Olá pessoal, se acomodem que outro Destrinchando está vindo aí.
O livro dessa semana será Temporada de Acidentes de Moïra Fowley-Doyle.
Uma dica: Ignorem o boneco de vodu perto da ponte, é melhor para todo mundo.
Confesso que quase desisti do livro, mas eu terminei a leitura mesmo assim. Dito isso, vamos as lições de hoje.
🍌🍌🍌🍌🍌🍌
Pontos negativos* Passagens meio arrastadas: O livro começa bem instigante, com um mistério se desenvolvendo e isso foi um prato cheio para mim. Há toques de realismo mágico que realmente cutucam o leitor. Contudo, na transição para o clímax houve capítulos que queria que acabassem logo, para que eu encontrasse aquela tensão que brindou o começou. Acabei achando esses momentos, mas demorou um pouco. Pelo menos para mim, faltou um pouco de ritmo nessa preparação para o final.
* Liberalidade: Talvez seja um costume na Irlanda, mas Cara e os amigos fumam obstinadamente(tanto cigarro, quanto maconha), bebem uísque e vinho em casa e saem para festas em lugares esquisitos. A mãe parece não se importar(o que provoca uma ironia imensa). Não estou dizendo que são personagens ruins por causa disso, mas os diálogos serão embalados a fumaça de cigarro e garrafas passadas de mão em mão. Acho que a autora poderia ter explorado outros elementos além desse.
Pontos positivos
* Suspense bem trabalhado: As perguntas aparecem logo de cara para o leitor e o mistério aumenta beirando a confusão, mas é isso que faz você continuar a leitura.
Que segredos as personagens escondem?. Nesse aspecto ele lembra muito o livro Mentirosos( E. Lockhart). Há também uma mistura de fantasia com realidade, que muitas vezes você não consegue discernir se aquilo é real ou é algo da cabeça da protagonista. Além disso, a autora abordou temas polêmicos de uma forma muito inteligente.
* Metáforas e comparação: O uso de figuras de linguagem pode adicionar muito ao seu texto, inclusive se forem usadas bem. A narrativa de Moïra é rica em metáforas e comparações, que dão profundidade e leveza as passagens e ainda tem um mérito de escapar dos clichês. Nada de " Escuros como a noite".
Se você tem dificuldade em usar essas figuras de linguagem, leia com atenção os trechos desse livro.
Sobre a autora: Moïra Fowley-Doyle é metade francesa, metade irlandesa e mora em Dublin com o marido, as duas filhas pequenas e um gato já velhinho. Sua metade francesa gosta de vinho tinto e livros macabros, daqueles em que todo mundo morre. Já a metade irlandesa gosta de chá e finais felizes. Temporada de acidentes é seu romance de estreia. (Adicionei aqui por que achei muito legal)
SOBRE O LIVRO:
—————————
* Se você gostou desse Destrinchando, deixe seu voto. Comente também sobre o que achou do capítulo. Se já leu, ou pretende ler essa obra e encontrou outras lições de escrita pode deixar aqui também. Até o próximo capítulo.😊😊😊
Ps: Gente, a periodicidade das publicações por aqui é meio bagunçada(entrar em consenso com o Barão dos Dados Móveis e a Senhora do Tempo, não é fácil). Mas quando houver esses longos períodos sem capítulos, compenso assim que puder.😃
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
AcakEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...