69. A Sacerdotisa do Mar

11 0 0
                                    


Àquele a quem estas safiras de estrela são dadas: a alma de um homem caiu em minhas mãos e agora está passando para as suas. Para conseguir certas coisas eu sacrifiquei este homem. Se fiz o meu trabalho corretamente, o fardo da humanidade talvez seja um pouco mais leve; a estrada não será tão difícil para quem vem depois. Mas isso não ajudará esse homem aqui.

(...)

Fomos ao longo do caminho antigo como se estivéssemos fazendo peregrinação. Há um poder curioso no silêncio quando você pensa da mesma forma sem falar a palavra e cada um conhece os pensamentos do outro. Enquanto nada for dito, a coisa que você está pensando permanece em outra dimensão e é mágica, mas assim que você fala, você a perde. Há mais de um tipo de realidade e elas não se misturam. Morgan, deixando-me cuidar dela sem medo ou favor, e deixando o magnetismo de sua mulher fluir para mim sem controle, me deu, embora eu nunca tenha colocado um dedo nela, o que está faltando em muitos casamentos.

(...)

e assim ela veio, ela do mar, para o lugar onde o mar encontra a terra, e nós esperamos sua vinda. Ela parou na borda da linha da espuma quebrada, seus pés e sua cabeça entre as estrelas, coroada de estrelas. Não havia rosto para ver, pois ela está sempre velada, mas veio a nós o grande e exaltado temor que alguns dizem ser os deuses.

(...)

Então, lentamente, a Grande Ísis virou-se e puxou o véu para mais perto e desceu a longa rota marítima em direção ao oeste, a neblina se fechando por trás. O mar recuou com a maré vazante e desnudou o lugar de sua passagem, e na areia vimos piscinas prateadas que poderiam ter sido marcas de redemoinhos, mas que sabíamos que eram suas pegadas. E assim ela passou tão silenciosamente quanto ela veio, mas o laço por onde ela passou era sagrado, cheio de poder. Algo havia tocado nossas almas para reverência, e escolhemos chamar isso de passagem da Deusa.

(...)

Deixei-me ir além do tempo, até o começo. Vi o vasto mar de espaço infinito, o escuro-índigo na Noite dos Deuses; e pareceu-me que nessa escuridão e silêncio deve ser a semente de todas as coisas. E como na semente está a futura flor com sua semente, assim deve toda a criação ser infundida no espaço infinito - e eu junto com ela. Vi um glorioso caminho de ouro pálido que levava ao longo das ondas; havia algo sobrenatural sobre o vazio completo pelo qual se olhava. Vi as coisas de modo diferente do que eu já tinha visto antes, não como cadeias curtas de causa e efeito, conexões de alguns movimentos como a vida geralmente se parece, mas como grandes extensões de influência nas quais alguém poderia entrar ou evitar. É o viés da própria natureza que determina essa entrada ou ausência. O mar é a mais antiga das coisas criadas, mas foi a partir do luar que as formas vivas surgiram. Pois o mar não tem forma sem a lua magnética, doadora da vida das águas. Símbolo da abertura dos portões da vida, a Ísis da natureza tem o nome de Hathor e é representada com os chifres na testa; tais chifre são representados como a lua na Isis celestial, Levanah. Ísis também é a grande profundidade de onde a vida surgiu, a terra fecunda e a virgem no céu, a amante das marés que fluem e refluem. Nestas coisas estão as chaves de seu mistério, conhecidas apenas pelos iniciados.

(...)

