O capítulo sobre narrador estava grande e já tinha muito conteúdo. Então decidi dar um respiro e tratar isoladamente de um tipo peculiar de narrador: o não confiável.
Um narrador não confiável é um narrador, seja em literatura, filme, ou teatro, cuja credibilidade foi seriamente comprometida. O termo foi cunhado em 1961 por Wayne C. Booth em The Rhetoric of Fiction.
Em alguns casos, a não confiabilidade do narrador nunca é totalmente revelada, mas apenas insinuada, deixando os leitores para saber o quanto o narrador deve ser confiável e como a história deveria ser interpretada.
Um dos maiores casos na nossa literatura é a obra Dom Casmurro. Como sempre somos mantidos sob o ponto de vista de Bentinho e conhecemos a traição através de seus argumentos contra Capitu, nos deixamos levar pelos olhos dele.
Em um projeto da minha escola levamos Capitu a julgamento. Todos leram o livro e fomos divididos em defesa e acusação. Das 16 salas de primeiro ano, apenas uma conseguiu inocentá-la, baseado em muitos detalhes técnicos.
É um artifício muito complicado de aplicar no texto, algo que eu particularmente prefiro admirar do que tentar fazer. Trabalha muitos com os subtextos e a tenacidade. Para você que deseja conhecer narradores não confiáveis, vou deixar alguns exemplos. Mas digo uma coisa: desconfie de cada palavra.
Outros exemplos de narrador não confiável:
Brás Cubas( Memórias Potumas de Brás Cubas). Brinca com as convenções e expectativas do leitor.
Forest Gump. Ponto de vista imaturo.
Humbert Humbert( Lolita)
Maurice Allington( O Homem Verde)Pi Patel( As Aventuras de Pi)
Rashomom de Akira Kurosawa: Nessa obra temos o ponto de vista de muitos narradores que relatam os detalhes da morte de uma samurai.
Grace de Vulgo Grace
———————
Novidade: Pessoal, acabou de sair uma resenha do #Destrinchando lá no Projeto Divulgando. Eu adorei o feedback que o livro recebeu e o belo trabalho das capas que eu pretendo usar em breve.
Corre lá para conferir!😊
Perfil do projeto: ProjetoDivulgandoO
VOCÊ ESTÁ LENDO
#Destrinchando
RandomEssa é a verdade. Escrever é um ato de fé. Sem inspiração divina, vários textos inacabados, bloqueios horrorosos e cerca de 12 vezes ao dia, uma vontade de sentar, desistir e chorar. Não especificamente nessa ordem. Muitos correm atrás de cursos pa...