito das duas sagas.

6. Livro favorito.

Acho que uma leitura recente que me agradou muito foi Lua de Larvas da autora Sally Gardner.

Conta a história de um garoto disléxico tentando se encontrar em um mundo totalitário. A trama é rápida, envolvente e muito crítica acima de tudo( alguma hora sai Destrinchando sobre ela)

7. Um livro que você não gosta ou desistiu de ler.

É difícil eu abandonar um livro. Eu tenho uma política de não desistir dos livros, mas eu já quebrei essa regra algumas vezes. Poucas, mas já.

E uma delas foi com...

Crepúsculo.

A saga traz toda uma mitologia legal, mas os capítulos são muito maçantes e a Bella é uma personagem que se torna cada vez mais desinteressante conforme você avança na leitura.

8. Um livro que foi marcante para você.

A Mulher Que Ia Contra as Portas de Roody Doyle.

É um livro que trata sobre violência doméstica. O título é exatamente sobre o momento que perguntam para a protagonista sobre os machucados e ela responde que tinha batido numa porta.

Isso me marcou muito, principalmente porque eu tive casos assim na minha família.

O mais legal é que essa obra foi escrita por um homem. Ele conseguiu construir uma personagem muito realista.

Vou citar mais um: Todo Dia a Mesma Noite da jornalista Daniela Arbex. Sob uma escrita minuciosa, a autora nos apresenta várias perpesctivas para uma das madrugadas mais tristes para o Brasil: o incêndio na Boate Kiss.

9. Livro que te indicaram e você amou.

Acho que foi Quem É Você Alasca? do Jonh Green. Achei a escrita do autor muito tocante e me surpreendeu pelos assuntos que ele se dispôs a tratar.

Foi de lá que retirei um dos quotes que levo pra vida: " Saio em busca do Meu Grande Talvez".

10. Livro que te decepcionou.

Hum... deixe-me ver.

Acho que eu tinha muitas expectativas para Convergente da Veronica Roth. A saga é muito interessante a princípio, mas ela perde a força no final.

Eu não odiei o final nem nada, mas acho que alguns personagens foram esquecidos. Não é nem pelo fato da morte da Tris, mas tudo que acontece depois dela. Fora que a escrita decaiu um pouco no último livro.

―――――――――

* Espero pelas respostas de vocês. Até o próximo capítulo.😀😀😀

#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora