42

4.5K 396 19
                                    

Como Dandara tinha consulta, resolvi já levá-la para almoçar fora e conversar sobre. Prefiro que ela saiba a verdade por mim do que pelos outros. Até porquê ele me mandou umas mensagens e disse que se eu não contasse, ele contaria. Na verdade, nós nunca perdemos 100% o contato. Vira e mexe ele manda mensagens, me ligava ou ia no meu trabalho saber da Dandara.

Joana: Quero te falar algumas coisas que você não sabe sobre seu pai...-Me interrompeu antes mesmo que eu terminasse.

Dandara: Pai, não! Genitor. Só serviu pra me fazer, nunca nem me procurou-Falou já fazendo o bicão dela.

Joana: Na verdade, procurou sim. Muitas vezes-Ela me olhou sem entender nada-Seu pai tenta se aproximar de você desde os seus três anos de idade.

Dandara: Como assim?-Riu, mas sem graça-Então tudo que a senhora me contou por 22 anos é mentira?

Joana: Não! Não!-Neguei com a cabeça. Ela estava visivelmente nervosa e deu um gole no chopp.

Dandara: Ai...

Joana: Eu sei o quanto um pai faz falta na vida de um filho e eu te tirei isso.

Dandara: Mãe...-Não a deixei falar.

Joana: Seu pai te procura desde pequena, eu quem não deixei essa aproximação acontecer. Eu morria de medo que ele te tirasse de mim, Dandara!

Dandara: Você não tinha esse direito...-Seus olhos já ficaram cheios d'água, os meus também-Por que tá me contando isso só agora?

Joana: Porquê prefiro que você saiba por mim, não por ele.

Dandara: Eu conheço ele?-Assenti-É quem eu tô pensando?

Joana: Cesar... Pai do seu amigo. Quando você me falou aqueles nomes, minha pressão até caiu. Logo depois, ele me mandou algumas mensagens no face falando que se eu não contasse, ele contaria.

Dandara: Então, esses anos todinho eu tive um pai e você que nunca deixou ele me conhecer?

Joana: Mas foi pro seu bem, Dandara!

Dandara: Meu bem o cacete!-Ela se alterou, mas logo abaixou o tom-Mãe, eu me senti um lixo rejeitado pelo pai a vida todinha. A senhora sempre supriu a falta dele, mas não é a mesma coisa. 22 anos achando que meu pai não me assumiu porquê não me queria.

Joana: E não queria mesmo! Só quis depois de grande e...-Me interrompeu novamente.

Dandara: E você atrapalhou isso!-Dandara era ruim de chorar. Mas quando chorava, era porque realmente doeu-Muito obrigada por ter me criado tão bem, dona Joana. Mas nunca mais abre a boca pra falar que me criou sozinha! Se criou, foi porquê você quis assim-Ela se levantou, pegou sua bolsa e saiu.

Fiquei um tempo ali, pensando. Minha filha estava com raiva de mim e com razão! Depois de um tempo, dei uma volta no shopping pra esfriar a mente e comprei um presente pra ela. Saí do shopping, chamei um Uber e voltei para casa. Quando cheguei, Marlon disse que Dandara chegou, pegou algumas coisas e saiu. Entrei pro meu quarto e mandei mensagem pra ela, mas fui ignorada. Chorei pra caramba, nossa!

Dandara ✨

Sinceramente, parece que vivi uma mentira. Mano, 22 anos achando que fui rejeitada pelo meu pai. Quando na verdade, minha mãe quem não deixou eu conhecer ele. Meu coração estava partido, sabe. Hormônios a flor da pele, aí descubro isso do nada. Minha mãe me enganou, porra! E, cara, o Júlio é meu irmão! Tem noção que eu quase fiquei com meu irmão? Mano... Era muita informação pra uma cabeça só! Saí do shopping, peguei um ônibus e meti o pé. Desci na passarela 6, peguei minha moto, fui pra casa e arrumei algumas coisas em bolsas. Liguei pro Rodrigo e pedi para que ele mandasse o colega dele de lá (que é Uber) viesse me buscar. Ele chegou, dei um beijo no Bernardo e guiei pra Pedreira.

Jogador: Tenta entender tua mãe, Dandara!-Disse pela milésima vez-Se ela fez isso, motivos ela teve.

Dandara: Independente! Ela não podia ter me tirado o direito de ter um pai, sabe?

Jogador: Mas ela fez o papel dos dois, não fez?-Concordei.

Dandara: Mesmo assim! Meu sonho era ter um pai nas apresentações de dia dos pais da escola. Eu nunca tive isso. Pra, até ontem, eu era rejeitada.

Jogador: Tua mãe te ama, ela sabe os motivos pra fazer isso-Rolei os olhos.

Contei tudo pro Rodrigo assim que cheguei. A todo momento ele defendia minha mãe, dizendo que se ela fez é porque tinha motivos. Que eu não precisava de pai, tive uma mãe foda. Disse pra eu esquecer disso e desculpar a minha mãe, pois ela fez de tudo por mim a vida toda. Realmente, e eu reconheço. Ela é uma mulher surreal, uma mãe incrível! Mas vacilou, não tem como negar. Como que impede pai e filha de conviver? Isso não me desce.

Depois de tanto chororó, eu dormi. Dormi, não. Apaguei! Acordei já era 20h com um choro de bebê. Despertei e logo vi Ruan do meu lado e Rodrigo tentando acalma-ló.

Dandara: Ele tá com fome, Rodrigo-Me sentei e o peguei no colo-Tem mamadeira pronta?

Jogador: Eu acabei de dar, mas ele não para de chover.

Dandara: Deve ser cólica-O deitei na cama, abri seu macacãozinho e vi que ele estava com fralda cheia-Pega fralda, lenço e pomada-Rodrigo levantou, pegou as coisas e voltou pra cama. Troquei Ruan, fechei o macacão dele de novo e fiquei ninando ele até pegar num sono.

Jogador: Tá treinando, né?-Riu

Dandara: Praticando, né?-Coloquei Ruan na cama e deitei ao seu lado, envolvendo meus braços em seu corpinho. Fiquei por horas assim, deitadinha com o bebê de titia. Ele acordou horas depois, mas ficou calminho.

Cara, como que abandona um bebê desses? Ele é tão bonzinho, tão quietinho. Nunca vou entender, mas também não posso julgá-la. Até porquê não sei do dia de amanhã, não sei o que ela estava passando. Mas, poxa. Ruan merecia tá recebendo aquele amor de mãe, sabe? Não que ele não seja amado, pois ele é. Muito amado pelo pai, pela avó, a tia, irmã. Até pela mãe eu tenho certeza de que ele era amado. Ela só não sabia dar esse amor.

DANDARA Onde histórias criam vida. Descubra agora