A recentemente incendiada Catedral de Notre Dame foi construída em sobre um templo existente para a deusa Ísis, a mãe universal egípcia cujo culto floresceu da Inglaterra ao Sudão, da Síria à Sibéria e que foi a divindade mais amplamente adorada do mundo antigo por dois mil anos. Pode-se encontrar uma sugestão de seu nome na palavra "Pariisi". Os santuários de Ísis cobriam o mundo antigo - centenas só na França - e apresentavam imagens centrais da deusa, esculpidas em pedra negra, nas quais muitas vezes ela era mostrada amamentando uma criança recém-nascida (Hórus).
Muitos dos santuários da Madona Negra da Europa eram antigos santuários de Ísis. Notre Dame não foi diferente - na verdade, a imagem central de Ísis permaneceu instalada na Abadia de St. Germain de Notre Dame durante trezentos anos após a conclusão da catedral. Os parisienses adoravam Ísis como Maria até que um cardeal nos anos 1500 destruiu o ídolo. Mas muitos santuários da Madonna na Europa e no Oriente Próximo ainda contêm imagens antigas de Isis, e ao longo do caminho, sua iconografia foi profundamente apropriada na cristã.
O poder de permanência da mãe universal é forte. Ela sobreviveu a muitos incêndios e sobreviverá muito mais.
Isis - representada assim, em maiúsculas e no mesmo nível que o princípio masculino, é bem mais que uma deusa do Egito. Isis é o arquétipo feminino primordial da natureza, que impulsionou o mundo antigo e ao qual somos cegos e surdos. Ísis é o arquétipo da Terra-Gaia e da Lua, representa a alma feminina universal e traz consigo noções e poderes de integridade, compaixão e razão, expandindo nossa visão de mundo. Como as marés, a mudança do mundo começa com pequenas ondas que se movem pelos continentes.
A Ísis celestial possui um manto e coroa, o que remete a muitas imagens sacras de vários credos: Seu manto é a teia tecida entre a luz e a escuridão, vida dos homens evoluindo no tempo e no espaço. A vida de um homem é amarrada como pérola no fio do seu espírito e nunca em toda a sua jornada ele estará sozinho. Por sua vez a Isis da natureza traz um dos princípios ocultos através da analogia com as marés. Análogo ao sono, o renascimento é o despertar da morte.
O chamado Véu de Isis é uma alegoria metafórica à inacessibilidade aos segredos naturais. Ísis sem Véu é tema de uma obra rosacruciana de W.W. Reade (1861) e de uma grande referência da teosofia, o livro com este mesmo nome da russa Helena Petrovna Blavatsky. Esta discute tanto as forças ocultas e desconhecidas da natureza quanto a semelhança da escritura cristã às religiões orientais como o budismo, o hinduísmo, os Vedas e o zoroastrismo. Ela traz a noção renascentista de que todas as religiões descendem de uma fonte-sabedoria comum, apelando para o reconhecimento da filosofia hermética como a única chave possível para o absoluto na ciência e na teologia.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Nas trilhas de Avalon
Non-FictionUm mergulho nas lendas arturianas e na tradição esotérica ocidental. Com Dion Fortune, Santo Antônio de Pádua, Aleister Crowley, Joan Wytte, Johann von Goethe, Hermann Hesse, Fernando Pessoa, Rowena Cade e Billy Howlins, William Butler Yeats, John...