Preparados para mais uma fantasia?!
Eu ouvi um sim?
A obra de hoje é Espadachim de Carvão, do autor Affonso Solano e é um representante da fantasia nacional que vem conquistado seu espaço.
Pontos negativos
DESENVOLVIMENTO DO PLOT: Algumas partes da história são extremamente rasas, como por exemplo a presença da personagem T’arish, interesse amoroso da juventude de Adapak. Pelo menos nesse primeiro livro, a inserção dela é completamente desnecessária e se fosse eliminada não diminuiria a história em nada. Com isso, ao longo do livro, fiquei esperando o momento onde a personagem fosse voltar e salvar o dia. Não aconteceu.
O que fez minha experiência com o Espadachim de Carvão menos empolgante do que deveria é que na primeira metade do livro o autor da uma dica do que é o final e eu saquei logo de cara, mas fiquei esperando que isso fosse revelado antes e que o final se mostrasse outra coisa. Também não aconteceu. O livro termina exatamente no ponto onde o que eu descobri ali pela página 100 é revelado, mais de 150 páginas depois.
O que parece é que Affonso focou tanto no background que acabou pecando, pra mim, no desenvolvimento do plot do livro.
Pontos positivos
CAPA E EDIÇÃO: Eu gosto bastante da capa desse livro e ela trás elementos importantes da história, como a caverna onde Adapak é criado e o próprio, com suas espadas. Ela parece um reflexo da introdução a um mundo complexo e denso.
Cada capítulo começa com uma pequena ilustração no topo da página, porém acho que não foi suficiente. Senti falta de ilustrações maiores, principalmente da fisionomia de alguns personagens, já que são raças desenvolvidas para a história, o que dificulta ao leitor imaginar corretamente como são esses seres. E é claro, faltou um mapa. Livro de fantasia tem que ter mapa gente. Sério.
UNIVERSO: O universo criado por Solano é bastante único e o autor se preocupou em dar amplitude para que próximas histórias pudessem ser desenvolvidas. É muito legal observar o mundo crescendo diante de nós e desbravar por ele.
Agora quero ler o segundo livro, As pontes de Puzur e ver como a história vai se desenrolar nesse novo contexto.
RECONHECIMENTO:O Espadachim de Carvão vai ganhar uma história em quadrinhos, um vídeo game, trilha sonora e estátuas de colecionador. O que é muito legal, levando em consideração que autores nacionais nem sempre tem a visibilidade que merecem e raramente veem suas obras ganharem asas, é muito bom saber que Solano está tendo essa oportunidade.
SOBRE O LIVRO:
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
RandomEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...