Escrevendo#16 - Jornada do Herói

34 9 9
                                    


Joseph Campbell percebera através de muito estudo, os padrões existentes nos mitos da história humana. O fruto dessa descoberta foi o livro O Herói de Mil Faces que estabele um ciclo de doze passos do protagonista que ficou conhecido como jornada do herói.

----------

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

----------

1) Mundo comum: A vida normal do protagonista antes de a aventura começar.

2) Chamado à aventura: Um problema se apresenta ao herói.

3) Recusa ao chamado: O herói recusa ou demora a responder ao chamado, geralmente por medo.

4) Encontro com o mentor: O herói encontra alguém que o convença a responder o chamado. Recebe informação ou treinamento para iniciar a jornada.

5) Cruzamento do primeiro limiar: O herói abandona o mundo comum e entra no mundo especial.

6) Provações, aliados e inimigos: O herói é testado, encontra aliados, enfrenta inimigos e aprende as regras desse novo mundo. Essa parte compreende a maior parte da história.

7) Aproximação do objetivo: O herói obtém êxitos durante as provações.

8) Provação: É o maior conflito da história. Na maioria das vezes coloca em risco a vida do herói.

9) Recompensa: O herói enfrentou a morte, seu medo e por fim recebe uma recompensa - o elixir.

10) O caminho de volta: O herói inicia o regressa ao mundo comum. Às vezes não aparece e fica apenas subentendida.

11) Purificação ou ressurreição: Pode ser o reconhecimento do herói ou então um último teste antes do retorno para casa.

12) Regresso com o elixir: O herói volta para o mundo comum com o elixir. Ele nunca mais será o mesmo.

Para exemplificar, vou usar O Ladrão de Raios e como ele se encaixa nos 12 passos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Para exemplificar, vou usar O Ladrão de Raios e como ele se encaixa nos 12 passos.

1) Mundo comum: Percy Jackson é apresentado em sua vida comum.

2) Chamado à aventura: Não há exatamente um chamado, já que Percy é levado ao Acampamento Meio Sangue sem nem entender direito. Mas um bom exemplo disso é em Harry Potter quando o garoto recebe a carta de Hogwarts. Mas esse chamado fica subentendido quando Grover o apresenta para o mundo de semideuses.

3) Recusa ao chamado: Como não há o segundo passo, este também não se apresenta na história. Ainda em Harry Potter, esse papel é desempenhado pelo tio de Harry que o impede de ir a Hogwarts. A recusa em O Ladrão de Raios acontece bem mais tarde na trama quando Percy questiona tudo aquilo.

4) Encontro com o mentor: Acontece quando Grover chega a cabana em que ele e sua mãe estão e o leva ao Acampamento Meio Sangue.
* obs: Grover já aparece antes na história, mas ele só assume o papel de mentor nesse momento.

5) Cruzamento do primeiro limiar: Pelos bosques de Long Island, Percy atravessa as fronteiras mágicas do Acampamento Meio Sangue.

6) Provações, aliados e inimigos: No acampamento, Percy faz amigos e inimigos e descobre todo o conflito envolvendo o roubo do raio de Zeus.

7) Aproximação do objetivo: Percy, Annabeth e Grover chegam ao Mundo Inferior, enfrentam Hades e a mãe de Percy escapa. Eles voltam e Percy encontra com Ares, o deus que o sabotara e instalou o raio dentro da sua mochila durante a missão.

8) Provação: Percy trava uma luta com Ares e o derrota.

9) Recompensa: Percy devolve o raio a Zeus e impede a guerra no Olimpo.

10) Caminho de volta: Percy se recupera no Acampamento Meio Sangue e se prepara para voltar ao mundo comum.

11) Purificação ou ressurreição: Em O Ladrão de Raios o pacote é completo. Percy é recebido como herói por ter retornado da missão, mas também descobre que Luke, o filho de Hermes era o ladrão e eles lutam na floresta.

12) Regresso: Percy volta para casa sob a promessa de voltar no verão seguinte.

* Em toda regra existe exceções

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

* Em toda regra existe exceções. Acontece dos passos virem fora de ordem, como acontece em O Ladrão de Raios ou então se sobreporem a outros. Avalie a jornada do herói da maneira que convier a sua história.

** Os papéis são genéricos e muitas vezes não são pessoas. O mentor pode ser a carta do pai, por exemplo.



A leitora Samanthasanches recomendou esse vídeo aqui em cima que trata sobre a Jornada do Herói que é simplesmente um achado para quem quer entender o assunto. Fica aí a mídia de apoio e de novo o meu obrigado pela sugestão.

-------

* No próximo capítulo, continuaremos no assunto "Jornadas" e veremos como se relacionam com um outro tópico importante para a construção da trama: o arco de personagem.

Não percam!!!

#Destrinchando Onde histórias criam vida. Descubra agora