Se você pode se tornar uma sacerdotisa do grande princípio espiritual que está por trás da feminilidade, você será capaz de ajudá-lo. Medite na Lua; ela vai despertar sua feminilidade e lhe emprestar poder. Que a Grande Deusa te abençoe e te ajude. Mas todas são uma: todas as deusas são uma deusa e a chamamos de Isis, a toda-mulher em cuja natureza todas as coisas naturais são encontradas; ora virgens e ora desejosas; doadora da vida e portadora da morte. Ela é a causa da criação, pois ela desperta o desejo do Todo, que cria através dela. Da forma, os sábios chamam todas as mulheres Isis. Que toda mulher deixe o homem procurar suas características da Grande Deusa, observando-a atravessar o fluxo e o retorno das marés aos quais escutando seu chamado sua alma responde. Filhas de Ísis, adorem a deusa e, em seu nome, dêem o chamado desperta e alegra. Assim você será abençoada por ela, vivendo a plenitude da vida. Deixe a sacerdotisa mostrar a deusa ao adorador, deixe-a assumir a coroa, deixe-a surgir toda gloriosa e dourada do mar do primordial e chame aquele que a ama para vir até ela. Deixe-a fazer as coisas em nome da deusa, e ela será como Deusa, pois a Deusa falará através dela. Toda-poderosa ela estará no interior como Perséfone coroada, e toda gloriosa no Exterior como Afrodite de ouro. Assim, ela será perfeita aos olhos do adorador, que por sua fé e dedicação encontrará nela a Deusa. Pois o rito de Ísis é vida; e aquilo que é feito como um rito se manifestará em vida. Pelo rito, a Deusa é atraída por seus adoradores; seu poder entra neles e eles se tornam a substância do sacramento.

(...)

E assim nós viajamos pelas águas escuras do lago do submundo para chegar à Rainha dos Mortos, minha noiva mágica. E quando nos aproximamos dela, a luz aumentou e chegou até a sala do forte. No outro extremo, vi Morgan sentada, mudando de prata para ouro, com uma aura brilhante de todas as cores do arco-íris se espalhando ao seu redor dela. Seus olhos adormecidos se abriram em uma incrível animação da vida, e ela brilhou como um amanhecer glorioso. Então a maré que fluía de mim para ela se transformou e fluiu de volta para mim, e senti minha vida voltar, mas diferente, pois fora feita uma com a vida da Deusa.

(...)

O que é dinâmico no exterior está latente no interior, pois aquilo que está acima é como aquilo que está abaixo. Por que temem a Rainha das Trevas, ó homens? Ela é a Renovadora. Do sono, nos levantamos revigorados; há um retorno da alma dos que aguardam a vinda da vida após afundar no útero do tempo. A Rainha de Hades vem a eles como uma noiva, e eles são feitos férteis para a vida - alegres, pois seu toque os tornou potentes. Há também nas almas dos homens um fluxo e refluxo das marés da vida, que ninguém conhece a não ser o sábio; e sobre estas marés a Grande Deusa preside sob o aspecto da Lua. Ela vem do mar como a estrela da tarde, e as águas magníficas que sobem e descem, fluindo de volta para a terra interior e ficando quietas naquele grande lago de escuridão, onde a lua e as estrelas são refletidas. A Lua é assim chamada de doadora de visões.

(...)

E o tempo todo ela cantou, suas mãos tecidas acariciaram minha alma e a puxaram para fora. Então, lentamente, sem se mexer, exceto a agitação de suas cortinas, Morgan moveu-se para a janela. Eu não a segui, era incapaz de me mover ... a estrutura de proteção tinha ido na tempestade e não havia nada entre ela e o mar. A luz do luar caiu sobre ela e fez seu manto brilhar, mas contra o brilho mais intenso do mar ela estava quase invisível. Ela seguiu descendo até o final, onde a mesa plana de pedra onde havíamos construído o fogo de Azrael - com zimbro, sândalo e cedro - ficava logo abaixo da superfície, pois só aparecia na hora da morte. Mas eu estava impotente para me mover; eu só podia vê-la agora, pois seu manto de prata era quase invisível contra o brilho traiçoeiro da água. Então uma nuvem cruzou a lua, e quando ela se foi, vi uma leve névoa vindo do mar em longos trechos, e não pude mais distingui-la através de sua neblina incerta.



~ Dion Fortune

"

Nas trilhas de AvalonOnde histórias criam vida. Descubra agora