46. Ciclo arturiano

16 0 0
                                    


A matéria da Grã-Bretanha é o corpo da literatura medieval e material lendário associado com a Grã-Bretanha e, por vezes, a Bretanha francesa e os lendários reis e heróis associados, particularmente o rei Artur. Foi um dos três grandes ciclos de história recordados repetidamente na literatura medieval, juntamente com a Matéria da França, que dizia respeito às lendas de Carlos Magno e à Matéria de Roma, que incluíam material derivado ou inspirado na mitologia clássica.

O período arturiano ocorreu por volta dos anos 400 e 600 d.C., mas não há documentação que distinga o que é mito, lenda ou história verídica. É possível ler a literatura arturiana em geral, e em particular a tradição do Graal, como uma alegoria do desenvolvimento humano e do crescimento espiritual.

O ciclo literário arturiano é a parte mais conhecida da matéria da Grã-Bretanha. Ele foi bem sucedido em grande parte porque conta duas histórias interligadas que intrigaram muitos autores posteriores. Uma linha diz respeito a Camelot, geralmente imaginado como uma utopia condenada da virtude cavalheiresca, desfeita pelas falhas fatais de Artur e Sir Lancelot. Outra diz respeito às missões dos vários cavaleiros para alcançar o Santo Graal; alguns conseguem (Galahad, Percival), e outros falham (Lancelot).

O conto medieval de Artur e seus cavaleiros é cheio de temas cristãos; Esses temas envolvem a destruição dos planos humanos para a virtude pelas falhas morais de seus personagens e a busca de uma importante relíquia cristã. Finalmente, as relações entre os personagens convidavam o tratamento na tradição do amor cortês, como Lancelot e Guinevere, ou Tristão e Isolda. Em anos mais recentes, a tendência tem sido tentar relacionar os contos do Rei Artur e seus cavaleiros com a mitologia celta, geralmente em versões altamente romantizadas, reconstruídas no início do século XX.

Esse tema foi explorado por Joseph John Campbell (1904-1987), que discute a jornada do herói arquetípico compartilhada pelas mitologias mundiais, denominada monomito. O termo foi emprestado do romancista James Joyce em Finnegans Wake. O monomito refere-se à teoria que vê todas as narrativas míticas como variações de uma única grande história, sob um padrão comum nos elementos narrativos independentemente de sua rigidez ou tempo de criação. George Lucas creditou o trabalho de Campbell como influenciando sua saga Star Wars. Campbell usa fortemente as teorias de Carl Jung sobre a estrutura da psique humana, anima e animus e consciência do ego. Forte crente na unidade psíquica da humanidade e sua expressão poética através da mitologia, Campbell fez uso do conceito para expressar a idéia de que toda a raça humana pode ser vista como engajada no esforço de tornar o mundo "transparente para a humanidade".

A transcendência mostra que sob o mundo dos fenômenos existe uma fonte eterna que está constantemente derramando suas energias neste mundo de tempo, sofrimento e morte. Para alcançar essa tarefa, é preciso falar sobre coisas que existiam antes e além das palavras, algo aparentemente impossível mas cuja solução está nas metáforas encontradas nos mitos. Essas metáforas são afirmações que apontam além de si mesmas para o transcendente.


A filosofia de Campbell pode ser resumida em uma frase: "Siga sua felicidade".

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora