Olá pessoal, saquem seus celulares e escolham se serão Jogadores ou Observadores.
JOGADORES OU OBSERVADORES?
JOGADORES OU OBSERVADORES?
O livro de hoje será Nerve da autora Jeanne Ryan.
Completei a leitura com uma experiência muito boa( já vou dizer porquê). Sem mais delongas, vamos destrinchar.
📱📱📱📱📱
Pontos negativos
A bendita empatia: Sendo didático e também breve, a empatia consiste em criar uma conexão leitor-personagem, levando-o a amar, odiar, espernear e temer pela pessoa, criatura ou entidade apresentados na narrativa. Como resultado, haverá um pandemônio para descobrir o que acontece no próximo capítulo.
Em Nerve, falta aos próprios protagonistas um aprofundamento que os faça se destacarem na trama. A narradora, Vee, é um caso a parte talvez você sinta alguma conexão com ela ou não. A leitura vai sendo conduzida através do jogo em que eles são colocados, o Nerve, que pulsa muito mais do que os próprios jogadores. Os personagens carecem de um desenvolvimento que os elevasse ao jogo ou os colocasse no mesmo patamar.
A empatia é algo muito importante para o seu livro. Se o leitor não se identificar com o personagem ou mesmo entendê-lo ele pode se desinteressar e consequentemente abandonar a leitura. Então, tenha cuidado.
Por trás do jogo: O Nerve é um grande chamariz para o leitor. Você fica intrigado sobre o que o move e quem está por trás de todo o sistema, foi uma pena que esse detalhe foi deixado de fora. Eu esperava uma explicação melhor sobre o que é o Nerve e as consequências para os outros jogadores, que é até citado, mas de uma forma rasa.Obs: Isso não é exatamente um ponto negativo mas, mesmo que Nerve tenha aspectos semelhantes à saga Jogos Vorazes, acho desnecessário o fato, de na contra capa vincularem um livro ao outro. Isso não acontece apenas nessa obra, mas Nerve conquista um público por si só sem precisar se comparar a outro livro.
Pontos positivos
Dinâmica da narrativa: O que mais gostei nesse livro foi a fluidez e o ritmo do texto. Eletrizante, cheio de reviravoltas e te captura com facilidade. Pelo o que eu já citei sobre a obra, talvez você ache que seja um livro fraco, mas aquilo ali quase some em uma leitura muito viciante. Para quem escreve, entender da dinâmica é o que pode transformar seu texto, desde rápida e intensa para cenas de ação até lenta e monótona para representar melancolia. Perceba como isso ocorre nesse livro.
Tema e mensagem: Nerve não é a primeira obra e nem a última que retrata o controle da mídia e o efeito de reality shows nas massas, o que acaba por sempre colocar o entretenimento desse porte em uma situação engraçada. Esse livro foi adaptado para o cinema em 2016 tendo Emma Roberts e Dave Franco nos papéis principais. É intrigante que as mesmas imagens que eles utilizam para divulgar o filme são as mesmas usadas de propaganda para capturar os jogadores no longa metragem. É um paradoxo interessante.
A mensagem talvez seja óbvia, mas na época de conspirações e caçadores de mensagens subliminares não deixa de ser relevante. A autora expõe essa realidade muito bem e mostra até certa paranoia de alguém que antes andava de mãos dadas com aquilo que a ameaça agora.
SOBRE O LIVRO:
—————————
* Se você gostou desse Destrinchando, deixe seu voto. Comente também sobre o que achou do capítulo. Se já leu, ou pretende ler essa obra e encontrou outras lições de escrita pode deixar aqui também. Até o próximo capítulo.😊😊😊
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
RandomEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...