Destrinchando#30 - Os 13 Porquês

22 7 6
                                    

Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Wesley Souza. Sabe, aquele carinha que aparece uma vez por semana( às vezes duas) no seu quadro de notificações com resenhas meio fajutas? ( mas que nas últimas duas semanas deu uma sumida, desculpem por isso😳)

Pois é.

Mas não vim falar sobre mim. É sobre ela.

Que deixou para trás um cadáver e um monte de porquês. Deus sabe que eu queria que fossem apenas 13.

Mas não é nada te envolva

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Mas não é nada te envolva. Você não é responsável por alguém tirar a própria vida.

Eu acho.

Pontos negativos

Romantização: Penso que um dos maiores problemas que Jay Asher encontrou ao discorrer sobre o suicídio foi realmente a abordagem com o qual o fez.

A ideia das fitas deixadas por Hannah mostram um peso dramático gigante. Atiça o leitor a querer saber o que levou essa menina a se matar, mas por outro lado é um artifício que beira o sensacionalismo.

E a obra, principalmente a adaptação, encontrou esse mesmo contrapeso em sua recepção com o público.

Quando a série da Netflix começou a circular, pessoas afirmaram que o programa grorificava o suicídio e a ameaçavam de boicote. Em contrapartida, as ligações ao Centro de Valorização da Vida, que se propõe a conversas com pessoas que precisam de ajuda, cresceram muito durante a transmissão da primeira temporada.

É errado criticar a série? Sim e não.

É uma mídia adolescente que discute sobre temas como o suicídio e bullying sem tirar a verdade das situações abordadas, pode alcançar as pessoas e gerar reflexão. Mas a OMS(Organização Mundial de Saúde) acusou a série de desrespeitar algumas normas.

Ao abordar o suicídio é proibido: a) divulgação de qualquer documento que o suicida tenha deixado para trás; b) mostrar explicitamente o ato e a maneira do suicídio e c) culpabilizar alguém pelo suicídio. Coisas que a série faz sem medo algum.

Para pessoas que assistem e tem problemas com isso, a série pode ser um gatilho enorme e, em casos mais graves, incentivar aos atos da protagonista.

Acho que se autor abordasse a problemática de maneira mais limpa, a obra não receberia críticas tão mistas.

Deixar a narrativa em primeira pessoa através da Hannah e manter um mistério sobre o que seria esses porquês. Somente ao final o leitor descobriria que era sobre o suicídio dela. Talvez, não deixar explícito quais são eles funcionariam a trama tambem. Deixar o leitor descobrir por si só e no caminho, ver que eles são muito mais que treze.

Pontos positivos

Narrativa: A proposta de mesclar as fitas com a narrativa de Clay Jensen, seguindo essa coisa meio epistolar é muito boa. Além do quê, ouvir a voz de uma pessoa morta adiciona algo a mais nessas passagens.

O autor, Jay Asher, conta que teve a ideia durante uma visita a um museu que propunha um tour pelo lugar com a utilização de fones de ouvido com alguém explicando sobre cada uma das exposições. A temática do suicídio veio mais tarde quando uma parente próxima à ele, com a mesma idade de Hannah, tentou o suicídio. Que ao contrário da protagonista, sobreviveu ao incidente.

Esses e outros detalhes da produção da obra você pode encontrar no final do seu exemplar do livro, no apêndice 13 Porquês nas entrelinhas

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Esses e outros detalhes da produção da obra você pode encontrar no final do seu exemplar do livro, no apêndice 13 Porquês nas entrelinhas.

Tema: Os 13 Porquês quebram o velho método de ficção adolescente. Opostos que se apaixonam, cenas meio bobas e final açucarado.

É notável esse novo movimento de histórias que abordam essas temáticas diferenciadas e apesar dos problemas que eu já citei o livro é muito tocante de certa forma. Eu tive que tirar uns dias antes da minha próxima leitura para assimilar tudo o que eu tinha visto. Não posso negar todo o baque que essa trama traz para o leitor. Para você que ainda não se encontrou com ela, recomenda-se a leitura.

SOBRE O LIVRO:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

SOBRE O LIVRO:

#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora