Rio de Janeiro, dezembro de 2022.
Todo ano a mesma coisa, sempre deixo para comprar os presentes de Natal na última semana. O shopping lotado é uma triste realidade na minha vida. Hoje tenho um problema ainda maior.
– O que eu compro para alguém que tem tudo? – Bufo perambulando entre as lojas. Antônio é um cara rico, porém de gostos muito simples. Sua casa é sóbria, porém com muita personalidade, é tão a cara dele e ao mesmo tempo tão parecida comigo que não tive coragem de comprar nada, no máximo compro flores, na D. Margarida, aos domingos. Até o vaso para coloca-las, ele já tinha.
– Roupa? – Falo baixo enquanto olho para uma loja. Entro e reviro todas as araras, mas não sei se vale a pena, já que a maioria das camisas dele são iguais. Me recuso a comprar mais uma preta ou branca. Saio e sigo a minha saga pelo presente impossível. Sinto minha barriga reclamar de fome, lembro que Antônio e eu descemos do apartamento dele mais cedo do que o normal hoje, tomei meu café da manhã rapidamente porque precisava antecipar toda minha agenda para que pudesse vir ao shopping com calma, na hora do almoço. Paro minhas compras por algum tempo e me dirijo a um restaurante de poke que eu gosto muito.
Aproveito para revisar a minha lista:
- Mãe ok
- Pai ok
- Crianças (minhas e do Antônio) ok
- Sogra ok
- Mário e Beta ok
- Antônio
Enquanto meu pedido não fica pronto, começo a prestar atenção na TV. Está passando um filme natalino... até que vejo uma cena que me chamou atenção: estão todos reunidos na sala, em uma noite de Natal, eles vestem suéter natalinos combinando. Abro um sorriso imenso! Parece que meu coração reconheceu meu presente. É quase perfeito! – Não posso comprar suéter, impossível usar no verão carioca. Mas posso pensar em alguma coisa tão vergonhosa quanto. – Digo percebendo que hoje estou mais ansiosa do que o normal, sei disso porque falei sozinha por várias vezes. Acho que fico pensando em surpreender, mas sei que não é só isso. Comprar presentes nunca foi uma missão difícil, comprar presente para o Antônio sim. Dou uma busca no Google e descubro que não muito longe de onde estou vende exatamente o que eu procuro.
Estou muito mais tranquila, mas ainda não me sinto totalmente confortável com o presente. Quero mais alguma coisa. Algo que ele goste, que seja para ele. Pensado. Acho importante as memórias afetivas e essa eu já resolvi. Mas quero alguma coisa que seja pensado para o seu gosto. Que seja útil e que ele se sinta amado e privilegiado. Mas o que? Volto para a casa dele, já que está fazendo home-office, vou também terminar de trabalhar lá. Antes de subir resolvo parar na BBB para tomar um café. São 15hrs, pela hora eu sei que a padaria vai estar cheia. E assim que passo pela porta descubro que estou certa, nem minha mesa está vaga. O jeito é sentar no único banco vago do balcão. Entrego minhas compras para a Sarah, que guarda para mim. Viro para a Pam e peço uma mini broa de milho e uma média de café com leite. Analiso alguns bolos que estão próximos a mim e falo com a Vic, enquanto aponto para o que eu quero – Esses aqui são aqueles de laranja com calda de limão que você faz? – Quando ela confirma, me arranca um suspiro gostoso. Peço duas fatias para viagem, preciso dividir essa felicidade em formato de bolo, com o Antônio. Quando olho para frente Ana está fazendo um café expresso duplo para outro cliente. O barulho me chamou atenção, o processo de moagem também é incrível e o cheiro me invade trazendo um conforto delicioso. Parecia o destino chamando minha atenção! É isso! Café! Chamo a Ana e pergunto se ela me indica uma máquina de café expresso de qualidade. Na hora ela sorri, pega o celular para me mostra de fala de forma empolgada: - Amandinha, tô namorando essa aqui já tem um tempo! Ela é ótima! Tem várias opções de café. – Analiso a opção, me parece ótima! – Acho que é isso que eu preciso para o Antônio. Um presente para ele, para nós e principalmente para a nossa nova vida juntos. Me salvou, Aninha! – Devolvo o telefone, peço o link e logo compro com entrega rápida. E para diminuir o risco de entregar e ele descobrir, coloco o endereço da padaria.
Agora sim! Estou feliz! Pego meus bolos, peço um café para viagem, pago minha conta e Ricardo me ajuda com as compras até a entrada do prédio. Quando subo vou direto ver Antônio, sentamos juntos para aproveitar nossa tranquilidade que dura somente o tempo de comer o bolo. Logo voltamos ao trabalho.
VOCÊ ESTÁ LENDO
EVERY DAY, ONE DAY
FanficUma rotina Um café Uma mesa Várias percepções O quanto alguém pode alterar sua vida apenas sentando em seu lugar favorito? - Uma FIC COLLAB com muita gente legal! Recheada de amor!