Olá, Sociedade!😃😃😃Cá estou eu para o nosso primeiro Destrinchando.
Preparem suas naves e sentem perto da janela para ver melhor.
O livro de hoje será...☝
As Lendas de Saas da autora BecaMackenzie, que está qualificado no gênero ficção científica.
Eis a capa:
A leitura foi concluída com louvor e encontrei algumas coisas importantes a pontuar na obra.
👑👑👑👑👑👑👑
Pontos negativos
*Construção de mundo: No prólogo, há uma espécie de tour pelo fantástico e por vezes traiçoeiro planeta que dá título ao livro. Nele há muitas informações específicas sobre o mundo de Saas. Eu gostei da abordagem, mas capítulos assim podem afugentar alguns leitores.
A apresentação de mundo deve ser feita aos pouquinhos e funcionar como pano de fundo da narrativa. Como escritor, você pode escolher o momento certo para dar essas informações e moldar as passagens para que nada seja forçado. Assim o seu leitor vai conhecendo-o, quase que inconscientemente, e se tornando confidente dele.
Pontos positivos
*Pensa num mundo rico!
Apesar do primeiro ponto, é no prólogo, principalmente, que temos uma noção da riqueza de detalhes e da bela construção de mundo criada pela autora. Os aspectos sociais, culturais e econômicos são bem apresentados e redigidos com maestria, transformando Saas em algo muito crível. Se você for ler, atente-se a isso durante a leitura.
Lembre-se também que seu leitor não precisa saber todas as informações sobre o mundo. Dê apenas o suficiente para se entender como ele se encaixa no enredo. Evite textos carregados. Siga o conselho de Ernest Remingway e " Elimine toda a palavra supérflua".
*Personagens muito humanos
Não tem como não destacar as personagens dessa história que, apesar de fictícias, são bem humanas. Não tem graça acompanhar um personagem "linha reta" que segue um único fluxo, por muitas vezes maçante e previsível.
Mas, isso não acontece em As Lendas de Saas. Todos tem seus altos e baixos, defeitos, qualidades e dúvidas. A frase na capa do livro, "Um mundo perigosamente humano", se faz valer durante a narrativa. Além disso, as personagens não ficam à mercê dos acontecimentos, acomodados por assim dizer, em várias ocasiões são as atitudes e decisões delas que fazem a história rolar, mostrando que não estão ali por um acaso do destino.
*Uso sensato dos recursos do Wattpad
No Wattpad é possível adicionar algumas mídias no corpo do seu texto, sejam imagens, gifs ou até vídeos do YouTube. A Rebeca utilizou dessa função para fortalecer ainda mais a sua escrita.
Em cada capítulo, havia uma imagem no início que estava associada a um ambiente ou personagem, além de alguns vídeos musicais que serviam para embalar a leitura.
Aliados ao texto, elas servem para criar sensações ou o clima que se quer transmitir no capítulo. Claro, a narrativa é boa por si só, mas as mídias aprofundam ainda mais os efeitos dela.
Por exemplo, leia o trecho a seguir:
Obs: não faz parte de As Lendas de Saas.
|O filhote atravessou o caminho dela na sala, colocando-se sobre as patinhas dianteiras. Parecia estufar o peito, ocupando o posto de sentinela da casa que cedia aos olhos brilhantes na cara felpuda e carinhos atrás da orelha. |
Agora junte com essa imagem
Eu ouvi os suspiros de vocês daqui!(kkkk)
Entenderam?!. A aliança do visual com a escrita funciona muito bem, mesmo se você não for muito fã de cachorros(gosto não se discute) espero que tenha compreendido.
FATO: No The Wattys, uma grande premiação da plataforma, existe a categoria de Narrativa Visual que é referente a obras assim que utilizam desse recurso para enriquecer mais o texto.
Mas, atenção: isso não significa que é para você jogar imagens no seu capítulo por puro efeito.
Fulana se olhou no espelho(imagem) e depois abriu o guarda-roupa(imagem), escolhendo um shorts jeans desbotado e uma regata azul marinho(imagem)
Use o recurso com sabedoria, valorizando também os seus textos. Você pode aproveitar outras coisas também, como: mapas e book trailer( ambos presentes em As Lendas de Saas), imagens de elenco, playlists e se possível, até fanarts. 😉
Curiosidades: As Lendas de Saas venceu o The Wattys 2016, na categoria Edição de Colecionador e além disso a Rebeca foi a primeira brasileira a participar do programa Wattpad Stars. A parte 2, que antes estava apenas disponível na Amazon, já foi repostada, adicionada a parte um que já estava completa. Isso mesmo. Dois livros em um só!.
SOBRE O LIVRO:
——————————
* Se você gostou desse primeiro Destrinchando, deixe seu voto. Comente também sobre o que achou do capítulo. Se você já leu, ou pretende ler e encontrou outras lições de escrita pode deixar aqui também.
Até o próximo capítulo😊😊😊
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
LosoweEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...