Olá, sonhadores incuráveis. Apanhem seus projetos engavetados, ignore os vários "nãos" que já recebeu e entre para esse movimento. Prepare-se para a bagunça que a gente vai fazer.
Ana Luísa Ricardo(Analuisaricardo01) escreveu Borboletas Radiotivas pensando realmente em nós, escritores.
O livro me emocionou. Uma leitura leve, carregada de várias reflexões sobre a brevidade da vida e que nos guia pela trajetória de uma escritora.
Quem diria que levar um livro para uma boate poderia acabar mudando a vida dela.
📑📑📑📑📑📑
* Nenhum ponto negativo a tratar com essa obra. 😉
Pontos positivos
Tiro certeiro de plataforma e público: Foi uma excelente decisão da autora tratar de assuntos tão pertinentes aos escritores em uma plataforma lotada de criadores de história e de muitos que flertam com essa ideia. A iniciativa de trazer a trajetória de Isadora Becker para um livro foi simplesmente demais.
Além de uma grande amostra do caminho a ser seguido, a escrita da autora aproveita para trazer questionamentos típicos de escritor: Inspirações, publicação e até sobre ir na Bienal( quando eu li esse trecho específico, comecei a rir por que eu tinha pensado nisso há um tempo). Mesmo ali nas entrelinhas, nos é apresentado algumas pérolas de sabedoria sobre a pesquisa para um livro, escolha de título e principalmente sobre persistência.
Voz de personagem: A narrativa de Borboletas Radiotivas se intercala na visão dos dois protagonistas e uma coisa interessante é o quão marcante e peculiar cada um deles são. Mesmo se não tivesse a indicação de quem está narrando naquele momento, seria fácil identificar já que ambos possuem muita personalidade em suas vozes.
Já vi muitos textos que careciam disso. Convergente, último livro da trilogia de Veronica Roth possuía essa narrativa compartilhada, mas vez por outra eu tinha que voltar para o início dos capítulos para lembrar quem estava narrando. Sem brincadeira!
Pontos favoráveis para autora que dá um show de narração, provando que conhece bem suas personagens.
Ode à brasilidade: Para quem aborda a sinopse pela primeira vez e vê toda essa coisa de garota escritora, determinada, correndo atrás dos sonhos com certeza imagina a história se passando em uma grande metrópole. Nova Iorque foi a primeira opção, acertei?
Eu também imaginei algo do gênero e foi uma surpresa boa descobrir que a história se passa no Brasil!.
Além dessa ambientação tornar a história mais próxima e verossímil, ainda mostra um pouco do jeito brasileiro de ser.
O Selo Jovem da Editora Novo Conceito, por exemplo, prioriza obras com personagem e histórias brasileiras e ainda instiga os escritores a testar aquelas tramas de fantasia, mistérios e ficções que a maioria das vezes são adaptados a terras estrangeiras a experimentar um pouco da brasilidade.
Que mal há nisso?
FATO: Recentemente, a autora lançou uma nota expondo um transtorno que aconteceu para com a obra. A história simplesmente sumiu de sua conta, o que impossibilitou seu acesso à ela. Então, quero deixar um alerta. O Wattpad têm sim suas falhas, que como no caso da Ana, a comprometeram muito. Então, salve a sua história em outro lugar por precaução, para que você não perca todo o seu esforço. Eu já tinha a obra salva em minha biblioteca e consegui ler a versão completa com todos os capítulos.Editado: A autora que antes iria tirar a obra da plataforma para publicação física, decidiu repostá-la em consideração aos seus leitores. Então, a obra já está disponível. Corre já para ler!😀
SOBRE O LIVRO:
———————
* Se você gostou desse Destrinchando, deixe seu voto. Comente também sobre o que achou do capítulo. Se já leu, ou pretende ler essa obra e encontrou outras lições de escrita pode deixar aqui também. Até o próximo capítulo.😊😊😊
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
DiversosEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...