O texto a seguir foi reproduzido do blog Vilto Reis. Resolvi compartilhar porque me identifiquei muito com o conteúdo.
📚📚📚📚📚📚📚📚📚
Escrever é ótimo, mas ser escritor às vezes exige paciência. Por ser algo não tão habitual no Brasil, as pessoas têm uma série de perguntas e colocações nada bem-vindas. Não à toa existem frases que todo escritor odeia ouvir.
Você já passou por isso?
Ouviu uma dessas frases?
Nessas situações há sempre duas respostas. O que você gostaria de dizer e O que você geralmente diz. Concorda?
Não é nada fácil.
Você sabe de quais frases estamos falando?
“Você deve ser inteligente” ou “Queria ter esse dom”
Como se tivesse caído do céu e você não se esforçasse em nada. Dá para aguentar? Você passou anos escrevendo, lendo manuais de escrita, frequentando oficinas literárias e fazendo cursos para escritores para ouvir isso?
O que você gostaria de dizer: Sim, não sou um mero mortal como você.
O que você geralmente diz: Se você soubesse o trabalho que dá.
“Nem parece que foi mulher que escreveu”
Deu. Simplesmente, deu. Estamos no século XXI e uma frase assim não cabe mais, certo?
O que você gostaria de dizer: **É que seu cérebro de ervilha não consegue entender que não é com o pau que se escreve.
O que você geralmente diz: Claro que parece. Você é que não parece entender de Literatura.
“Quando vai publicar seu primeiro livro?”
É a falta de conhecimento que as pessoas têm do mercado editorial. Não é nada fácil publicar um livro (e até estamos desenvolvendo um curso sobre o assunto), mas o escritor precisa se virar na resposta.
O que você gostaria de dizer: Você tem uma editora e vai me publicar?
O que você geralmente diz: Não é tão fácil assim.
“Se eu tivesse mais tempo”
Sim, com certeza está sobrando tempo para você, escritor. Você não tem família, não tem trabalho, não estuda e nem tem compromissos familiares, como todo mundo. E é só por isso que você escreve, não é mesmo?
E depois não sabem por que o escritor odeia ouvir esta frase.
O que você gostaria de dizer: Eu só tenho prioridades, meu querido. Se você deixar a preguiça de lado, também consegue.
O que você geralmente diz: Cada um faz o que gosta.
“Você escreve e trabalha com o quê?”
Outra opção é: “Você é escritor, mas qual é o seu trabalho de verdade?” Sabe o sangue subindo quando as pessoas perdem a chance de ficar quietas? Sim, este é o caso. Quando será que neste país escritor será reconhecido como uma profissão? Alguém pode ser ator ou músico, mas escritor não?
O que você gostaria de dizer: Você é idiota, mas trabalha com o quê?
O que você geralmente diz: Trabalho com as duas coisas. Sou escritor e também…
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
AléatoireEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...